[OFF] Resumo do Departamento de Futebol Profissional

Os novatos não irão entender, mas no geral, os clubes brasileiros viraram garotos propaganda de anunciantes. Se fosse para personificar o SCCP, ele seria o Neymar, repleto de espaço na mídia, mais por conta das polêmicas do que por futebol jogado pela glória da vitória. Nem os próprios jogadores percebem o que estão fazendo dentro de campo, são marionetes da indústria de materiais esportivos, da FIFA, CBF, Cartolagem, e por tabela, também são marionetes os torcedores que ainda alimentam um romantismo que não existe mais. Exemplo, a seleção brasileira e seu catadão de craques, que não são unânimes nem em seus próprios clubes.

No início dos anos noventa, falaram tanto em clube empresa por conta da necessidade de um CEO que soubesse o que estava fazendo, que esses cartolas desescolarizados subverteram o propósito original e estão gradualmente implantando no país a empresa clube.

Como disse um ex-jogador, o que vemos parece futebol, mas é outro esporte. E qual é o problema em nivelar o lucro por cima e mão de obra por baixo? Quem ganha e quem perde com isso? Sempre há os dois lados da moeda... Tem gente que gosta de 'produto', e tem gente que gosta de competição esportiva, um dos lados sempre irá colocar a carroça na frente dos bois.

Voltando na questão dos jogadores, é cada um por si, não há uma unidade, onde todos se cobram ('o treinador é pago para isso', deve ser assim que pensam, problema é dele), cada um faz a sua parte nivelada por baixo e vida que segue, é proibido ser protagonista pelo futebol jogado, apenas na folha de pagamento.

Bom, só falei dos problemas, mas qual seria a solução? Acredito que na formação dos jogadores, colocando um freio na sanha dos empresários em ficar despachando atletas para fora do país. É uma bizarrice essa molecada que nem profissional é, já possuir empresário. Clubes da Europa contratando jovens menores de idade... Enfim, seriam necessárias algumas regras mais rígidas para não matarem o futebol nacional do jeito que estão matando. E pelo que li, o SCCP está no caminho de virar uma farra ainda mais nociva, fomentando uma categoria SUB-23, abrindo um duto a mais para drenar os recursos do clube, sendo maquiada por uma venda ou outra de quando der certo de acontecer.

65 pessoas visualizaram esse tópico - Denunciar tópico

Últimos tópicos respondidos

1 respostas

2000 caracteres restantes Monte seu time
  • Mais Opções
    Enzo #5.007

    @vladimir.cibulskis em 07/05/2024 às 11:39

    O Corinthians é do crime. Torcedor pode falar ou escrever o que quiser, mas o crime está no comando.

    Não falei como dono da verdade, nem como torcedor indignado de clube A ou B... Foi só uma reflexão em geral sobre os caminhos que o nosso futebol tomou. Boa parte do texto anterior também deve servir para torcedores de outros clubes.

    Não tenho de cabeça o número exato de atletas inscritos no campeonato brasileiro da serie-a, mas pelo que observo, tirando os bagres de outros países, apenas o Endrick tem reais condições de competir como titular na Copa do Mundo de 2026. Estou dizendo que ele é o novo Pelé, Ronaldo, Romário? Não, só estou dizendo que ano a ano, nosso futebol está desaparecendo, nossa fama de celeiro de craques está se alterando para celeiro de bagres. Foi assim com o Uruguai, Hungria, Holanda, Itália e demais países de grande sucesso no passado.

    O Corinthians não é do crime, mas sim o que fazem com ele. Temos que ter mais cuidado com as palavras. O futebol profissional do clube é sem planejamento. Teve a fase retranqueira do futebol pragmático com Tite e Fábio Carille, depois trouxeram Tiago Nunes para implantar uma fase ofensiva, mas no final não conseguiram nem uma das duas coisas, e seguem batendo a cabeça até hoje. Por exemplo, os moleques da base jogam de um jeito, os profissionais de outro jeito, não há padrão, é uma bagunça, não há uma filosofia de jogo no clube. Nem os próprios treinadores que chegam, não sabem o que fazem jogando no próprio estádio. A única coisa que nos diferenciava, que era ganhar sofrido, na raça, aos trancos e barrancos, conseguiram nos tirar. Hoje, os caras ganham, empatam ou perdem sem identificação alguma com o clube, parece que os caras não honram a camisa, muito menos a própria titularidade, não estão nem aí, comprometimento questionável, o que importa mesmo é dinheiro na conta.

    Acredito que se houvesse planejamento sério, com filosofia de jogo definida, ficaria muito mais fácil contratar jogadores, treinadores e subir garotos da base, mas o que vemos na realidade, é uma prostituição do nosso futebol para quitar os altos salários e direitos de imagem (atrasados). Os clubes se tornaram vitrines de empresários, a parte esportiva ficou para segundo plano, por isso o nosso futebol vem respirando por aparelhos.

  • Mais Opções
    Vladimir #218

    O Corinthians é do crime. Torcedor pode falar ou escrever o que quiser, mas o crime está no comando.

Confira mais tópicos do Fórum

Especiais do Meu Timão

x

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop X