Venha fazer parte da KTO
x

Fagner celebra dez anos de Corinthians desde seu retorno e agradece apoio da Fiel; veja o vídeo

820 visualizações 24 comentários Reportar erro

Por Rafael Marcon

Fagner foi titular absoluto do Corinthians em praticamente todos esses 10 anos desde seu retorno

Jhony Inácio / Meu Timão

A data de 21 de janeiro é bastante especial para um dos corinthianos mais experientes do elenco. Ela marca exatamente dez anos do retorno de Fagner no Corinthians. O jogador foi às redes e agradeceu o apoio da Fiel durante esse período.

“Fala Fiel! Sabe que dia é hoje? Hoje faz dez anos que eu retornei e pude escrever uma história maravilhosa dentro do clube. Obrigado por todo o carinho durante esses dez anos. Espero continuar aqui por mais tempo para poder ajudar e trazer alegria para todos vocês. Obrigado, fiquem com Deus, tamo juntos!” - veja o vídeo abaixo.

O lateral-direito foi formado nas categorias de base do clube do Parque São Jorge. Hoje, Fagner já soma 536 jogos com o manto alvinegro. Na posição é o segundo que mais atuou pelo Timão, atrás apenas do ídolo Zé Maria. Nesse período são cinco títulos e 12 gols marcados.

Para relembrar todos os momentos no Corinthians desde que Fagner retornou, o Meu Timão preparou um resumo ano a ano das temporadas do jogador com a camisa alvinegra. Confira!

2014

Há dez anos atrás, o Corinthians anunciava a contratação de Fagner. O lateral-direito de 24 anos chegava por empréstimo do Wolfsburg, da Alemanha. Essa seria a primeira passagem dele no Timão após a saída em 2007, logo depois que se firmou como profissional.

Coincidentemente, o técnico era Mano Menezes e o time também passava por uma reformulação após um período vitorioso que rendeu até mesmo o título Mundial à estante alvinegra.

O jogador chegou e já assumiu a posição. Foi titular no Paulista, mas o Corinthians parou na fase de grupos e acabou nem passando para as quartas de finais naquela edição.

O Timão fez uma temporada regular, foi eliminado da Copa do Brasil e ficou com a quarta posição no Brasileirão. Fagner foi um dos destaques da equipe alvinegra naquele ano, e já havia sido considerado um dos melhores laterais direitos do país.

2015

Pela belíssima temporada individual, logo no primeiro ano do retorno ao clube, o Corinthians adquiriu o jogador em definitivo em 2015. A temporada então foi mágica, para Fagner e para o clube do Parque São Jorge.

Sendo uma das melhores temporadas em termos de nível jogado, o Timão viria a ser campeão Brasileiro também com a melhor campanha da história do clube na competição.

Tite retornou ao Corinthians naquele ano e se consagrou como um dos maiores comandantes da história do time alvinegro. Fagner se firmou como lateral da equipe e se tornou indiscutivelmente o melhor lateral direito que atuava no país naquele momento.

As atuações lhe renderam bons olhos para a Seleção, mas a primeira convocação foi acontecer somente no ano seguinte.

2016

Mais um ano de transição para o Corinthians. Com Tite na Seleção e a investida forte da China no Brasil, o Timão perdeu toda a base do elenco campeão no ano anterior. Fagner foi um dos poucos titulares remanescentes do plantel.

A temporada então não foi tão boa para o clube alvinegro. O Timão caiu nas semis do Paulista para o Audax, ficou apenas em sétimo no Brasileirão e foi eliminado precocemente das copas (Libertadores e Copa do Brasil).

Mas Fagner seguiu como um dos melhores na posição e foi finalmente convocado pela primeira vez na Seleção, em agosto daquele ano, para as Eliminatórias da Copa. Tite conhecia bem o lateral e confiava em seu jogo para a Amarelinha.

2017

O Corinthians iniciou o ano de 2017 desacreditado por todos. Fábio Carille - que ainda não tinha comandado nenhuma equipe como técnico permanente - começou como interino, agradou e permaneceu no comando da equipe. Mesmo a maior parte dos torcedores e da imprensa descartando o Timão para a temporada, a equipe alvinegra teve um belíssimo ano.

Foram mais dois títulos. Mais um Campeonato Paulista e mais um Campeonato Braisileiro. E por mais uma vez, Fagner agarrava a posição com toda a força e se firmava como um dos melhores do país.

2018

O Timão começou bem mas terminou em frangalhos neste ano. A melhor lembrança de 2018 fica por conta da memorável conquista conhecida como ‘Paulistinha Day’ em que o Timão ergueu a taça em pleno Allianz Parque, casa do Palmeiras. Apesar do título Paulista, a equipe não embalou na temporada.

Mas Fagner, ainda homem de confiança de Tite e com um 2017 maravilhoso na bagagem, foi convocado para a Copa do Mundo. Daniel Alves se lesionou e o treinador optou por Fagner em cinco jogos do Brasil na Copa.

Ele estava na fatídica eliminação para a Bélgica. Apesar do plantel brasileiro não ter conquistado grandes coisas, Fagner foi bem na Copa e terminou como o segundo jogador que mais desarmou bolas no torneio internacional. O corinthiano teve 14 desarmes, enquanto o francês, Kanté, campeão do Mundo naquele ano, teve 16.

Na Libertadores, o Timão caiu logo nas oitavas de finais. Já na Copa do Brasil, a equipe chegou na final contra o Cruzeiro, mas ficou com o vice. Esse duelo, na competição nacional, até agora está marcado na memória dos corinthianos por um gol anulado pelo lado alvinegro que ficou na polêmica.

Completando as competições que disputava, no Brasileirão, o Timão foi bem mal. No final do ano, a briga era mais para não cair do que qualquer outra coisa. O rendimento de Fagner caiu, junto com o da equipe.

2019

As coisas voltaram a não acontecer no Corinthians a partir desse ano. O Timão conquistou mais um título do Paulistão, o tri campeonato em sequência, mas apresentou um futebol fraco ao decorrer da temporada.

Sem destaques no Brasileirão ou nas Copas, a temporada do Timão foi literalmente no meio de tabela. Fagner ainda era titular absoluto, até pela falta de opções no elenco, mas já não agrada mais como antes.

Esse foi o último ano de convocações de Fagner à Seleção Brasileira

2020

Ano em que a pandemia assombrou o país, o Timão jogou sem a torcida na maior parte do tempo e por mais um vez, fez uma temporada bem mediana. No Paulistão, chegou à final e perdeu para o Palmeiras.

O elenco deu uma nova reformulado. Luan, na época, chegou com status de titular e era o novo camisa 7 do Timão. Mas as coisas não andaram. Sem a Fiel em campo, o ano foi bem esquecível. O Timão não teve destaque em nenhuma competição que disputou.

Fagner seguiu como titular da equipe, mas em baixo nível, assim como todo o plantel alvinegro.

2021

Voltando aos poucos a ter torcida no estádio, o Timão passava por um processo de recuperação da péssima temporada em 2020. Mas não teve tempo suficiente para se encaixar e novamente partiu para mais um ano fraco em campo.

O Corinthians acabou em quinto lugar no Brasileirão. Fora isso, caiu muito cedo na Copa do Brasil, antes das oitavas, para o Atlético-GO e nem se classificou para o mata-mata da Sul-Americana.

Fagner não tinha nenhum outro lateral-direito como substituto, porém esse ano marcou um dos piores em termos individuais do atleta. Ele não conseguiu ajudar a equipe, que ‘morreu’ mais uma vez sem títulos.

2022

Com Vítor Pereira no comando, o clima do Corinthians deu uma esquentada. A equipe começou bem mal na temporada mas foi se encontrando ao longo do caminho. Fagner voltou a atuar em nível alto.

O Timão ficou novamente em quinto lugar no Brasileirão. Caiu nas quartas de finais da Libertadores para o Flamengo. E enfrentou novamente o time carioca na final da Copa do Brasil.

O Corinthians acabou com o vice da Copa, nas penalidades, mas mais uma polêmica marcou o embate. Na ocasião, ainda no jogo de ida, em uma bola cruzada na área, Léo Pereira, do Flamengo, acabou metendo a mão na bola. O árbitro viu e reviu no VAR, mas decidiu não marcar a penalidade a favor do Timão.

A temporada ainda marcou rusgas entre os atletas e o técnico português, que saiu como traidor para treinar o Flamengo em 2023. Em uma das declarações de Fagner, já com a temporada finalizada, o lateral revelou que nenhum jogador do Corinthians gostava do comportamento de Vítor Pereira.

2023

A diretoria alvinegra iniciou o ano com Fernando Lázaro no comando, na esperança de refazer a mesma trajetória de Carille, de interino a comandante oficial. Porém, o Timão não embalou.

A troca de técnicos constante, a saída de Róger Guedes no meio da temporada, e o baixo rendimento do restante da equipe de jogadores, fez o ano se tornar um caos. O Timão foi eliminado das Copas e brigou até o fim para não cair do Brasileiro.

Esta temporada, no ano passado, marcou a primeira vez que Fagner oscilou na titularidade. Apresentando um futebol bem abaixo do esperado, o lateral cedeu espaço para Bruno Méndez, zagueiro que também atuava na posição. Ao fim do ano, era o uruguaio quem tinha maior aprovação no setor. Méndez, no entanto, vai jogar no Granada, da Espanha, em 2024

2024

Agora, neste domingo, uma nova temporada se inicia. Para os corinthianos, fica a esperança da equipe recuperar os tempos de glórias, que um dia foram vividos pelo próprio Fagner.

Ano de reformulação, Augusto Melo assumiu o cargo de presidente e preparou mudanças severas no clube do Parque São Jorge. Mano Menezes chegou no fim de 2023 e permanece na equipe. Sete reforços foram contratados e uma barca de jogadores deu adeus ao Corinthians.

Matheuzinho, ex-Flamengo, já treina com os companheiros mas ainda não foi anunciado. Ele é o jogador de maior potencial para assombrar a titularidade de Fagner, desde o retorno do lateral em 2014.

Em relação ao futebol de Fagner, espera-se uma melhora. Ano passado, o jogador, que agora já tem 34 anos, deixou dúvidas.

Veja o vídeo de Fagner nas redes sociais do Corinthians

Veja mais em: Fagner.

Veja Mais:

  • António Oliveira durante jogo do Corinthians contra o Palmeiras

    Corinthians demite António Oliveira do comando da equipe profissional

    ver detalhes
  • Gustavo Henrique foi o capitão do Corinthians no Dérbi

    Entenda por que Gustavo Henrique ganhou faixa de capitão no Corinthians no Dérbi

    ver detalhes
  • Breno Bidon em ação durante jogo do Corinthians contra o Palmeiras

    Jovem é tratado como 'diamante' do Corinthians após Dérbi e ganha até valor astronômico de venda

    ver detalhes
  • Com derrota, Corinthians ultrapassará um ano sem vencer clássicos contra seus três maiores rivais

    Com derrota, Corinthians chega a marca histórica sem vitórias em clássicos

    ver detalhes
  • Corinthians figura na 19ª colocação, com nove pontos em 13 jogos

    Corinthians permanece na vice-lanterna do Brasileirão após derrota no Dérbi; veja classificação

    ver detalhes
  • Fiel repercute derrota do Corinthians no Dérbi

    Postura e problemas na bola parada: Fiel repercute derrota do Corinthians no Dérbi

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: