Meu Timão

Entrar

Psicóloga Anahy Couto chegou ao Corinthians no início da temporada

Rodrigo Coca/Agência Corinthians

1.2K 16

Acolhedor

Psicóloga do Corinthians elogia ambiente do Timão e explica trabalho com grupo de jogadores

Por Meu Timão

visualizações 1.2K comentários 16 0

A psicóloga Anahy Couto, um dos "reforços" do Corinthians para a temporada de 2024, foi a protagonista da Corinthians TV nesta quinta-feira. Em entrevista ao canal, a profissional relembrou sua trajetória e o ambiente vivido no Timão.

Formada em psicologia há 27 anos, Anahy descreveu sua infância e as motivações que a levaram para o futebol, com pós-graduação em Psicologia do Esporte. Ela reforçou que, apesar de um caminho complicado, é possível desbravar essa área, em um ambiente integrado por homens em sua maioria.

"Sou uma pessoa que acredita. Uma mulher que acredita sempre, que vem de uma família grande, com mais três irmãos. Venho de uma infância livre e gostosa, mas também de muitos desafios, de momento difíceis da pré-adolescência e que me fez acreditar mais nas coisas e usar isso tudo para desbravar o mundo. Me acho uma desbravadora", iniciou.

"Não foi fácil, mas é muito possível. Vejo que o esforço, o estudo, o trabalho, é um caminho que te leva ao crescimento. Chegar aqui é consequência de tudo que foi plantado, é vencendo os desafios, se comprometendo, trabalhando, dando conta de tudo. Quando falamos do Dia Internacional da Mulher, falamos de uma mulher no trabalho, que tem uma carreira, falamos também que traz um ninho, filhos, uma estrutura que não tem que pra quem delegar. Isso também é muito desafiador", completou Anahy.

Ela foi contratada no início de 2024 , assumindo um posto inédito na equipe masculina do Corinthians. Antes no São Paulo, Anahy, mesmo com pouco tempo de casa, elogiou o ambiente acolhedor do Timão, perceptível no dia a dia do CT Joaquim Grava, segundo a profissional. Ela chegou a dizer que o Corinthians é um "sonho" ao descrever o clube em uma palavra, além do desejo de ser campeã.

"Emoções passam. Quando você chega num ambiente em que é acolhido, bem-recebido, quem chega e não abraça o outro? Todos se abraçam aqui, tem esse carinho, isso é muito presente. Quando chega nesse ambiente, você se sente psicologicamente bem, é gostoso chegar aqui, olhar do lado e ver que ter alguém ali", celebrou Anahy.

Após uma temporada ruim em 2023, o clube do Parque São Jorge foi alvo de críticas pela falta de um profissional na área para apoiar atletas e comissão técnica. Anahy Couto explicou brevemente como é a metodologia de trabalho em um time como o Corinthians.

"O trabalho do psicólogo em si é que a gente ensine quem está com a gente ter um uso e proveito melhor das suas emoções. Isso é no consultório, na empresa, no futebol. É ensinar o atleta reconhecer quais emoções ele tem ali e como ele pode usar essas emoções ao seu favor. Isso passa pelo autoconhecimento. Tenho que me autoconhecer, reconhecer as emoções, saber nomear, a intensidade de cada uma delas, em que momento que uso, como ressignifico determinadas situações, para ter o maior aproveitamento", finalizou.

Veja mais em: Elenco do Corinthians e Departamento Médico.

Confira mais novidades do Corinthians

16 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop