Venha fazer parte da KTO
x

Análise: Corinthians passa por mais um teste e mostra que vai atacar mesmo ganhando

10.0 mil visualizações 63 comentários Reportar erro

Corinthians encarou um time bem postado defensivamente na Arena

Corinthians encarou um time bem postado defensivamente na Arena

Reprodução/TV

O Corinthians conseguiu controlar mais uma vez um adversário e, mesmo jogando contra um time que foi à Arena para se defender e jogar no contra-ataque, foi superior em quase toda a partida. Tiago Nunes mostrou alternativas de jogo e, mais do que isso, foi assertivo na vontade de jogar: nem mesmo com a vantagem e com um a mais o time recuou.

O primeiro tempo foi basicamente como era de se esperar ao reparar que o Mirassol trocou um meia por um zagueiro na escalação inicial. O time do interior se posicionou com basicamente nove jogadores defendendo e um pouco à frente, na tentativa de ser o homem para puxar os contra-ataques da equipe.

Com a bola, porém, o Corinthians conseguiu colocar em prática as ideias do seu treinador. Depois de congestionar um lado mantendo a posse de bola, o Timão tentou rápidas inversões para pegar o a defesa adversária em inferioridade numérica na zona da bola. A alternativa funcionou em três oportunidades.

Na primeira, Fagner recebeu de Mateus Vital dentro da área, mas, em vez de bater de primeira, dominou. O tempo perdido fez com que o defensor se recuperasse. O mesmo aconteceu nas vezes em que Carlos e Mateus Vital tiveram a oportunidade. Em vez de serem travados, voltaram a jogada para a defesa e tentaram trabalhar de novo a bola.

Sem essa velocidade de definição, as oportunidades de perigo saíram em lances diferentes. No primeiro, Avelar furou a pressão alta do Mirassol com um passe a Carlos, que cruzou e Mateus Vital chutou na trave. No segundo, Éderson ganhou dividida, tabelou com Ramiro e rolou para o meio da área. Depois que a bola passou por Jô, porém, ninguém entrou na segunda trave.

Segundo tempo pouco diferente

Na volta para o segundo tempo, o Corinthians incorporou ao seu arsenal a troca de passes curtos e a aproximação. Dessa forma, Luan teve uma chance clara logo de cara, em boa jogada de Carlos, e depois finalizou na sobra de um escanteio. Ainda assim, a defesa do Mirassol levou a melhor na hora de atrasar os ataques e minimizar o número de finalizações do Corinthians.

O ponto de mudança foi, é lógico, o cartão vermelho dado a Juninho após forte entrada em Carlos. Na minha humilde opinião, o lance era para amarelo - o juiz, muito mal, nem falta tinha dado. Com um jogador a mais, o Corinthians deixou de tomar tanto cuidado com o contra-ataque e passou a arriscar mais.

Tiago Nunes mandou a campo Janderson e Sidcley, avançou suas linhas e encurralou o adversário. Para ajudar, contou com o momento abençoado de Éderson. Minutos depois de ser travado em lance semelhante, ele manteve a confiança, arriscou de longe e venceu o goleiro do Mirassol.

A mudança

É aí que entra o mérito de Tiago Nunes. Mesmo com um a mais e podendo apenas se fechar para não sofrer, o Corinthians ficou basicamente os 25 minutos finais no campo de ataque adversário. Araos entrou na vaga de Luan e o time continuamente pressionou o adversário, mandando bolas na trave e exigindo boas defesas do goleiro.

Essa postura, de não se satisfazer com o resultado, mostra uma faceta diferente. E cobra o seu preço. O Mirassol, mesmo com um a menos, teve algumas situações em que poderia sair no mano a mano caso acertasse o passe. É o preço de se jogar com o time quase todo no campo do adversário.

Veja mais em: Campeonato Paulista e Retrospecto do Corinthians.

Veja Mais:

  • Augusto Melo e Fabinho Soldado tentam repor a saída de António Oliveira

    Corinthians entra em contato com dois treinadores após demissão de António Oliveira

    ver detalhes
  • Hugo Souza será jogador do Corinthians ao menos até o fim de 2024

    Corinthians anuncia a contratação do goleiro Hugo Souza; confira

    ver detalhes
  • Corinthians se reapresentou na tarde desta terça-feira ao CT

    Corinthians se reapresenta após derrota no Dérbi com novo reforço e sob comando de interino

    ver detalhes
  • A barreira do Palmeiras no momento da falta estava posicionada irregularmente

    Primeiro gol levado pelo Corinthians no Dérbi foi irregular; veja a regra

    ver detalhes
  • Fred Luz é o novo CEO do Corinthians

    Corinthians anuncia CEO e diretor financeiro; clube marca apresentação

    ver detalhes
  • Fred Luz foi confirmado como o novo CEO do Corinthians

    Corinthians confirma Fred Luz para cargo de CEO; saiba quem é o novo chefão corinthiano

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: