Spoiler de texto/análise longa.
Mas, caso você não queira ler até o final, em resumo é: essa pode ser uma grande fonte de renda para o Corinthians.
Atualmente o Corinthians, sem sua página do YouTube conta com aproximadamente 2 milhões de inscritos, com um baixo número de visualizações mensais. Com a visível melhora do canal, contamos apenas com 3.6 milhões de visualizações nos últimos 30 dias. Esse é um número realmente baixo.
Existem algumas plataformas, como a SocialBlade, onde podemos verificar as estatísticas de canais de redes sociais (estou verificando o YouTube nesse caso específico). Fazendo uma breve consulta e algumas comparações, temos o seguinte:
Rank de Canais de Esportes: Posição 237
Rank de Canais Brasileiros: Posição 542
Rendimento anual (em USD): entre 10.8 e 173.5 mil dólares por ano
Fonte https://socialblade.com/youtube/user/corinthiansoficial corinthiansoficial YouTube Stats, Channel Statistics - Socialblade.com corinthiansoficial YouTube Statistics and Summary Page. Discover daily channel statistics, estimated earnings, corinthiansoficial ranking charts, and more! socialblade.com
Convenhamos que a força da marca Corinthians é grande. Temos potencial para número muito maiores.
A efeito de comparação, vamos visualizar como atuam os principais times do mundo e o quanto faturam. E, aqui, temos que pensar grande. Temos que buscar a comparação com os maiores clubes do mundo, afim de identificar o potencial que o Corinthians tem.
Barcelona
16.4 milhões de inscritos
Faturamento de 215 mil a 3.5 milhões de dólares por ano
https://socialblade.com/youtube/user/fcbarcelona https://socialblade.com/youtube/user/fcbarcelona socialblade.com
Real Madrid
11.9 milhões de inscritos
Faturamento de 164 mil a 2.6 milhões de dólares por ano
https://socialblade.com/youtube/c/realmadrid https://socialblade.com/youtube/c/realmadrid socialblade.com
Agora, uma comparação mais próxima à nossa (em termos de números de inscritos).
Bayern de Munique
3.88 milhões de inscritos
Faturamento de 166.9 a 2.7 milhões de dólares por ano
https://socialblade.com/youtube/user/fcbayern https://socialblade.com/youtube/user/fcbayern socialblade.com
O que podemos identificar é o seguinte: o Corinthians possui aproximadamente 33 milhões de torcedores, correto?
Eu sei que esses números são relativos, tem gente que fala 30, tem gente que fala 35, tem gente que fala 38, e por aí vai. Mas, de qualquer forma, vou usar 33 milhões como premissa de cálculo.
De qualquer forma, o que temos que pensar é no seguinte... Se um terço, ou 30%, dos nossos torcedores seguirem o clube no YouTube, estamos falando de algo próximo a 10 milhões de inscritos. É 5x mais do que temos hoje.
É claro que as receitas não se multiplicam de forma tão direta assim, como pudemos ver nos exemplos de Barça e Real. Mas, com um certo grau de profissionalismo e divulgação da Corinthians TV, podemos alcançar números muito mais interessantes.
Se chegarmos à casa dos número de FC Bayern de Munique, o que não é nenhum absurdo, afinal brasileiro AMA o YouTube, olha o tamanho da receita que podemos gerar.
2.7 milhões de dólares por ano, considerando uma cotação de R$ 4,80 por dólar, dá algo na casa de 13 MILHÕES DE REAIS por ano. Não é pouco dinheiro, não é troco de pinga. É receita importantíssima que está sendo negligenciada.
Com isso em mente, vejo de forma muito positiva essa nova gestão da Corinthians TV. Espero que o Augusto realmente tenha identificado esse potencial e saiba gerir melhor a plataforma. Aproximar o torcedor dos bastidores, com profissionalismo, gerando engajamento positivo para o clube.
E isso gera um efeito que eu nem explorei aqui no meu texto, que é: maior exposição da marca ATRAI NOVOS TORCEDORES, além de receitas. Que é o que todo clube precisa para o longo prazo.
Ao que tudo indica, estamos no caminho certo. Porém, ainda temos um looongo percurso a percorrer.
Um abraço e
VAI CORINTHIANS.