Venha fazer parte da KTO
x

Começo no CIFAC e invicto no Sub-17: conheça Raphael Laruccia, novo técnico do Corinthians Sub-20

6.3 mil visualizações 45 comentários Reportar erro

Raphael Laruccia foi contratado ao início de 2024 pela então nova gestão

Rodrigo Gazzanel / Agência Corinthians

O Corinthians oficializou na noite do último domingo Raphael Laruccia como técnico do Sub-20. O treinador chega à categoria após uma passagem de excelência no Sub-17, em que não foi derrotado uma vez sequer. Assim, o Meu Timão traz um resumo da carreira do técnico de 39 anos. Confira!

Começo no CIFAC e passagens por outros clubes

Antes da passagem atual, Laruccia passou 11 anos trabalhando no futebol associativo do Corinthians, o CIFAC. "Em 2011 eu entrei no CIFAC no Corinthians. Fiquei lá 11 anos. Em paralelo, trabalhava em outras equipes de alto rendimento, passei por Taboão da Serra, Flamengo de Guarulhos... Fui conciliando e ao mesmo tempo fazendo as licenças da CBF. Fiz todas as licenças já, até a Pro. Também fiz um estágio no Real Madrid, fiquei 10 dias lá", contou o técnico em entrevista concedida ao Meu Timão no início do ano.

No período, Valmir Costa, diretor adjunto da base, administrava o futebol associativo e tentou auxiliá-lo a adentrar na base alvinegra, o que acabou não acontecendo. Depois, acabou focando no Flamengo de Guarulho, onde teve destaque, e em 2022 deixou o Corinthians para assumir o Sub-20 do Avaí. Passou dois anos em Santa Catarina, chegando até a ter uma breve passagem no time principal enquanto nenhum técnico assumia o posto.

Foram 37 jogos no Avaí considerando participações do Catarinense Sub-20 e Copinha

Foram 37 jogos no Avaí considerando participações do Catarinense Sub-20 e Copinha

Fabiano Rateke / Avaí

"Quando o Valmir assume aqui ele me liga logo após o término da Copa São Paulo, que era o foco deles (da diretoria), e faz o convite para assumir o Sub-17. Prontamente aceitei, porque era um desejo e uma oportunidade enorme. Como falo para os meninos: a posição que estamos aqui hoje é de privilégio. Poder representar o Corinthians em uma categoria Sub-17 é um privilégio, então temos que honrar diariamente essa oportunidade", apontou o treinador pouco depois na conversa.

Números espetaculares no Corinthians Sub-17

No Corinthians, Laruccia chegou inicialmente para substituir Paulo Roberto Lilló, que deixou o cargo em um mês de trabalho - à época, o Meu Timão informou que a ideia inicial era que o treinador assumisse o Sub-20, o que acabou não ocorrendo pelo contexto apresentado. No Sub-17, o técnico reestabeleceu a confiança nos jogadores e teve um desempenho excepcional.

Foram 17 partidas disputadas entre Copa do Brasil e Paulista. Não teve derrota e o melhor resultado foi uma vitória sobre o São Caetano por 9 a 1, além de um triunfo bastante comemorado sobre o Internacional por 6 a 4. Demais números do treinador na categoria:

  • Jogos disputados: 17
  • Pontos Conquistados: 43
  • Aproveitamento: 84.31%
  • Vitórias: 13
  • Empates: 4
  • Derrotas: 0
  • Gol a favor: 57 ( 3.35 por jogo )
  • Gols contra: 12 ( 0.71 por jogo )

Em campo, o Corinthians Sub-17 jogava buscando ser protagonista da partida, com a posse da bola e pressão bastante alta. A equipe atuava em um 4-3-3, com dois meias e um volante no meio campo. Em outros momentos a equipe foi testada em um 4-1-3-2, formação bem observada pelo treinador. Mais que isso, reestabeleceu a confiança dos jogadores nascidos entre 2007 e 2008.

"O que talvez tenha mais interferido foi na questão da confiança dos meninos. Em alguns momentos, por conta de tudo isso, tiveram alguns resultados ruins no começo do ano e eles perderam um pouco da confiança. Mas isso foi reestabelecido. Os meninos estão num astral bom, foram muito receptivos com a nossa chegada, gostaram do nosso trabalho e estão muito comprometidos. Compraram e estão fazendo acontecer. São meninos que já vivem o Corinthians há muito tempo, então já estão habituados a o que é o Corinthians e sabem muito bem quem são eles", avaliou Laruccia quando foi questionado sobre as trocas de técnicos no Sub-17 entre 2023 e 2024.

Vitinho e Teixeirão durante treino do Sub-17 sob os olhares de Raphael Laruccia

No Sub-17, Laruccia trabalhou com jogadores nascidos em 2007 e 2008 com o auxílio do Sub-16, reativado neste ano

Rodrigo Gazzanel / Agência Corinthians

Rostos conhecidos no Sub-20

Alguns dos jogadores que cresceram sob comando de Laruccia são Gui Negão, Dieguinho e Denner, que foram promovidos de forma precoce ao Sub-20 recentemente. O trio integra um grupo de atletas que são bastante visados pela diretoria atual e agora vão reencontrar o treinador.

Fora esse seleto grupo, Laruccia terá como principal trabalho recuperar a confiança do Sub-20, bastante abalada com os resultados ruins no Brasileiro. Na categoria, o treinador vai trabalhar com jogadores nascidos a partir de 2004.

Neste momento, o Corinthians é o 17º colocado do Brasileiro Sub-20, com oito pontos, sete a menos que o Grêmio, primeiro time na zona de classificação para o mata-mata. No Paulista, divide a liderança do seu grupo da segunda fase com a Inter de Limeira.

Veja mais em: Corinthians Sub-17, Corinthians Sub-20, Base do Corinthians e Diretoria do Corinthians.

Veja Mais:

  • O Corinthians busca uma garantia de um ano de pagamento para fechar acordo com novo patrocinador máster

    Corinthians estabelece condições para fechar com novo patrocinador máster; entenda

    ver detalhes
  • Direitos de TV: Corinthians opta por fechar com a LFU e contrato será levado ao Cori

    Direitos de TV: Corinthians opta por fechar com a LFU e contrato será levado ao Cori; veja valores

    ver detalhes
  • Corinthians recebe o São Paulo, às 18h, no Canindé

    Corinthians encara São Paulo para chegar à liderança do Paulista Feminino; Meu Timão transmite

    ver detalhes
  • Fausto Vera não atua mais como jogador do Corinthians

    António Oliveira rebate Fausto Vera e aponta falta de comprometimento do jogador com o Corinthians

    ver detalhes
  • Augusto Melo conversou com torcedores organizados nesta quinta-feira, após invasão no Parque São Jorge

    Augusto Melo alega nova proposta por patrocínio máster em conversa com organizada do Corinthians

    ver detalhes
  • Matías Rojas em ação durante jogo do Corinthians contra a Ponte Preta

    Corinthians é condenado a pagar mais de R$ 40 milhões a Matías Rojas; clube ainda pode recorrer

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: