Venha fazer parte da KTO
x

Machismo e racismo: relembre as quatro polêmicas recentes de Mané da Carne no Corinthians

8.6 mil visualizações 138 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Mané da Carne possui uma série de polêmicas no conselho do Corinthians

Mané da Carne possui uma série de polêmicas no conselho do Corinthians

Rodrigo Vessoni/Meu Timao

Manoel Ramos Evangelista, mais conhecido como Mané da Carne, é um conselheiro vitalício do Corinthians que é ativo desde os tempos em que Alberto Dualib era o presidente do clube. O apelido veio por conta da sua primeira aparição no Timão, quando vendia carne para o Parque São Jorge na época de Dualib.

Muito próximo de Andrés Sanchez, Mané foi se envolvendo cada vez mais na política do Corinthians e hoje faz parte do quadro de conselheiros do clube. Entretanto, acumula uma série de polêmicas contra outros membros do conselho ou para personagens conhecidos, como a primeira dama Janja, que recebeu ofensas de Manoel no final de 2022.

O Meu Timão relembra a sequência de polêmicas que Mané da Carne protagonizou desde 2021, quando o primeiro caso foi relatado, até abril de 2023, sendo acusado de racismo contra outro conselheiro do Timão durante a reunião para aprovação das contas do clube de 2022.

Machismo no WhatsApp

O primeiro caso veio a público em novembro de 2021, quando Analu Tomé, que não é fixa no quadro, reportou mensagens enviadas pelo companheiro de conselho com teor machista. Em suas redes sociais, a conselheira divulgou uma imagem da mensagem que recebeu e disse que não foi a primeira vez que recebeu de Mané uma mensagem do tipo.

O caso acabou não indo para frente, pois de acordo com o conselho de ética do Corinthians, o WhatsApp não é considerado um meio oficial do clube e assim não pode ser usado como prova contra um dos seus conselheiros. Mesmo com isso, Analu afirmou que decidiu publicar nas suas redes sociais para explanar o caso e mostrar como as mulheres são tratadas no clube.

Veja o que Mané da Carne escreveu para Analu Tomé:

"Pode ter certeza. Deleto tudo o que vocês posta (sic). É muita sacanagem ler essas bobagem que vocês posta (sic), vai arrumar um tanque de roupa pra se divertir".

Ameaça de agressão

Em junho de 2022, outra conselheira do Corinthians, desta vez Susy Miranda Sanchez, denunciou Manoel por uma ameaça de agressão em uma reunião do conselho. Em carta entregue para o presidente do conselho deliberativo, Alexandre Husni, foi relatado uma ameaça formal, alegando que Mané iria dar um soco no rosto da companheira.

Na oportunidade, o conselho corinthiano estava reunido para aprovar as contas com a Caixa Econômica Federal, porém Manoel acabou perdendo o controle e acabou humilhando Susy, além de fazer uma séria ameaça contra outra conselheira do clube.

Mané teria falado para a conselheira calar a boca, pois caso contrário, ele iria dar um soco no rosto de Susy para que ela não falasse mais nas reuniões.

"Estou de saco cheio da senhora, sim, só fala merda, cala sua boca de bosta! Qualquer dia eu ainda vou te quebrar na porrada".

"Mulher tem que tomar porrada para aprender a ficar de boca fechada! Fecha essa sua matraca! A senhora é um lixo".

Ofensa contra Janja

Em dezembro de 2022, Mané da Carne voltou aos holofotes de forma negativa no Corinthians. O conselheiro escreveu nas redes sociais críticas contra o presidente Lula e Janja, sua esposa, porém acabou passando do ponto na forma como falou da atual primeira dama do Brasil e chamou-a de "putana".

Pouco tempo depois, Mané revelou que acabou sendo injusto nas sua palavras e que proferiu ofensa para alguém que ele não conhecia.

“Vamos aguardar esses anos com o sapo barbudo e a putana da Janja e os quarenta ladrões".

Acusação de racismo

Na noite desta segunda-feira, durante uma reunião para aprovação de contas de 2022 do Corinthians, o conselheiro do Corinthians Luiz Ricardo Alves acusou Manoel de cometer um ato racista, chamando o colega de "neguinho" ao pedir para que Mané respeitasse o espaço de fala de outro conselheiro que discursava no momento.

Conhecido como Seedorf internamente, Luiz Ricardo contou que enquanto relatava para a polícia o ocorrido, viu alguém tirando Mané do local e colocando em um carro para que pudesse se livrar da acusação que estava sendo feita.

Assim como nos outros casos contra conselheiros, Mané da Carne subiu o tom da fala e indicou que estava disposto a calar outros membros do conselho usando de força bruta ou por meios agressivos, como foi visto na última noite, com um ato de racismo cometido.

"Em um dado momento da reunião, os conselheiros estavam falando e o Mané começou a proferir algumas palavras e nesse momento eu falei para ele: ‘Deixa ele terminar de falar’. Ele falou assim: 'Cala a boca, neguinho. Vai tomar no seu c*’”, relatou Luiz Ricardo Alves.

Veja mais em: Parque São Jorge, Duílio Monteiro Alves e Andrés Sanchez.

Veja Mais:

  • Corinthians encaminha contratação de volante do Athletico-PR

    Corinthians encaminha contratação de volante do Athletico-PR

    ver detalhes
  • Ramón Diaz pode ser o próximo técnico do Corinthians

    Corinthians avança com novo treinador após obstáculos com Fábio Carille

    ver detalhes
  • Gustavo Mosquito pediu rescisão devido a salários atrasados

    Gustavo Mosquito pede rescisão de contrato com o Corinthians por atraso de salários

    ver detalhes
  • Arthur Sousa agarrado à bola durante atividade matinal

    Arthur Sousa entra na Justiça para rescindir contrato com o Corinthians

    ver detalhes
  • Romero em campo durante jogo do Corinthians contra o Argentinos Juniors

    Corinthians trabalha para ter Romero em jogo 'decisivo' do Brasileirão; entenda

    ver detalhes
  • Fred Luz foi anunciado CEO do Corinthians nesta quarta-feira

    Novo CEO do Corinthians compara situação do clube à de quando esteve no Flamengo

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: