Venha fazer parte da KTO
x

Corinthians chega ao 18º técnico estrangeiro na história com António Oliveira; confira outros nomes

8.9 mil visualizações 32 comentários Reportar erro

Por Rafael Marcon

António Oliveira será o quinta técnico português da história do Corinthians

Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Depois da saída de Mano Menezes, o Corinthians contratou o português António Oliveira para comandar a equipe. Este é o 18º técnico estrangeiro da história do Timão.

A lista passa por seis nacionalidades diferentes: um paraguaio, um espanhol, dois uruguaios, quatro italianos, cinco argentinos e cinco portugueses. António é justamente o quinto técnico de Portugal que vai comandar o Corinthians.

Vale lembrar que o novo treinador alvinegro fará sua estreia neste domingo, diante da Portuguesa, pela sétima rodada do Paulistão. A partida acontece às 16h na Neo Química Arena.

Para relembrar dos antigos nomes estrangeiros que comandaram o Corinthians na história, o Meu Timão fez um resumo da trajetória de cada um abaixo. Confira!

Rafael Perrone

Um dos fundadores do Timão, o italiano Rafael Perrone comandou as primeiras equipes da história do clube. Além de treinador, vale lembrar, Rafael atuava também em campo, como jogador. Foram 16 jogos disputados, sendo dez vitórias, cinco empates e apenas uma derrota, entre 1910 e 1911.

Casemiro González

O segundo técnico estrangeiro da história do Corinthians foi Casemiro González. O espanhol, que assim como Perrone, também atuava como técnico e jogador, esteve na função entre 1912 e 1917.

Este, pelo maior período, também somou mais partidas no comando da equipe. Ao todo foram 48 jogos como técnico, sendo 25 vitórias, 15 empates e oito derrotas.

O espanhol inclusive conquistou um título, o do Campeonato Paulista de 1914.

Guido Giacominelli

Depois de Perrone, Guido foi o novo italiano que comandou o Timão, entre 1921 e 1925. Neste período, o técnico fez 117 jogos representando as cores alvinegras, com 88 vitórias, 11 empates e 17 derrotas. Em todos esses duelos, seis títulos foram conquistados: três Campeonatos Paulistas e três Taças Competência, nos anos de 1922, 1923 e 1924.

Ângelo Rocco

Ângelo foi o quarto técnico estrangeiro do Timão e o terceiro italiano. Este comandou a equipe nos anos de 1926 a 1929, com 49 vitórias, nove empates e 16 derrotas. De títulos, o técnico tem dois Campeonatos Paulistas, em 1928 e 1929.

Virgílio Montarini

Virgílio foi o último técnico italiano a comandar uma equipe do Corinthians. Entre 1929 e 1931, o treinador completou 75 jogos, com 46 vitórias, 16 empates e 13 derrotas. Neste período, mais duas taças foram somadas à galeria do Timão: a do Paulistão e a Taça APEA, em 1930.

Pedro Mazzulo

Em sequência, o estrangeiro que comandou a equipe foi o uruguaio Pedro Mazzulo Ele teve 30 jogos como técnico, entre 1933 e 1934, com 17 vitórias, dois empates e 11 derrotas. Não conquistou nenhum título.

Antônio Pereira

Assim como Perrone, Antônio Pereira foi um dos cinco operários inspirados em fundar o Corinthians. Português, ele dividiu a função com Neco, entre 1937 e 1938. Neste período o Timão somou 19 vitórias, 14 empates e 18 derrotas e conquistou o Campeonato Paulista de 1937. Antônio foi o último técnico estrangeiro a conquistar um título relevante pelo Timão.

Joseph Tiger

Argentino, Joseph, por sua vez, treinou o Corinthians em apenas 22 jogos, na única temporada de 1944. Ele somou 14 vitórias, três empates e cinco derrotas, e não conquistou nenhuma taça também.

Jorge Gomes, o Joreca

Jorge Gomes de Lima, o Joreca,comandou o plantel alvinegro entre 1948 e 1949. Neste período, o português registrou 28 vitórias, dez empates e 14 derrotas em 52 jogos com o Corinthians.

Jim López

Argentino, López chegou ao Corinthians em 1960. Foram 16 vitórias, cinco empates e cinco derrotas em 26 partidas, numa curta passagem pelo Timão.

Fleitas Solich

O único paraguaio até hoje que comandou o Corinthians, foi Fleitas. Ele atuou como técnico do Timão em 1962 e 1963, com 44 vitórias, 13 empates e 13 derrotas.

Filpo Nuñez

Também argentino, foi a vez de Filpo comandar o Corinthians. Este teve duas passagem, em 1966 e dez anos depois, em 1976. Somando os dois momentos, foram 34 jogos, 16 vitórias, sete empates e 11 derrotas.

Armando Renganeschi

Em sequência, Armando acompanhou a onde de técnicos argentinos e chegou ao Timão em 1978. Foi mais uma curta passagem de técnicos estrangeiro. Ao todo, somou apenas 21 jogos, com dez vitórias, sete empates e quatro derrotas.

Dario Pereyra

Já mais recente, Dario foi o primeiro técnico estrangeiro do Timão no século XXI. O uruguaio chegou ao comando da equipe em 2001. Apesar da marca, a passagem durou pouquíssimo. O técnico disputou apenas seis jogos com o Corinthians, sendo uma vitória, dois empates e três derrotas.

Daniel Passarela

Contratado em 2005 pela MSI como consultor de assuntos para a América Latina, o técnico argentino assumiu o Corinthians após a demissão de Tite. A passagem durou apenas 15 jogos, com sete vitórias, quatro empates e quatro derrotas. O time ainda passaria nas mãos de Márcio Bittencourt e por fim, Antônio Lopes, para a conquista do Campeonato Brasileiro naquele ano.

Vítor Pereira

Contratado em 2022, Vítor Pereira teve 23 vitórias, 20 empates e 15 derrotas em 58 partidas no comando do Corinthians. O técnico terminou em quarto lugar no Brasileirão e ficou com o vice da Copa do Brasil, em uma boa temporada com a equipe alvinegra. Porém, sua saída foi conturbada.

O treinador chegou a mandar um recado especial para seu compatriota, António Oliveira, o mais novo técnico do Timão.

Filipe Almeida

Este foi auxiliar de Vítor Pereira, mas comandou o Corinthians em seis partidas como técnico interino. Ele somou três vitórias, um empate e duas derrotas.

António Oliveira

Por fim, o nome da vez é de António Oliveira. Também português, o técnico chegou do Cuiabá e fará sua estreia à frente do Corinthians neste domingo, às 16h, diante da Portuguesa.

Veja mais em: Técnicos do Corinthians e António Oliveira.

Veja Mais:

  • Corinthians bate o Vitória com gol salvador no fim do segundo tempo e volta a vencer no Brasileirão

    Corinthians bate o Vitória com gol salvador no fim e volta a vencer no Brasileirão

    ver detalhes
  • Técnico interino elogia Romero por compromisso com Corinthians após longa viagem e dias na seleção

    Romero recebe elogios no Corinthians por dedicação após longa viagem e dias com a seleção

    ver detalhes
  • Equador é eliminado da Copa América e Félix Torres volta suas atenções para o Corinthians

    Equador é eliminado da Copa América e Félix Torres volta suas atenções para o Corinthians

    ver detalhes
  • Corinthians quita pendências de FGTS e acelera pagamentos de imagem atrasados

    Corinthians quita pendências de FGTS e acelera pagamentos de imagem atrasados

    ver detalhes
  • Rodrigo Garro foi eleito o craque do triunfo sobre o Vitória

    Artilheiro da noite é eleito craque em triunfo sobre o Vitória, e lateral leva a pior; veja notas

    ver detalhes
  • Corinthians bateu o Vitória nos acréscimos, por 3 a 2

    Corinthians se mantém no Z4 do Brasileirão, mas vitória heroica alivia cenário; veja tabela

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: