Venha fazer parte da KTO
x

Relembre detalhes, polêmicas e os números da passagem de Vítor Pereira no Corinthians

2.3 mil visualizações 31 comentários Reportar erro

Vítor Pereira comanda treinamento no CT

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Na tarde deste domingo, além de encerrar a temporada, o presidente Duilio Monteiro Alves veio a público informar que o técnico Vítor Pereira não será o comandante do Corinthians em 2023.

Com o fim do ciclo do português, o Meu Timão separou os principais momentos da passagem do treinador no Parque São Jorge. Confira abaixo:

Início com expectativas

Após semanas de negociação, no dia 23 de fevereiro o Corinthians anunciou a contratação de Vítor Pereira. O treinador chegou no Timão com grande expectativa por parte da Fiel devido ao desempenho aquém do esperado da equipe vinha apresentando até o momento na temporada.

O treinador estreou no banco de reservas corinthiano no dia 5 de março, pela 10ª rodada do Campeonato Paulista, contra o São Paulo, no estádio do Morumbi. Durante o Estadual, ele não conseguiu impor suas ideias e teve sua equipe eliminada pelo mesmo São Paulo na semifinal da competição.

Começo dificultado por lesões

No início de seu trabalho, o treinador sofreu bastante com os desfalques por lesão. O maior exemplo disso foram as duas partidas das oitavas de final da Copa Libertadores: durante o primeiro confronto, o português não pode contar com oito atletas e na partida decisiva sete jogadores estavam no departamento médico do Timão. Apesar disso, o Corinthians conseguiu passar pelo Boca Juniors.

Cássio foi o principal destaque da equipe na classificação contra o Boca Juniors na Libertadores

Cássio foi o principal destaque da equipe na classificação contra o Boca Juniors na Libertadores

JUAN MABROMATA/AFP via Getty Images

Na reta final de temporada, o departamento médico voltou a ser requisitado, chegando a ter 11 atletas se recuperando de lesão ao mesmo tempo.

Temperamento explosivo

Um fator muito evidente de Vítor Pereira ao longo de sua passagem foi seu temperamento durante as partidas. Ao longo da temporada, o treinador recebeu três cartões vermelhos, assim sendo responsável por 30% das expulsões do Timão. Inclusive, o lusitano não marcou presença durante o jogo contra o Atlético-MG pois foi expulso durante a partida anterior.

Vítor Pereira teve que ser contido e foi expulso no jogo contra o Coritiba

Vítor Pereira teve que ser contido e foi expulso no jogo contra o Coritiba

Reprodução / Premiere

Além disso, o comandante foi amarelado sete vezes em 2022, se tornando, portanto, um dos integrantes da equipe que mais receberam a advertência na temporada.

VP "sincerão"

Fora de campo, um ponto que chamou atenção - tanto de forma positiva quanto negativa - foi a sinceridade do português durante a coletiva de imprensa. Sempre que questionado o técnico falava o que achava que tinha que ser dito.

Um dos episódios mais emblemáticos foi o da "barriga cheia" do time após a derrota para o Atlético-GO, durante a primeira partida das quartas de final da Copa do Brasil, que acabou gerando ruídos internos. Além dessa crítica geral, o treinador chegou a fazer críticas individuais durante as entrevistas, caso que ocorreu com Luan, Róger Guedes e, mais recentemente, Cantillo.

"Miúdos de Vítor Pereira"

Um dos fatores que conquistou a Fiel foi o bom relacionamento do treinador com os atletas da base. Diversos "miúdos", como ficaram conhecidos, passaram a completar treinamentos do Timão e participar de partidas junto ao elenco profissional.

Ao todo, seis atletas estrearam profissionalmente sob a tutela de Vítor Pereira. Foram eles: o zagueiro Robert Renan, o lateral Léo Maná, o meia Guilherme Biro e os atacantes Giovane e Wesley.

Desses, o atleta que teve maior destaque foi o defensor de 19 anos. Robert foi constantemente elogiado pelo treinador e nas últimas partidas do Timão no Campeonato Brasileiro foi titular da equipe. Agora, a expectativa é que ele tenha uma sequência maior ainda em 2023.

Robert Renan entrou em campo 13 vezes neste ano

Robert Renan entrou em campo 13 vezes neste ano

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Corinthians novamente regular em mata-matas

Sob o comando de Vítor Pereira, o Time do Povo voltou a ter destaque em competições eliminatórias. Na Copa Libertadores, o Timão apareceu novamente nas quartas de final da competição após dez anos. A última vez havia sido justamente na conquista do torneio em 2012. Já na Copa do Brasil, o Corinthians chegou a final da competição novamente após a derrota para o Cruzeiro em 2018. No entanto, em ambas as ocasiões a equipe foi superada pelo Flamengo.

Confira os números de Vítor Pereira no Corinthians

  • Jogos disputados: 64
  • Pontos Conquistados: 99
  • Aproveitamento: 51.56%
  • Vitórias: 26
  • Empates: 21
  • Derrotas: 17
  • Gol a favor: 75 (1.17 por jogo)
  • Gols contra: 57 (0.89 por jogo)

Veja mais em: Vítor Pereira.

Veja Mais:

  • Augusto Melo e Fabinho Soldado tentam repor a saída de António Oliveira

    Corinthians entra em contato com dois treinadores após demissão de António Oliveira

    ver detalhes
  • Hugo Souza será jogador do Corinthians ao menos até o fim de 2024

    Corinthians anuncia a contratação do goleiro Hugo Souza; confira

    ver detalhes
  • Corinthians se reapresentou na tarde desta terça-feira ao CT

    Corinthians se reapresenta após derrota no Dérbi com novo reforço e sob comando de interino

    ver detalhes
  • A barreira do Palmeiras no momento da falta estava posicionada irregularmente

    Primeiro gol levado pelo Corinthians no Dérbi foi irregular; veja a regra

    ver detalhes
  • Fred Luz é o novo CEO do Corinthians

    Corinthians anuncia CEO e diretor financeiro; clube marca apresentação

    ver detalhes
  • Fred Luz foi confirmado como o novo CEO do Corinthians

    Corinthians confirma Fred Luz para cargo de CEO; saiba quem é o novo chefão corinthiano

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: