Venha fazer parte da KTO
x

Confira o guia completo do Corinthians pela busca do quarto título do Paulistão Feminino

760 visualizações 22 comentários Reportar erro

O último título de campeão paulista que o Corinthians conquistou foi em 2021

Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

Nesta quarta-feira, às 19h, o Corinthians inicia sua caminhada no Campeonato Paulista Feminino. As Brabas recebem o São Paulo, na Fazendinha, pela primeira rodada do Estadual.

Tricampeãs do torneio (2019, 2020 e 2021), as jogadoras alvinegras partem em busca do quarto título do Paulistão. Pensando em você, torcedor, o Meu Timão preparou um guia especial com todos os detalhes da competição. Confira!

Sistema de disputa

A Federação Paulista de Futebol (FPF) divide o Paulistão Feminino em três fases: de grupo, semifinal e final. Tendo como ponto de partida essa semana, o torneio está programado para ir até o fim de novembro.

Na primeira etapa, todas as 12 equipes participantes se enfrentam em turno único, com as quatro melhores campanhas avançando para a semifinal. É importante destacar que, como o número de times participantes é par, haverá equipes que farão mais jogos como mandantes e isso será definido tendo como base a classificação final na última edição da competição.

Na sequência, os quatro melhores colocados serão divididos em dois confrontos, sendo que o time com melhor campanha enfrenta o pior e o vice-líder duela com o terceiro colocado. Quem avançar, disputa a final. Tanto a semifinal quanto a final terão jogos de ida e volta.

Vale lembrar que ao fim da primeira fase do Estadual, a FPF organiza a Copa Paulista, uma competição no estilo mata-mata que reúne os times que ficaram da quinta à oitava colocação da tabela. Ela segue os mesmos moldes da fase eliminatória do Paulista.

Critérios de desempate

Inicialmente é levado em consideração o tradicional esquema de pontuação no futebol, com vitória valendo três pontos, empate um ponto e derrota nenhum ponto. No entanto, caso duas equipes fiquem empatadas nesse critério, a FPF estabelece alguns critérios de desempate, que funcionam na seguinte ordem:

  1. Maior número de vitórias;
  2. Maior saldo de gols;
  3. Maior número de gols marcados;
  4. Menor número de cartões vermelhos recebidos;
  5. Menor número de cartões amarelos recebidos;
  6. Sorteio público na sede da FPF.

No mata-mata, serão levados em consideração os dois primeiros critérios. Caso a partida siga empatada, a decisão final será por meio de cobranças de pênaltis.

Mando de campo no mata-mata

O mando de campo do mata-mata será definido pelas campanhas. O time com melhor campanha realizará a primeira partida como visitante e a segunda como mandante. Isso acontece tanto na semifinal quanto na decisão.

Os confrontos do Corinthians

Após a primeira rodada contra o São Paulo, o Corinthians entrará em campo outras dez vezes pela primeira fase da competição. Caso avance, terá dois jogos na semifinal e outras duas partidas em uma eventual final.

  • Primeira rodada: Corinthians x São Paulo
  • Segunda rodada: Ferroviária x Corinthians
  • Terceira rodada: Palmeiras x Corinthians
  • Quarta rodada: Ferroviária x Corinthians
  • Quinta rodada: Corinthians x Athletico Paranaense
  • Sexta rodada: Real Brasília x Corinthians
  • Sétima rodada: Corinthians x Palmeiras
  • Oitava rodada: Internacional x Corinthians
  • Nona rodada: Corinthians x Cruzeiro
  • Décima rodada: São Paulo x Corinthians
  • 11ª rodada: Corinthians x Santos
  • Semifinal: 5 e 12 de novembro
  • Final: 19 e 26 de novembro

Retrospecto

Desde a reativação, em 2016, o Corinthians já venceu três vezes o Paulistão Feminino. As taças foram erguidas em 2019, 2020 e 2021, consolidando as Brabas como time mais vitorioso no período.

Em 2022, porém, foi a primeira vez que elas não avançaram sequer da primeira fase da competição. As jogadoras ficaram na quinta colocação da tabela com a mesma pontuação que a Ferroviária, ficando de fora por um gol de diferença no saldo.

Na Copa Paulista, torneio que reúne do quinto ao oitavo colocado da tabela, o Corinthians bateu São Bernardo e Red Bull Bragantino, ficando com o título do torneio. Foi a primeira vez que o Timão venceu essa competição.

Inscritas

O Corinthians ainda não divulgou oficialmente a lista de jogadoras inscritas para a competição. No entanto, a tendência é que as 31 atletas do elenco profissional sejam relacionadas. São elas:

  • Goleiras: Lelê, Tainá, Paty e Mary Camilo;
  • Laterais: Tamires, Yasmim, Carol Tavares, Isabela, Katiuscia e Paulinha;
  • Zagueiras: Tarciane, Mariza, Andressa, Erika e Giovanna Campiolo;
  • Meio-campistas: Diany, Ju Ferreira, Luana Bertolucci, Duda Sampaio, Ellen Cristine, Gabi Morais, Gabi Zanotti, Grazi e Vic Albuquerque;
  • Atacantes: Miriã, Millene, Jheniffer, Jaqueline, Gabi Portilho, Fernanda e Carol Nogueira.

Ainda, o clube poderá utilizar jogadoras das categorias de base, sendo que as com 18 anos podem atuar sem restrições. Por outro lado, apenas cinco atletas que têm entre 15 e 17 anos podem ser escaladas a cada jogo.

A FPF também limita a inscrição de 15 atletas estrangeiras, sendo que apenas cinco podem aparecer na súmula de cada partida. No entanto, isso não afeta o elenco comandado por Arthur Elias, já que não possui nenhuma atleta vinda de fora do Brasil.

Transmissão

Nessa edição, o Paulistão Feminino terá diversas opções de transmissão. Em cada rodada da primeira fase, um jogo será exclusivo do SporTV, outro da Centauro e outro da TNT/HBO Max/YouTube Paulistão. Já os demais confrontos serão televisionados pelo canal Futebol Paulista no YouTube, que pertence à FPF.

Passando para o mata-mata, as semifinais contarão com transmissão da TV Cultura e a final será televisionada no sinal aberto pela TV Globo.

Veja mais em: Corinthians Feminino, Campeonato Paulista e Títulos do Corinthians Feminino.

Veja Mais:

  • Augusto Melo e Fabinho Soldado tentam repor a saída de António Oliveira

    Corinthians entra em contato com dois treinadores após demissão de António Oliveira

    ver detalhes
  • Hugo Souza será jogador do Corinthians ao menos até o fim de 2024

    Corinthians anuncia a contratação do goleiro Hugo Souza; confira

    ver detalhes
  • Corinthians se reapresentou na tarde desta terça-feira ao CT

    Corinthians se reapresenta após derrota no Dérbi com novo reforço e sob comando de interino

    ver detalhes
  • A barreira do Palmeiras no momento da falta estava posicionada irregularmente

    Primeiro gol levado pelo Corinthians no Dérbi foi irregular; veja a regra

    ver detalhes
  • Fred Luz é o novo CEO do Corinthians

    Corinthians anuncia CEO e diretor financeiro; clube marca apresentação

    ver detalhes
  • Fred Luz foi confirmado como o novo CEO do Corinthians

    Corinthians confirma Fred Luz para cargo de CEO; saiba quem é o novo chefão corinthiano

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: