Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Meu plano para reerguer o Corinthians

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Giovanni

Giovanni 37 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 28/04/2020 às 02:15
Por Giovanni Noveline (@giovanni.noveline)

Seguinte galera,

Estava pensando aqui e basicamente as receitas de um clube de futebol são essas:

- Cotas de TV

- Patrocínios

- Vendas de jogadores

- Bilheteria na Arena / Sócio-torcedor

-- Cotas de TV --

Em cotas de TV, temos uma das maiores no futebol brasileiro. Ainda assim, creio que conseguiríamos ampliar o quanto o clube consegue arrecadar caso fosse criado um serviço de streaming Corinthians. Seria uma plataforma onde, além de conseguir acompanhar os jogos ao vivo, seria possível rever jogos antigos, clássicos, assim como os documentários e filmes relacionados ao Corinthians.

Só com isso, vamos supor que o preço fosse R$19,99 por mês para a assinatura, em um cenário fácil de atingir de 200.000 assinantes, teríamos no ano R$47.976.000 a mais nos cofres do clube. Além disso, poderíamos fazer cross-selling com pacotes inclusos no Fiel Torcedor, onde o streaming alavancaria o sócio-torcedor e vice-versa.

-- Vendas de jogadores --

Aqui, acho que vale a pena revisar a política de contratações do clube. Infelizmente não temos um cenário financeiro no qual podemos competir sempre pelos maiores destaques do futebol, que está caro atualmente. Sendo assim, creio que uma estratégia que deu muito certo no passado foi a contratação de jogadores aposta como Elias, Paulinho, Jorge Henrique, Romarinho, Rodriguinho, entre outros que fugiam do óbvio dos grandes holofotes do futebol e renderam bastante futebolisticamente falando. É também uma ótima oportunidade de comprar barato e vender caro, no caso dos jogadores que se destacarem.

Os departamentos que receberiam mais investimento seriam as categorias de base e o CIFUT, visto que o CIFUT focaria em encontrar no mercado (brasileiro e sul-americano) essas oportunidades de negociação para o clube contratar melhor e lucrar com as vendas. No caso das categorias de base, vale muito mais a pena formar um jogador do que comprar para repor o elenco, então é preciso ter bastante foco nesse trabalho, assim como integração com o profissional.

-- Patrocínios --

Revisaria todos os contratos de patrocínio atuais, delegaria para alguém da equipe analisar o quanto cada um dos clubes da serie A recebem por cada tipo de espaço. Dessa forma, conseguiríamos identificar rapidamente quais contratos estão defasados em relação ao mercado para conseguir renegociar ou até mesmo encontrar novos patrocinadores. Utilizaria também anúncios na plataforma de streaming como forma de atrair os patrocinadores. Existiria uma equipe na diretoria 100% dedicada a prospecção de patrocínios, formulação de plano de negócios para aproveitar o potencial publicitário do clube e relacionamento com os potenciais parceiros.

No caso da fornecedora de material esportivo, abriria conversas com a Adidas para manter uma competição saudável com a Nike, o que naturalmente elevaria o valor desse patrocínio. Independente de qual empresa fornecer, manteria parte do contrato como variável de venda de camisas para aproveitar o potencial da nossa torcida (somos um dos únicos clubes do Brasil que podem se dar a esse luxo e ganhar mais dessa forma então precisamos aproveitar).

-- Arena / Sócio-torcedor --

Não podemos utilizar a bilheteria no orçamento do clube, pois a mesma é destinada ao pagamento do financiamento da Arena. Mas com certeza podemos alavancar as vendas nos setores mais caros do estádio, com eventos especiais, buffets, cadeiras cativas, ações que tornem mais atrativos os pacotes.

Para o sócio-torcedor, vejo muito pouco foco do Corinthians em alavancar o programa. Utilizaria uma estratégia bem forte de anúncios em Marketing Digital (Facebook, Instagram, Youtube, e-mail, etc) para conseguir aumentar a base de fiéis torcedores. Também tornaria o canal do Youtube mais atrativo, com conteúdos de mais entretenimento, pois mesmo sendo o clube mais seguido nas redes sociais o nosso canal possui menos seguidores do que outros times com menos torcida. Em todas as redes sociais, deve haver um foco maior também na divulgação do Fiel Torcedor.

Além das iniciativas listadas acima, também criaria juntamente ao time de patrocínios, um time focado totalmente em licenciamentos da marca Corinthians para vender mais produtos com a imagem do clube, gerando uma maior receita de Merchandising.

A tendência é, no médio prazo, essas ações começarem a ter um impacto bem positivo na receita do clube (maior qtde de assinantes no sócio-torcedor, mais valor arrecadado em patrocínio, mais fontes de receita com o streaming, possibilidade de vendas lucrativas já que vamos reduzir nosso custo de aquisição de jogadores com foco em base e CIFUT) e voltar a ter um clube forte financeiramente. Uma outra coisa que deve ser feita internamente é uma busca incessante pela corrupção e gastos supérfluos a serem cortados, para potencializar o crescimento da receita com o enxugamento dos gastos.

Esse é meu plano se eu fosse presidente do Corinthians pessoal. É isso, votem em mim! Kkkk

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Sérgio Libanori

Ranking: 77º

Sérgio 16.733 posts

@sergio.libanori em 28/04/2020 às 13:27

Só tem uma maneira de reerguer o Corinthians: Tirar a quadrilha do taxinha do comando do clube.

Foto do perfil de Francisco Jr. Silva

Ranking: 160º

Francisco 11.005 posts

@francisco.jr.silva em 28/04/2020 às 22:36

Tudo muito bom e lindo, mas os desonestos não deixarão nunca que entre e faça metade disso, eles não largarão o filão nunca.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Larry Lahr

Ranking: 166º

Larry 10.832 posts

@larry.lahr em 29/04/2020 às 10:46

Mande lá para o Ezabella suas sugestões.

Foto do perfil de Felipe Felipe Felipe

Ranking: 42º

Felipe 22.674 posts

@felipefelipe em 29/04/2020 às 10:39

Pra fazer algo novo tem que ter alguém la dentro pra executar. Ideia tem, mas o problema são os caras lá.

Mal mal a Corinthians TV funciona no youtube, tem pouquíssima coisa útil pra assistir. Nem as entrevistas de despedida quando o Sheik saiu da diretoria eles colocaram, sendo que deveria ter transmitido ao vivo. Não foi só essa.

Treinos ao vivo poderia ter lá. Isso é só pensando pela plataforma que você falou.

Em relação a patrocínio conseguiram ficar sem patrocínio por mais de um ano.

O que temos que fazer é eleger o candidato menos sacana possível pra fazer uma limpa lá dentro. Colocar funcionário que trabalha para o clube e faz as coisas acontecer. Esse é o primeiro passo.

Foto do perfil de Jose Francisco Costa

Ranking: 340º

Jose 6.977 posts

@jose.francisco.cost1 em 29/04/2020 às 09:46

Boa

Por que não manda para o marketing do clube

Para eles ver que sua ideia e ótima bem planejada

Foto do perfil de Felipe Alves Feitosa

Ranking: 1.617º

Felipe 2.056 posts

@felipe.alves.feitosa em 29/04/2020 às 02:40

Cota de TV, só daria certo se o Corinthians falasse não a Globo e focar nisso que você comentou.

Vendas de jogadores, pra começo tem que ter 100%, ai sim qual venda daria lucro.

Patrocínio, faz um só no valor de 40m por exemplo, ai limparia o abadá que está hoje, muitos patrocínios e nada de dinheiro.

Detalhe, poderia fazer patrocínio para o treino(Já temos, a cerveja... Porém daria pra investir no marketing, la casa de papel) e uniforme de viagem(para jogos internacionais, ir de terno... Igual os cara usam lá fora)

Sócio torcedor, direito a voto a presidência e descontos e vantagens.

Tipo o que a NBA faz nos intervalos dos jogos.

Se fizer um gol de falta, ganharia um par de ingressos. O top do mês poderia assistir um jogo de Libertadores na faixa e etc. Fora descontos nos itens do clube através desses pontos(camisa, chaveiro e etc)

Foto do perfil de João Romeu Silva

João 153 posts

@joao.romeu.silva em 28/04/2020 às 21:40

Eu sei que é um sonho mas transformaria o Timão em um clube empresa, com ações negociadas na bolsa de valores, assim obrigaria o clube a seguir a legislação rigorosa imposta ao mercado financeiro e as empresas sociedades anônimas.

Teríamos a obrigatoriedade de constituir uma gestão com pessoas competentes com necessidade de obter resultados.

Obrigaria também o clube a expor periodicamente as suas demonstrações financeiras e contábeis todas avaliadas por uma empresa de auditoria independente.

É um sonho! Mas seriam bom pra nós para os outros clubes e consequentemente para o futebol brasileiro.

Foto do perfil de Vagner Silva

Ranking: 32º

Vagner 27.512 posts

@vagner.silva13 em 28/04/2020 às 21:20

Se tirar os ladrões o time já engrena

Foto do perfil de Willian Morais

Willian 41 posts

@willian.morais3 em 28/04/2020 às 21:03

Só tem uma mais eira de reerguer o Corinthians, primeiro tirar a quadrilha do Andreza, segundo tentar sanear o máximo de dívida no mandato, terceiro e ter continuidade por pelo menos um 7 ou 8 anos na mesma tese, formar um time competitivo não é caro, faz o planejamento ver quanto fica o final e gastar certo, (a mais Corinthians não tem para gastar), lógico contratando 100 jogadores e imprestando aí é caro, engraçado que nesses 13 anos dessa mesma chapa e o mesmo discurso, 'não pagamos um milhão para jogador nenhum', mais paga 100 conto pa cada, aí você coloca os 100 que está emprestado e põe na ponta do lápis, isso como o dr próprio andrez falou do outro clube por ai, isso é Sabotage, além de pala que pa política, o Corinthians tá servindo só para dirigentes ficarem milionário.