Venha fazer parte da KTO
x

Veja por onde andam os 27 jogadores da final do Mundial de 2012

8.3 mil visualizações 36 comentários Reportar erro

Ao todo, 27 jogadores entraram em campo na final do Mundial de 2012, sendo 13 do Corinthians e 14 do Chelsea

Ao todo, 27 jogadores entraram em campo na final do Mundial de 2012, sendo 13 do Corinthians e 14 do Chelsea

Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

Na manhã desta terça-feira, o atacante Eden Hazard confirmou sua aposentadoria. O belga esteve em campo defendendo o Chelsea, da Inglaterra, na final do Mundial de Clubes de 2012, que terminou em título do Corinthians. Contando com ele, 15 jogadores daquele dia já penduraram as chuteiras.

O Meu Timão separou por onde andam os 27 atletas, 13 representando o Corinthians e 14, o Chelsea, que entraram em campo naquela final. Confira!

Corinthians

Cássio

Cássio é um dos três jogadores que ainda defendem o Corinthians

Cássio é um dos três jogadores que ainda defendem o Corinthians

Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Cássio segue no Corinthians desde 2012, consolidando-se como ídolo do clube. O goleiro, atualmente com 36 anos, segue sendo o titular da posição e tem contrato com o clube até o fim de 2024.

Alessandro

Assim que se aposentou, Alessandro virou dirigente no Corinthians

Assim que se aposentou, Alessandro virou dirigente no Corinthians

Felipe Szpak / Agência Corinthians

Capitão daquele time, o lateral-direito pendurou as chuteiras ao fim de 2023 e logo em seguida assumiu um cargo na diretoria do Corinthians. No entanto, deixará de cuidar do clube fora das quatro linhas quando acabar a temporada, conforme noticiou o Meu Timão.

Chicão

Chicão atuou pelo Corinthians mais um tempo até deixar o clube

Chicão pendurou as chuteiras em 2016

TORU YAMANAKA/AFP via Getty Images

O zagueiro permaneceu no Corinthians por mais um ano, saindo em 2013 para defender o Flamengo. Depois, em 2015, assinou com o Bahia e, na sequência, com o Delhi Dynamos, da Índia, que viria a ser sua última equipe da carreira, já que em 2016 decidiu se aposentar. É dono, atualmente, de uma web rádio.

Paulo André

O zagueiro Paulo André concede entrevista coletiva para anunciar sua saida para o Shangai Shenhua...

Ao se aposentar, Paulo André virou dirigente

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Seguiu no clube até 2014, quando se transferiu para o Shanghai Shenhua, da China. Entrou com um processo contra o Timão devido a alguns valores que tinha a receber. Quando se aposentou, foi trabalhar como dirigente, passando por Athletico-PR e Cruzeiro, onde firmou-se como um "braço direito" de Ronaldo Fenômeno. Nesse momento, assumiu um cargo no Real Valladolid, da Espanha, outro clube do ex-jogador.

Fábio Santos

Lateral-esquerdo Fábio Santos jogando contra o Fortaleza

Fábio Santos, aos 38 anos, é titular no Corinthians

Jhony Inácio/Meu Timão

Outro que segue no Corinthians é Fábio Santos. O lateral-esquerdo é o titular da posição aos 38 anos e, ao que tudo indica, faz sua última temporada como jogador profissional. Vale destacar que essa é a segunda passagem do jogador pelo Timão. Saiu pela primeira vez em 2015 e retornou em 2020 após passar pelo Cruz Azul, do México, e Atlético-MG.

Ralf

Ralf em ação contra o Chelsea em 2012

Ralf deixou o Corinthians em 2016 e mais uma vez em 2020

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

O volante segue atuando profissionalmente mesmo aos 39 anos. Ralf deixou o Corinthians em 202 após o técnico Tiago Nunes não querer mais contar com o atleta. Na sequência rodou por algumas equipes até se firmar no Vila Nova em 2022. Nessa temporada, inclusive, é um dos destaques da equipe goiana, sendo eleito melhor volante do Campeonato Goiano 2023.

Paulinho

Paulinho em ação contra o Chelsea em 2012

Paulinho, neste momento, trata rompimento do LCA

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Após o Mundial, Paulinho acabou sendo negociado com o Tottenham, da Inglaterra, em 2013. Em seguida, foi para o Guangzhou, da China, Barcelona, da Espanha, e Al-Ahli, da Arábia Saudita. Retornou para sua segunda passagem no Corinthians no final de 2021, mas pouco tem atuado devido a dois rompimentos do ligamento cruzado anterior do joelho. Atualmente está tratando uma dessas lesões, inclusive.

Jorge Henrique

Jorge Henrique segue jogando futebol, mesmo com 36 anos

Jorge Henrique segue jogando futebol, mas Fut7

Lintao Zhang/Getty Images

Peça essencial do Corinthians de 2012, Jorge Henrique veio a deixar o Parque São Jorge em 2013 após um desgaste interno com o técnico Tite. Deixou de atuar no futebol profissional em 2023, assinando com o SA Betesporte, time de Fut7 do Recife. Nesse ano venceu o Mundial de Clubes da modalidade defendendo a equipe recifense.

Danilo

Técnico Danilo Andrade comandando o Corinthians no jogo contra a Portuguesa

Danilo comanda o Corinthians Sub-20 atualmente

Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians

O meia seguiu no Corinthians até 2018, quando foi para o Vila Nova devido ao Corinthians não renovar seu contrato. Pendurou as chuteiras em 2020 e virou técnico na sequência. Assumiu o Sub-23 do Timão e depois o Sub-20 em 2022, onde segue até então.

Emerson Sheik

Emerson Sheik se aposentou em 2018

Um dos líderes do elenco de 2012, Emerson Sheik aposentou-se em 2018

Kaz Photography/Getty Images

Entre idas e vindas, o atacante defendeu o Corinthians por mais quatro anos após 2012. O último foi em 2018, quando retornou ao Parque São Jorge para se aposentar. Chegou a assumir um posto na diretoria do clube depois, deixando-a em 2019. Atualmente é um dos apresentadores do programa esportivo "Arena SBT".

Guerrero

Guerrero segue jogando futebol, mas está sem clube

Guerrero foi o herói do título do Mundial

TOSHIFUMI KITAMURA/AFP via Getty Images

Paolo Guerrero foi o centroavante do Corinthians até 2015, quando migrou para o Flamengo ao fim de seu contrato com o Timão. Depois passou por algumas equipes até firmar-se na LDU, do Equador, em 2023, guiando a equipe à final da Sul-Americana, que será disputada contra o Fortaleza, algoz alvinegro.

Wallace

Wallace chegou como o primeiro reforço de 2011

Em 2023, Wallace assinou com o Brusque

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Sem espaço no Corinthians, o zagueiro deixou o Parque São Jorge logo após o Mundial, assinando com o Flamengo. Passou três anos no Rio de Janeiro e foi migrando de equipes na sequência. Defende o Brusque nessa temporada.

Martínez

Martínez durante treino em Yokohama em 2012

Martínez deixou o Corinthians em janeiro de 2013

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

O atacante argentino foi outro que saiu do Corinthians após a disputa do Mundial. O atleta migrou para o Boca Juniors, da Argentina. Passou pelos Estados Unidos e outros times de sua terra natal, sendo a último o Almirante Brown. Aos 37 anos, ainda não se aposentou, mas está sem clube.

Chelsea

Petr Cech

O arqueiro tcheco seguiu no Chelsea até 2015, quando assinou com o Arsenal, também da Inglaterra. Aposentou-se do futebol em 2019, tornando-se goleiro de hóquei no gelo. Atua, nesse momento, no Oxford City Stars.

Ivanovic

O lateral sérvio permaneceu no Chelsea até 2017 e depois passou pelo Zenit, da Rússia, e West Bromwich, da Inglaterra, onde se aposentou em 2021.

Cahill

Cahill ficou no Chelsea até 2019, consolidando-se como um dos ídolos recentes do clube. Depois passou pelos também ingleses Crystal Palace e Bournemouth, aposentando-se em 2022 quando seu contrato com o segundo clube chegou ao fim.

David Luiz

O zagueiro marcou sua carreira atuando pelo Chelsea e depois foi o Paris Saint-Germain, da França, onde formou dupla com Marquinhos, jogador revelado pelo Corinthians. Deixou a Europa em 2021 para assinar com o Flamengo. Recentemente, o empresário Will Dantas, que comanda a carreira de Pedrinho, afirmou que tentou levar o defensor ao Parque São Jorge, mas que Vítor Pereira barrou sua contratação.

Ashley Cole

O lateral é considerado ídolo da equipe londrina, deixando-a em 2014 para defender a Roma, da Itália. Pendurou as chuteiras em 2019 e nesse momento é auxiliar técnico da seleção inglesa Sub-21.

Ramires

O volante brasileiro transferiu-se para o futebol chinês em 2016, onde permaneceu até 2019, quando assinou com o Palmeiras. Não teve sucesso no Brasil, porém, e ao ficar sem clube, decidiu aposentar-se em 2022. O agora ex-jogador, inclusive, fez duras críticas ao futebol nacional.

Lampard

Outro que se firmou como ídolo do Chelsea, Lampard aposentou-se em 2017 após defender o New York City, dos Estados Unidos. Virou treinador em seguida, mas ainda não se firmou em nem uma equipe. Chegou a comandar os londrinos em três ocasiões, sendo a última entre abril e junho de 2023 como interino.

Moses

O ala nigeriano seguiu tendo contrato com o Chelsea, mas foi emprestado para diversas equipes até 2021, quando assinou com o Spartak Moscou, da Rússia, onde segue até então.

Juan Mata

O meia espanhol segue atuando. Após deixar o Chelsea, em 2014, chegou a ter destaque pelo Manchester United. Deixou a Inglaterra em 2022 para defender o Galatasaray, da Turquia, e atualmente atua no Vissel Kobe, do Japão.

Hazard

Como dito no início desse texto, Hazard pendurou as chuteiras nesta terça. Após o Mundial, o belga ficou no Chelsea até assinar com o Real Madrid, da Espanha, em 2019, que viria a ser seu último clube.

Fernando Torres

O centroavante ficou marcado no Mundial de 2012 por ter sido parado por Cássio. Fernando Torres pendurou as chuteiras em 2019. Seu último clube foi o Sagan Tosu, do Japão. É técnico do time Sub-19 do Atlético de Madrid, da Espanha, atualmente.

Azpilicueta

O defensor espanhol firmou-se no Chelsea na sequência do Mundial, ficando até 2023 no clube. Assinou com o Atlético de Madrid e segue na equipe.

Oscar

Uma das referências técnicas daquela equipe, Oscar deixou o Chelsea em 2017 para assinar com o SIPG, da China, equipe que defende até o momento. O meio-campista teve sua vinda para o Corinthians especulada em 2022 devido à boa relação com Vítor Pereira. No entanto, o presidente Duilio Monteiro Alves logo desmintiu.

Marin

O meia havia recém chegado no Chelsea em 2012. Não se firmou, porém, e foi emprestado diversas vezes até o fim de seu contrato. Aposentou-se em 2022, tendo o Ferencváros, da Hungria, como sua última equipe.

Veja mais em: Mundial de Clubes, Jogos Históricos, História do Corinthians, Corinthians x Chelsea, Paulinho, Fábio Santos e Cássio.

Veja Mais:

  • Corinthians manifesta interesse na contratação de Alex Santana, do Athletico Paranaense

    Corinthians manifesta interesse na contratação de volante do Athletico Paranaense

    ver detalhes
  • Pedro Henrique em ação no treino do Corinthians

    Pedro Henrique evolui e pode reforçar Corinthians no Dérbi; saiba mais

    ver detalhes
  • Cacá em ação contra o Athletico-PR pelo Brasileirão

    Quem deve ser a dupla de Cacá na zaga do Corinthians para o Dérbi? Vote na enquete

    ver detalhes
  • Segundo o regulamento, mesmo que sejam inscritos dia 10, os jogadores não poderão entrar em campo na data

    Saiba quando os reforços do Corinthians na janela poderão estrear pelo clube

    ver detalhes
  • Will Dantas, empresário de Pedrinho, tem milhões a receber do Corinthians desde 2020, quando o clube ainda estava sob a gestão de Andrés Sanchez

    Corinthians atrasa parcelas do último acordo com empresário de Pedrinho; dívida foi iniciada em 2020

    ver detalhes
  • Cristian Borja atua no futebol português desde 2019 e atualmente é titular do Braga

    Corinthians tem interesse em lateral-esquerdo colombiano que jogava em Portugal

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: