eSports promete e o Corinthians devia montar um time
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Opinião de Danilo Augusto
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Mundial de League of Legends costuma encher estádios de futebol
Foto: Reprodução
Que eu me lembre, o Corinthians tem equipe de futebol, futsal, futebol de sete, futebol feminino, vôlei, natação, futebol americano, MMA, ciclismo, futebol de areia e remo.
Eu acho que o Corinthians deveria ter uma equipe de eSports, pensando num público mais jovem, acostumado a jogar FIFA, Counter-Strike, Street Fighter V, Dota, League of Legends e etc.
Se você não joga ou nunca jogou nem "campo minado" no Windows, tudo bem. Você não precisa acompanhar, do mesmo jeito que dificilmente acompanha a natação no Timão, e vida que segue. Só que tem muita gente curte, acompanha e gasta (ou investe) dinheiro e tempo para jogar e assistir partidas de videogame.
Mas o Corinthians gastaria dinheiro com isso?
O ideal é o projeto de um time de eSports é ser no mínimo autossustentável ou até mesmo lucrativo. E não é nem muito difícil. O custo de cinco atletas e um treinador de League of Legends, por exemplo, que é o game mais jogando no mundo, não equivale a 20% de um salário de atleta de ponta do futebol profissional.
O mercado é tão promissor que até mesmo o Ronaldo Fenômeno, é sócio de uma equipe chamada CNB. Em 2016, eles foram vice-campeões brasileiros numa final que passou ao vivo no SporTV. A final, aliás, foi no Ginásio do Ibirapuera, e a transmissão, com narrador e tudo mais, teve audiência de 2,1 milhões de expectadores. Na TV, assistiram 1.4 milhão de pessoas, enquanto 700 mil acompanharam pela Internet por stream.
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A premiação desses campeonatos também é considerável. A equipe campeã do mundial de DOTA 2 em 2016 recebeu cerca de U$8.8 milhões (aproximadamente 30 milhões de reais), o triplo da premiação do Campeonato Brasileiro de futebol em 2016.
Quem do futebol já está nessa?
O Santos tem uma equipe já disso. O Flamengo está montando uma. Na Europa, clubes como PSG, Schalke 04 e Wolfsburg estão montando equipes de eSports.
O PSG é um case interessante também. A equipe francesa tem dois patrocinadores para o time. A ASUS, fabricante de notebooks, celulares, relógios e outros eletrônicos tem a cota master da camisa do time. A PMU, que patrocina a equipe de futebol, patrocina também a manga da camisa do PSG eSports.
Qual é a probabilidade do Corinthians abraçar a ideia?
Quanto mais o tempo passa, fica mais difícil. As outras equipes que já estão presente nesse cenário de eSports vão ganhando espaço e até mesmo torcedores. O time da "paiN Gaming", por exemplo, chegou a ter 3.600 sócios-torcedores pagando R$9.90 por mês, superando o número de sócios de clubes tradicionais de futebol, como Portuguesa, Guarani, Goiás e América-MG.
Em março de 2017, Vinicius Azevedo, gerente de marca do Corinthians, falou sobre a o assunto em entrevista ao UOL Esporte:
"Já tivemos contato com algumas equipes e também com empresas que atuam diretamente no segmento de eSports, mas a dificuldade é construir um modelo financeiramente sustentável, visto que o clube jamais iniciaria um movimento deficitário. Se for para entrarmos no jogo, queremos uma equipe de ponta, para brigar de igual para igual com as principais", disse Vinicius.
Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.
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