Venha fazer parte da KTO
x

Terceira passagem de Vanderlei Luxemburgo pelo Corinthians é a pior do treinador; veja comparações

6.0 mil visualizações 70 comentários Reportar erro

Técnico Vanderlei Luxemburgo no duelo contra o Newell's

Jhony Inacio/Meu Timão

Chegou ao fim a terceira passagem de Vanderlei Luxemburgo como técnico do Corinthians. Contratado no dia 1º de maio deste ano, o comandante deixou o cargo na tarde da última quarta-feira após o empate contra o Fortaleza, em plena Neo Química Arena, pelo jogo de ida da semifinal da Sul-Americana.

Luxemburgo realizou 38 jogos nos quase cinco meses de Corinthians. A passagem, que foi a mais curta do treinador no Parque São Jorge, também foi a pior em relação a conquistas e aproveitamento. Nas 38 vezes em que esteve à beira do campo, Luxemburgo venceu 14 partidas, empatou 12 e perdeu outras 12, tendo um aproveitamento de 47,36%, além da equipe alvinegra ter balançado as redes 42 vezes e ter sido vazado 40.

Nas duas passagens anteriores de Luxemburgo no Corinthians, em 1998 e 2001, ele realizou 67 jogos. No primeiro ano, o comandante somou 30 vitórias, 19 empates e 18 derrotas. O aproveitamento de 54,22% naquela temporada rendeu o título do Brasileirão. A equipe ainda marcou 122 gols e sofreu 87.

Já em 2001, o aproveitamento dele foi levemente superior, com 54,77%, frutos de 32 vitórias, 14 empates e 21 derrotas. O time comandado por ele também marcou mais gols, 128, e sofreu 91. Naquele ano, o Corinthians foi campeão do Campeonato Paulista e vice-campeão da Copa do Brasil.

Em 2023, Luxemburgo chegou ao Corinthians com a missão de melhorar a situação da equipe no Brasileirão, salvar o clube de uma eliminação ainda na fase de grupos da Libertadores e brigar por um título na temporada.

No entanto, o Timão figura atualmente na 11ª colocação do Brasileirão, enquanto o objetivo orçamentário traçado pela diretoria é de ficar entre os sete primeiros. Além disso, o técnico não conseguiu evitar a eliminação precoce na Libertadores, mas conseguiu uma vaga na Sul-Americana e esteve a uma vitória da final. Na Copa do Brasil, por sua vez, o clube alvinegro foi eliminado para o rival São Paulo nas semifinais.

Convivendo com a pressão desde que retornou ao Parque São Jorge, o período de maior estabilidade de Luxemburgo no Timão foi durante os meses de julho e agosto, quando engatou uma série de 11 partidas sem perder. O fim da invencibilidade, contudo, ocorreu justamente no Majestoso que eliminou o clube alvinegro da Copa do Brasil, no Morumbi.

O desempenho do Corinthians fora de casa, principalmente nos jogos contra o São Paulo, na Copa do Brasil, e Estudiantes, pela Sul-Americana, era um dos principais motivos de críticas da torcida com Luxemburgo. Longe da Neo Química Arena, o técnico venceu apenas três vezes em 18 compromissos, acumulando outros cinco empates e dez derrotas.

Diante da Fiel, em Itaquera, Luxemburgo sofreu somente dois reveses, para Bragantino e Independiente Del Valle, do Equador. Apesar disso, o Corinthians venceu 11 vezes e empatou sete como mandante sob o comando dele, um aproveitamento de 66,67%, insuficiente para satisfazer a torcida.

Vale destacar que nesse período em que Luxemburgo esteve à frente do Corinthians alguns atletas importantes do elenco foram vendidos. Artilheiro da equipe, Róger Guedes saiu para o Al-Rayyan, do Catar. Titular absoluto na defesa, o zagueiro Murillo migrou para o Nottingham Forest, da Inglaterra. Além deles, Adson, que vinha ganhando cada vez mais espaço no time titular, foi transferido ao Nantes, da França.

Em contrapartida, o técnico teve os reforços de Lucas Veríssimo e Matías Rojas. O zagueiro se adaptou rápido ao time e forma dupla de zaga com Gil. O meia, por outro lado, deu boa impressão na estreia, mas devido a lesões desfalcou o time e ainda busca o ritmo ideal. O paraguaio, inclusive, ficou fora da semifinal da Sul-Americana por causa de uma contusão na coxa.

Somando as três passagens de Luxemburgo no Corinthians, ele realizou 172 jogos, nas quais teve 72 vitórias, 45 empates e 51 derrotas, um aproveitamento de 52,91%.

Confira os números das três passagens de Vanderlei Luxemburgo pelo Corinthians

  • 1998 - 67 jogos, 30v, 19e, 18d, 122gp, 87gc, 54,22% (campeão brasileiro)
  • 2001 - 67 jogos, 32v, 14e, 21d, 128gp, 91gc, 54,72% (campeão paulista)
  • 2023 - 38 jogos, 14v, 12e, 12d, 42gp, 40gc, 47,36% (nenhum título)
  • Total - 172 jogos, 72v, 45e, 51d, 292gp, 218gc, 51,91% (dois títulos)

Veja mais em: Vanderlei Luxemburgo, História do Corinthians e Técnicos do Corinthians.

Veja Mais:

  • Corinthians manifesta interesse na contratação de Alex Santana, do Athletico Paranaense

    Corinthians manifesta interesse na contratação de volante do Athletico Paranaense

    ver detalhes
  • Pedro Henrique em ação no treino do Corinthians

    Pedro Henrique evolui e pode reforçar Corinthians no Dérbi; saiba mais

    ver detalhes
  • Cacá em ação contra o Athletico-PR pelo Brasileirão

    Quem deve ser a dupla de Cacá na zaga do Corinthians para o Dérbi? Vote na enquete

    ver detalhes
  • Segundo o regulamento, mesmo que sejam inscritos dia 10, os jogadores não poderão entrar em campo na data

    Saiba quando os reforços do Corinthians na janela poderão estrear pelo clube

    ver detalhes
  • Will Dantas, empresário de Pedrinho, tem milhões a receber do Corinthians desde 2020, quando o clube ainda estava sob a gestão de Andrés Sanchez

    Corinthians atrasa parcelas do último acordo com empresário de Pedrinho; dívida foi iniciada em 2020

    ver detalhes
  • Cristian Borja atua no futebol português desde 2019 e atualmente é titular do Braga

    Corinthians tem interesse em lateral-esquerdo colombiano que jogava em Portugal

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: