Consultor de marketing critica atitudes de clubes e projeta futebol após o coronavírus
760 visualizações 12 comentários Reportar erro
Por Meu Timão
![Almir Somoggi aposta na reinvenção para os clubes se reerguerem após a pandemia](http://cdn.meutimao.com.br/_upload/noticia/2020/04/25/almir-somoggi-aposta-na-reinvencao-para-os_iy941w.jpg)
Almir Somoggi aposta na reinvenção para os clubes se reerguerem após a pandemia
Divulgação
O mundo do futebol passa por grandes incertezas durante a pandemia do coronavírus. Além de não saber como e nem quando as equipes poderão voltar a campo, o cenário pós-pandemia também é incerto. O consultor de marketing Amir Somoggi, sócio da Sports Value, projetou o que pode acontecer.
"Os clubes vão encarar um cenário no qual as pessoas estão com menos dinheiro e o futebol nacional passa por uma crise de imagem. O desafio de cada equipe será se adequar a um modelo de gestão para esta nova realidade", analisou, em entrevista ao Lance!.
O Corinthians, por exemplo, já vem encontrando dificuldades financeiras com a perda de sócios no plano Fiel Torcedor e o não pagamento de alguns patrocinadores. De olho no futuro, o clube tem também um projeto para "levar torcedores à Arena" em duelos com portões fechados.
Leia também: Comentarista vê pausa como prejudicial para Tiago Nunes: 'Quanto mais demora, mais difícil fica'
De acordo com o especialista, os clubes terão que se reinventar para alcançar uma retomada financeira após a crise, que deve causar uma queda de 5% a 7% no PIB. Ainda segundo ele, os clubes perderam a oportunidade de usar outros meios, como o digital, para amenizar um prejuízo projetado em R$1,1 bilhão.
"Ainda não dá para ver com clareza como será o futuro pós-coronavírus. A projeção que haverá uma queda brusca, com o PIB a -5%, -7%, mas ainda há uma incógnita sobre como estará o consumo dos torcedores e o investimento dos patrocinadores na retomada. Agora, é inegável que os clubes perderam a oportunidade de se engajar em ações no meio digital, inclusive com patrocinadores. Após aquele primeiro momento da novidade da quarentena, que era novidade, as pessoas estão cansadas, estressadas. Por que naquele primeiro momento os clubes não fizeram webséries, sugestões de práticas esportivas para serem feitas em casa propostas por fisioterapeutas do clube, por jogadores, ou palestras motivacionais com treinadores, capitão, explorando imagem do clube falando para que a criançada aguentasse firme? Coisas que realmente trouxessem impacto com seus torcedores em relação à saúde pública! Diversas ideias foram deixadas de lado. No momento, só dá para exaltar de fato os heróis da saúde pública, o que é uma obrigação, pois lá está a salvação da sociedade. Mas, depois, os clubes terão de encarar um mundo mais duro e difícil e com um ambiente de crise profunda causado pela pandemia".