Venha fazer parte da KTO
x

Calote de patrocinador e lesões: relembre a última passagem de Paulinho pelo Corinthians

1.8 mil visualizações 48 comentários Reportar erro

Paulinho correndo para dominar a bola durante jogo na Neo Química Arena

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Em dezembro de 2021, a sirene do Parque São Jorge tocou para receber um reforço de peso com chegada em grande estilo. Paulinho, volante que ficou marcado pelas conquistas da Conmebol Libertadores retornava ao Corinthians depois de oito anos. Ao fim de sua segunda passagem, porém, o torcedor corinthiano não tem tantas boas lembranças recentes do jogador.

O Corinthians comunicou oficialmente a saída do jogador nesta segunda-feira por meio de uma nota oficial e também de um vídeo publicado nas redes sociais do clube. O jogador de 35 anos deixará o Timão já nesta terça-feira, após a partida contra o Racing, do Uruguai, que deve ser sua última com a camisa do time do Parque São Jorge.

Ao todo, foram 218 jogos, 40 gols e quatro títulos conquistados pelo clube, sendo eles o Campeonato Brasileiro de 2011, a Conmebol Libertadores e o Mundial de Clubes de 2012, e o Campeonato Paulista de 2013. Em sua passagem mais recente, disputou apenas 51 jogos nos dois anos em que esteve no Parque São Jorge e marcou seis gols, além de não ter conseguido erguer nenhuma taça com a equipe.

Polêmica com patrocinadora

Paulinho foi anunciado como o primeiro reforço do Corinthians para a temporada de 2022 e também como primeira grande ação da Taunsa, empresa do ramo agrícola, como patrocinadora do clube. Durante seu anúncio, a diretoria corinthiana esclareceu que a chegada do volante foi viabilizada pela companhia, que teve a parceria comunicada logo após a confirmação do retorno de Paulinho.

Conforme explicado na ocasião, os salários do volante seriam de responsabilidade da empresa. Já em março, porém, a Taunsa passou a atrasar os vencimentos acordados com o clube, e coube ao próprio Corinthians arcar com o pagamento do atleta. Na época, porém, o então presidente Duílio Monteiro Alves garantiu que não havia qualquer tipo de atraso por parte do Timão.

Eventualmente, a parceria entre Corinthians e Taunsa ruiu mediante a falta de pagamento da empresa, que não cumpriu com a sua parte no acordo de patrocínio. Paulinho, porém, seguiu no clube, que assumiu totalmente a responsabilidade pelos vencimentos do volante.

Duas lesões graves em pouco tempo

O primeiro capítulo turbulento do reencontro entre Corinthians e Paulinho parecia ter ficado para trás dentro de campo. Amplamente utilizado pelos técnicos Sylvinho e Vitor Pereira, que comandaram a equipe no início daquela temporada, o jogador começava a se firmar no time titular e cravava seu espaço no time.

Isso só foi possível, porém, até maio de 2022. Em jogo realizado no dia 1º de maio, na Neo Química Arena, contra o Fortaleza, Paulinho sofreu uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e precisou ser submetido a uma cirurgia. Depois de meses intensos de recuperação sob o olhar do departamento médico do Corinthians, Paulinho retornou aos gramados durante o Campeonato Paulista de 2023.

Foi então que o desempenho dentro das quatro linhas começou a decair. Com as limitações impostas pela lesão, Paulinho, que costumava atuar como segundo volante e tinha boa entrada na área, foi recuado por Vanderlei Luxemburgo, um dos treinadores do período, e passou a jogar de primeiro, sendo responsável pela contenção.

O retorno, mais uma vez, não durou muito. Em junho ele foi diagnosticado novamente com uma ruptura do ligamento cruzado anterior no mesmo joelho, e precisou mais uma vez ser afastado. Desta vez, o prazo de recuperação só permitiria que ele voltasse aos gramados em 2024.

Sua retomada, porém, tornou-se um problema administrativo para o Corinthians. O contrato inicial de Paulinho era válido apenas até dezembro de 2023, e sua recuperação ultrapassaria a data final do vínculo. Segundo as leis trabalhistas do futebol, um clube não pode liberar um atleta sem antes garantir que ele esteja em plenas condições de praticar o esporte e, com isso, a diretoria de Augusto Melo, que havia vencido as eleições corinthianas em novembro, prolongou a ligação do atleta com o Timão por mais seis meses.

Paulinho voltou a ser relacionado, agora por António Oliveira, apenas em março de 2024, no amistoso contra o Londrina. Desde então, o jogador soma 12 partidas disputadas pelo Timão, mas apenas seis delas como titular. O jogador perdeu espaço e foi preterido pelo jovem Breno Bidon, de 19 anos, que agora faz dupla com Raniele no meio de campo.

Além das duas graves lesões, Paulinho teve ainda outras quatro contusões que o afastaram dos gramados. A mais recente foi uma tendinite patelar, que o tirou de um jogo em maio, contra o Argentinos Jrs., pela Conmebol Sul-Americana.

A permanência do jogador vinha sendo questionada por torcedores, que pediam para que o clube não renovasse seu contrato. Nesta segunda-feira, Corinthians e Paulinho anunciaram que seguirão rumos distantes, e o Timão prepara uma homenagem para ele nesta terça-feira, às 19h, durante a partida contra o Racing, do Uruguai, na Neo Química Arena.

Veja mais em: Paulinho, Vanderlei Luxemburgo, Fernando Lázaro, António Oliveira, Duílio Monteiro Alves, Augusto Melo, Sylvinho e Vítor Pereira.

Veja Mais:

  • Hugo Souza será jogador do Corinthians ao menos até o fim de 2024

    Corinthians anuncia a contratação do goleiro Hugo Souza; confira

    ver detalhes
  • Augusto Melo e Fabinho Soldado tentam repor a saída de António Oliveira

    Corinthians entra em contato com dois treinadores após demissão de António Oliveira

    ver detalhes
  • Corinthians se reapresentou na tarde desta terça-feira ao CT

    Corinthians se reapresenta após derrota no Dérbi com novo reforço e sob comando de interino

    ver detalhes
  • A barreira do Palmeiras no momento da falta estava posicionada irregularmente

    Primeiro gol levado pelo Corinthians no Dérbi foi irregular; veja a regra

    ver detalhes
  • Fred Luz é o novo CEO do Corinthians

    Corinthians anuncia CEO e diretor financeiro; clube marca apresentação

    ver detalhes
  • Fred Luz foi confirmado como o novo CEO do Corinthians

    Corinthians confirma Fred Luz para cargo de CEO; saiba quem é o novo chefão corinthiano

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: