Meu Timão

Entrar

Torcida do Corinthians reclama de postagens antidemocráticas de Jaça, conselheiro influente na base

Reprodução/Internet

11K 280

Criticado

Torcedores do Corinthians reclamam de postagens antidemocráticas de conselheiro influente na base

visualizações 11K comentários 279 24

O Corinthians se prepara nas categorias de base para disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior no início de 2023. Enquanto isso, o que chamou atenção da torcida e gerou repercussão negativa foram posts do conselheiro Jacinto Antônio Ribeiro, o Jaça. Neste domingo, postagens com pedidos por intervenção militar, ocupação em frente aos quarteis do país e avisos sobre disseminação de fake news viralizaram entre os torcedores nas redes sociais. O conselheiro falou sobre o assunto ao Meu Timão.

O conselheiro não tem cargo oficial entre a diretoria ou gestão da base do Corinthians, mas é influente em todas decisões tomadas nas categorias de formação. Em 2021, Jaça chegou a representar o clube em viagem internacional com Osvaldo Neto, que seria anunciado depois como diretor da base. O nome do conselheiro aparecia entre as divulgações oficiais do clube e ele foi representante do lado corinthiano em negociações com atletas do Timão .

Pedido endossado por Jaça sobre intervenção militar e presença nos quarteis após as eleições

Reprodução / Facebook

Na última semana, o clube desistiu da contratação de Rodrigo Santana, que chegaria ao clube com o cargo de auxiliar técnico, mas foi duramente criticado pela torcida por fotos compartilhadas marcando presença em frente aos quarteis em atos antidemocráticos. A repercussão da Fiel segue a mesma linha nas redes, cobrando uma atitude do clube ao ver posts antidemocráticos e avisos de compartilhamento de fake news por toda a página do Facebook do conselheiro.

Procurado pela reportagem do Meu Timão sobre a repercussão negativa da torcida, o conselheiro informou que, se houve posts em seu perfil, foram feitos "sem querer". Jaça compartilhou 46 postagens endossando um discurso antidemocrático e intervencionista nos últimos 30 dias, seis delas com aviso de disseminação de fake news. Nesse mesmo espaço de tempo, foram duas sobre o Corinthians.

"Olha, nunca gostei de política e não me recordo de ter repostado algo parecido e se foi feito, foi sem querer devido a não ter muita prática com redes sociais e falta de saber manusear o telefone. Mas de qualquer maneira peço desculpas por ter feito, nunca gostei de me meter em política", disse Jaça.

Apesar da influência e constante presença do conselheiro em jogos, vestiários, negociações e bastidores das decisões do Corinthians nas categorias de base, Jaça não tem cargo oficial na diretoria, não podendo assim ser demitido ou ter a contratação cancelada pelo presidente Duilio - como aconteceu no caso de Rodrigo Santana, que foi anunciado oficialmente, mas não contratado.

O estatuto do clube, no entanto, especifica no artigo 28 em relação aos conselheiros - associados - que os seguintes atos são passíveis de "desligamento do associado": cometer ato grave contra a moral social desportiva ou contra dirigente em função de seu cargo e denegrir* a imagem do clube.

Regras retiradas do site oficial do Corinthians sobre os associados

Reprodução / Corinthians

*o termo denegrir existente no documento é considerado, hoje em dia, de cunho racista e foi reproduzido com fins de informação fidedigna ao publicado pelo clube.

Confira repercussão da torcida do Corinthians

Veja mais em: Diretoria do Corinthians, Opinião da torcida e Torcida do Corinthians.

Confira mais novidades do Corinthians

279 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop