Venha fazer parte da KTO
x
O que acontece com o Sub-20 do Corinthians?
Matheus Fiuza

Jornalista formado pelo Mackenzie. Há 24 anos respirando e vivendo o Corinthians. Desde novembro de 2023 escrevendo para o Meu Timão.

ver detalhes

O que acontece com o Sub-20 do Corinthians?

Coluna do Matheus de Oliveira Fiuza

Opinião de Matheus Fiuza

2.3 mil visualizações 22 comentários Comunicar erro

O que acontece com o Sub-20 do Corinthians?

Corinthians Sub-20 enfrenta o pior momento da temporada após goleada sobre o Cuiabá, no Brasileirão

Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Após o título da Copinha neste ano, o Sub-20 do Corinthians ressignificou uma nova imagem para a categoria, que chegou ao torneio em meio a diversas críticas e dúvidas. Porém, de lá para cá, o sentimento e a desilusão voltaram à tona pela sequência de resultados ruins, agora mais fortes com a goleada sofrida em casa, por 4 a 0, para o Cuiabá, no Brasileirão Sub-20. Afinal, o que acontece com a principal categoria da base alvinegra?

Desde o ano passado, apesar de certos talentos, o Sub-20 não saltava aos olhos, principalmente pelo coletivo. Sem conquistar nenhum título em 2023 (não que isso signifique uma boa ou má safra, cabe destacar), o time mostrava um desempenho aquém do potencial esperado sob o comando de Danilo. A Copinha, no entanto, mostrou uma equipe competitiva e um talento que estava ali, mas faltava ser mais explorado. A sobrevida ao treinador veio, mesmo após a mudança de gestão no Corinthians.

O ex-meia do Timão precisou lidar com a natural transição de talento entre base e profissional, seja por qualidade ou idade. Breno Bidon, Arthur Sousa, Ryan e João Pedro Tchoca passaram a integrar o dia a dia de António Oliveira. Por outro lado, Léo Mana, Felipe Longo e Kayke, que estão ou estiveram com o profissional, foram "reforços" importantes ao retornar e ajudar na entressafra de jogadores.

O futebol, principalmente as categorias de base, não funciona com lógica simples. Estrutura, metodologia, organização, talento e gerenciamento de elenco são predicados necessários para se criar um ambiente saudável, competitivo e enriquecedor para o desenvolvimento de talentos. Porém, muito desses aspectos se mostram incipientes em meio a transformações nas categorias.

Depois do título da Copinha, o Timão, até agora, contratou 14 jogadores para o Sub-20. Não vejo problema em trazer talentos de outras equipes, sobretudo se vierem através do trabalho de prospecção e observação de atletas. Mas, mesmo com as categorias intermediárias reativadas e sem calendário, me estranha que, mais uma vez, nenhuma atleta foi relacionado diante do Cuiabá. Poucos têm sido utilizados.

A relação entre atletas e comissão técnica é sempre complexa. Para quem está de fora, há uma visão de análise. Para quem está e integrado ao dia a dia, talvez seja completamente diferente. O fato é: um início decepcionante de Brasileirão, além de atuações pouco convincentes em um trabalho estagnado, retoma a desilusão quanto ao futuro da atual geração entre 2004 e 2006, sobretudo.

Além de formar jovens para o futebol (e que deveria ser para toda a sociedade), o principal papel das categorias de base é suprir o elenco profissional. O ambiente não está nada favorável em meio às mudanças de gestão, inchaço de atletas e resultados ruins, que atrapalham o desenvolvimento de jogadores.

O Terrão, que tem sido fundamental para ajudar a equipe principal do Corinthians na temporada, está em apuros na sua principal categoria. O talento existe, principalmente com os atletas do Sub-17, sob o comando do promissor Raphael Laruccia, cada vez mais integrados, mas isso não é suficiente.

O "Centro de Excelência", como gravado no muro do Parque São Jorge, precisa se fazer valer de uma interação entre diretoria, treinador e jogadores, algo que, no Sub-20, está longe de ser retomado no atual cenário. Talvez seja hora de relembrar o verdadeiro significado de excelência.

Veja mais em: Base do Corinthians e Corinthians Sub-20.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Matheus de Oliveira Fiuza

Por Matheus de Oliveira Fiuza

Jornalista formado pelo Mackenzie. Há 24 anos respirando e vivendo o Corinthians. Desde novembro de 2023 escrevendo para o Meu Timão.

O que você achou do post do Matheus Fiuza?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de H. Praia

    H. 2 comentários

    @h-praia em

    Luxa é o cara certo pra base!
    Ele pediu sossego de viagens e passar mais tempo com a família... Fica ele em sp e deixa ele descobrir talento!

    Seria nosso maior trunfo do ano.. O melhor descobridor de talentos!

  • Foto do perfil de João Lucio Neto

    João 18 comentários

    @joao-lucio-neto em

    Está mais do que na hora de o Corinthians fazer um choque de realidade no futebol da base. Ele está atrás do Palmeiras, do São Paulo, do Santos, do Flamengo, do Fluminense e até do Botafogo. Mas... Muito atrás. Se analisarmos bem, só ganhou a Copinha por que o adversário jogou bem desfalcado no último jogo. Acorda Timão!

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Juliane

    Juliane 75 comentários

    22º. @juliane-de-fatima-bu em

    Concordo com você

  • Foto do perfil de João

    Ranking: 51º

    João 15974 comentários

    21º. @loucorouco em

    Complicado

  • Foto do perfil de Renato

    Ranking: 7643º

    Renato 246 comentários

    20º. @renato.lourenco.gom1 em

    Não entendo porque, os jogadores da base do CORINTHIANS, 90% pertencem a investidores, se o clube tem departamentos para formação de atletas, que repercute na escalação do time, uma vez que sub-20 amarga na classificação, Com todo respeito ao Danilo como jogador, mas como treinador deixa a desejar, o time é cansado, parece time de Master, a garotada não corre, não tem garra, o técnico não cobra precisamos de mudanças.

  • Foto do perfil de João Lucio Neto

    João 18 comentários

    19º. @joao-lucio-neto em

    Está mais do que na hora de o Corinthians fazer um choque de realidade no futebol da base. Ele está atrás do Palmeiras, do São Paulo, do Santos, do Flamengo, do Fluminense e até do Botafogo. Mas... Muito atrás. Se analisarmos bem, só ganhou a Copinha por que o adversário jogou bem desfalcado no último jogo. Acorda Timão!

  • Foto do perfil de Alexandre

    Ranking: 164º

    Alexandre 6344 comentários

    18º. @xandon em

    Concordo com muitos torcedores quando fala o nome de Luxemburgo para as categorias de base. Eu tenho comigo, que a qualidade e principalmente a personalidade desta nova safra de jogadores que vem surgindo caiu ao extremo.

    Por este motivo, precisamos de profissionais nas categorias de base, de alta qualidade para trabalhar esses moleques.

    Luxemburgo se enquadra perfeitamente neste quesito!