Mano Menezes foi um atraso. A esperança se renova com António Oliveira

Coluna do Rodrigo França

ver detalhes

3.8K 34

Tempo perdido

Mano Menezes foi um atraso. A esperança se renova com António Oliveira

A esperança de dias melhores

Foto: Danilo Fernandes / Meu Timão

Mano Menezes foi um atraso. A esperança se renova com António Oliveira

Coluna do Rodrigo Martins França Dultra

Opinião de Rodrigo França

O técnico António Oliveira tem mostrado cada dia mais que o Corinthians tem potencial para fazer muito mais do que fazia nas mãos de Mano Menezes. E aqui eu começo um texto autocrítico: defendi a permanência do ex-treinador gaúcho, mas eu estava errado. António nos traz esperança de dias melhores.

É verdade que Mano Menezes não tinha alguns dos reforços que António Oliveira tem utilizado, mas era mesmo necessário termos os melhores jogadores do Brasil para derrotarmos times como Ituano e São Bernardo?

Talvez seja arrogância da minha parte subestimar os times citados, mas o Ituano, por exemplo, foi rebaixado, na última posição, tendo uma única vitória no Paulistão: contra o Corinthians. Na sequência do ano, já eliminados no Estadual, enfrentamos o São Bernardo e tivemos consistência no jogo. Fizemos o necessário e classificamos com uma vitória tranquila por 2 a 0.

Não quero exalar prepotência contra os times acima, mas o Corinthians precisa se impor diante de qualquer adversário. Não pode temer os que estão acima, tampouco os que estão abaixo. E isso vinha acontecendo com frequência, não tínhamos confiança de vitória do Corinthians em nenhum jogo.

Eu defendi o Mano enquanto deu. Gosto de sentir nos treinadores do Corinthians o mínimo de identificação com as raízes do clube e sua torcida. Eu sentia isso no Mano, e talvez tenha me deixado levar por esse sentimento.

Eu confiava no ex-treinador do Timão, mas talvez tenha demorado para compreender que seu legado era muito complicado de ser revertido. Xingamentos desproporcionais aos atletas podem ter dificultado ainda mais o seu trabalho, mas não só isso. Ficamos presos ao passado, a alguém que em outros anos foi parte crucial para a renovação do maior clube deste país.

Mas agora vejo no António a alegria genuína em trabalhar no Corinthians. Ele tem entendido a mentalidade do corinthiano, e isso me cativa. Para além da bola rolando, ele está conquistando a confiança de um grupo que tinha a autoestima baixa, que parecia não ter mais sangue correndo nas veias. O novo professor fez praticamente uma transfusão de sangue. Voltaram a vibrar.

António Oliveira sente o jogo e muitas vezes passa do ponto - vide o excesso de cartões -, mas vibra em cada conquista de bola. Ele está no início do trabalho, mas vejo que pode fazer a maré mudar. Talvez não seja esse o ano dos títulos, eu nem cobro isso, mas o sentimento é de que vamos brigar com tudo e todos pelo nosso lugar no topo.

Veja mais em: Mano Menezes, António Oliveira e Campeonato Paulista.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Coluna do Rodrigo Martins França Dultra

Por Rodrigo Martins França Dultra

Jornalista com passagem pela TV Cultura. Realizando o sonho de trabalhar com o Corinthians.

Confira mais novidades do Corinthians

34 Comentários Comentar >

10000 caracteres restantes Monte seu time
  • Comentários mais curtidos

    André Luiz Costa
    André Costa

    Ótimo texto. Precisamos ter paciencia com técnicos recem chegados ao time, mas Mano abusou. O time com Antonio aumentou 300% a quantia de gol.

  • Eduardo Enrique
    Eduardo Enrique

    Essa eliminação do Paulistão foi para abrir nossos olhos (nossos, torcida e da diretoria)
    Se não tivéssemos perdido 5 vezes não teríamos trocado de técnico

  • Publicidade

  • Todos os comentários (34)

    Aurimar
    Aurimar Macedo #2.269

    Tem torcedor que ainda NÃO PERCEBEU que as derrotas na reta final do Brasileiro e as cinco seguidas do Paulista, que nos custou a desclassificação, fizeram parte da panela que fritou o Mano Menezes, quando é que você vão entender que ainda temos laranjas podres no balaio?

  • Aurimar
    Aurimar Macedo #2.269

    Eu torço muito, como já torci para que todos os outros dessem certo. Mas há tantos detalhes para que isso aconteça. O Corinthians é muito amador, talvez ainda mais amador do que em 2010 quando foi fundado. É mais uma aposta, qualquer coisa os paneleiros que ainda ai estão acendem o fogo e a fervura começa,

  • João
    João Leoneti #2.249
    Dando mais uma 'mancada' em dizer que o Oliveira é um bom técnico. Disse que queria o Mano e não estava vendo o desastre que estava acontecendo. Posso chamar o Rodrigo de jornalista esportivo que entende um bouco da bola? Até agora o Corinthians não mostrou nada novo e este amistoso foi simplesmente um desastre. Espero que eu esteja errado mas não acredito que isso acontecerá.
  • Aurimar
    Aurimar Macedo #2.269

    Esqueçam o Mano e não se esqueça que ele já tirou o time da série 'B'. Também seria bom lembra que esse time dentre outras derrotas no Brasileiro perdeu inexplicavelmente de 5 a 1 para o Bahia em casa. E no Paulista teve 5 derrotas seguidas para times inexpressíveis. Mas a culpa é do Mano, será que é mesmo? No passado outro treinador execrado por muitos aqui, pegou um time medíocre e ganhou um brasileiro e três Paulista. Meteram o pé na bunda dele porque ousou falar que uns pés de ratos que ele tinha dado inúmeras chances não tinham experiência para jogar uma Libertadores. Esse mesmo treinador pegou no começo desse ano um time esfacelado e rebaixado no Brasileiro e agora vai disputar em dois jogos com o poderoso Palmeiras o título Paulista. Enquanto isso estamos afundados em dividas trabalhistas, e pagando salários de 1milhão para jogadores que não jogam e comemorando o aniversário de 12 anos no clube de jogador que há 6 anos não ganha NADA e enaltecendo um jogador desleal e violento. Esse é o meu time infelizmente! Vai Corinthians!

Especiais do Meu Timão

x

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop X