Meu Timão

Entrar

Opositores de Augusto Melo emitem carta aberta criticando administração do Corinthians

Danilo Augusto / Meu Timão

8.0K 260

Cabo de guerra

Oposição do Corinthians publica carta com críticas à atual gestão; aliados respaldam Augusto Melo

Por Meu Timão

visualizações 8.0K comentários 260 15

Nesta sexta-feira, a oposição da atual gestão do Corinthians publicou uma carta aberta criticando a administração liderada pelo presidente Augusto Melo. O documento é assinado por associados e torcedores das Chapas 10-Renovação e Transparência, 11-Fiéis Mosqueteiros, 15-Tradição e 22-Preto no Branco.

Os grupos manifestam preocupação com os seis primeiros meses da nova gestão, apontando "sérios problemas de competência" e "responsabilidade" que, segundo eles, têm causado sérios prejuízos ao clube. Além disso, destacam as tentativas de desviar o foco dos erros cometidos, responsabilizando a oposição por falhas da administração.

Os pontos de preocupação citados na carta aberta incluem:

  • Escândalo envolvendo o patrocínio da VaideBet, desde rescisão contratual até pagamentos irregulares de comissões.
  • Aumento alarmante da dívida do clube, com acréscimo de cerca de R$ 160 milhões em apenas três meses.
  • Falta de estrutura no Clube Social após campanha de captação de novos associados.
  • Suspeitas de aumento de custos em contratos com fornecedores de serviços na Neo Química Arena e CT.
  • Questionamentos sobre a contratação do jogador Matheuzinho e influência de terceiros não autorizados.
  • Papel e influência do "amigo" e empresário Igor na direção do clube, incluindo questões financeiras e de acesso ao CT.
  • Contratação de apoiadores de campanha como funcionários do clube, levantando suspeitas de favorecimento político.
  • Aumento significativo na folha de pagamento, sem transparência orçamentária adequada.
  • Abandono do departamento de Compliance e dos contratos com consultorias externas, comprometendo governança e transparência.
  • Denúncias de ingerência do diretor administrativo Marcelo Mariano em diversos setores do clube.
  • Gestão da base e contratações suspeitas, supostamente ligadas a apoios políticos.
  • Problemas no departamento de futebol profissional, incluindo gastos elevados sem resultados condizentes e gestão caótica.

Ainda na carta, os opositores solicitam a presença de Augusto Melo na próxima reunião do Conselho Deliberativo para esclarecer os pontos mencionados anteriormente. Eles também pressionam o presidente a reconhecer sua incapacidade de governar ou considerar renunciar, destacando que os problemas como altos gastos sem resultados adequados são atribuídos a sua gestão.

Augusto Melo assumiu a presidência do Corinthians em 2 de janeiro deste ano. Em apenas 178 dias, promoveu uma grande reformulação no elenco de futebol profissional masculino. Além disso, sua gestão não se livrou de polêmicas, sendo uma das mais sérias relacionada a um suposto esquema de laranja na intermediação da VaideBet, ex-patrocinadora máster do clube . O Timão, vale lembrar, segundo balanço financeiro aprovado de 2023, tem dívida total próxima a R$ 2 bilhões.

Situação mostra força

Pouco depois da carta aberta publicada pela oposição, quatro chapas do Timão saíram em defesa do mandatário corinthiano. A Chapa 55-Paixão Corinthiana, 77-São Jorge, 30 e 90 respaldaram a atual gestão em comunicados oficiais, em meio ao momento turbulento dentro dos gramados e de protestos.

As quatro publicações tiveram teor parecido, reiterando o apoio à administração de Augusto e criticando "pressões" e "fake news" que podem prejudicar o clube alvinegro. Além disso, a Chapa 77 concordou com o contrato do Corinthians junto à Liga Forte União (LFU) para venda dos direitos de transmissão dos próximos cinco anos , que ainda passará pelo Conselho de Orientação (CORI) - veja abaixo.

Na última quinta-feira, as propriedades do Corinthians foram alvo de protesto e invasão por parte de membros da Gaviões da Fiel, principal organizada do clube . Os integrantes chegaram a conversar com Augusto na sala da presidência.

Dentro de campo, o Corinthians atravessa uma fase delicada. Após uma eliminação precoce no Paulistão, o time alvinegro luta no Brasileirão para escapar da zona de rebaixamento, ocupando a 18ª posição com apenas uma vitória em 12 jogos . Nas copas, Sul-Americana e Copa do Brasil, a equipe alcançou as oitavas de final.

Confira a carta aberta feita pela oposição

Uma publicação compartilhada por vote chapa 10 (@renovacaotransparencia)

Veja o apoio das chapas de situação

Veja mais em: Augusto Melo e Diretoria do Corinthians.

Confira mais novidades do Corinthians

260 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop