Meu Timão

Entrar

Ao todo, 27 jogadores entraram em campo na final do Mundial de 2012, sendo 13 do Corinthians e 14 do Chelsea

Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

8.3K 36

Onde estão?

Veja por onde andam os 27 jogadores da final do Mundial de 2012

visualizações 8.3K comentários 36 20

Na manhã desta terça-feira, o atacante Eden Hazard confirmou sua aposentadoria . O belga esteve em campo defendendo o Chelsea, da Inglaterra, na final do Mundial de Clubes de 2012, que terminou em título do Corinthians . Contando com ele, 15 jogadores daquele dia já penduraram as chuteiras.

O Meu Timão separou por onde andam os 27 atletas, 13 representando o Corinthians e 14, o Chelsea, que entraram em campo naquela final. Confira!

Corinthians

Cássio

Cássio é um dos três jogadores que ainda defendem o Corinthians

Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Cássio segue no Corinthians desde 2012, consolidando-se como ídolo do clube. O goleiro, atualmente com 36 anos, segue sendo o titular da posição e tem contrato com o clube até o fim de 2024.

Alessandro

Assim que se aposentou, Alessandro virou dirigente no Corinthians

Felipe Szpak / Agência Corinthians

Capitão daquele time, o lateral-direito pendurou as chuteiras ao fim de 2023 e logo em seguida assumiu um cargo na diretoria do Corinthians. No entanto, deixará de cuidar do clube fora das quatro linhas quando acabar a temporada , conforme noticiou o Meu Timão.

Chicão

Chicão pendurou as chuteiras em 2016

TORU YAMANAKA/AFP via Getty Images

O zagueiro permaneceu no Corinthians por mais um ano, saindo em 2013 para defender o Flamengo. Depois, em 2015, assinou com o Bahia e, na sequência, com o Delhi Dynamos, da Índia, que viria a ser sua última equipe da carreira, já que em 2016 decidiu se aposentar. É dono, atualmente, de uma web rádio.

Paulo André

Ao se aposentar, Paulo André virou dirigente

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Seguiu no clube até 2014, quando se transferiu para o Shanghai Shenhua, da China. Entrou com um processo contra o Timão devido a alguns valores que tinha a receber. Quando se aposentou, foi trabalhar como dirigente, passando por Athletico-PR e Cruzeiro, onde firmou-se como um "braço direito" de Ronaldo Fenômeno. Nesse momento, assumiu um cargo no Real Valladolid, da Espanha, outro clube do ex-jogador.

Fábio Santos

Fábio Santos, aos 38 anos, é titular no Corinthians

Jhony Inácio/Meu Timão

Outro que segue no Corinthians é Fábio Santos. O lateral-esquerdo é o titular da posição aos 38 anos e, ao que tudo indica, faz sua última temporada como jogador profissional . Vale destacar que essa é a segunda passagem do jogador pelo Timão. Saiu pela primeira vez em 2015 e retornou em 2020 após passar pelo Cruz Azul, do México, e Atlético-MG.

Ralf

Ralf deixou o Corinthians em 2016 e mais uma vez em 2020

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

O volante segue atuando profissionalmente mesmo aos 39 anos. Ralf deixou o Corinthians em 202 após o técnico Tiago Nunes não querer mais contar com o atleta. Na sequência rodou por algumas equipes até se firmar no Vila Nova em 2022. Nessa temporada, inclusive, é um dos destaques da equipe goiana , sendo eleito melhor volante do Campeonato Goiano 2023.

Paulinho

Paulinho, neste momento, trata rompimento do LCA

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Após o Mundial, Paulinho acabou sendo negociado com o Tottenham, da Inglaterra, em 2013. Em seguida, foi para o Guangzhou, da China, Barcelona, da Espanha, e Al-Ahli, da Arábia Saudita. Retornou para sua segunda passagem no Corinthians no final de 2021, mas pouco tem atuado devido a dois rompimentos do ligamento cruzado anterior do joelho. Atualmente está tratando uma dessas lesões, inclusive.

Jorge Henrique

Jorge Henrique segue jogando futebol, mas Fut7

Lintao Zhang/Getty Images

Peça essencial do Corinthians de 2012, Jorge Henrique veio a deixar o Parque São Jorge em 2013 após um desgaste interno com o técnico Tite. Deixou de atuar no futebol profissional em 2023, assinando com o SA Betesporte, time de Fut7 do Recife. Nesse ano venceu o Mundial de Clubes da modalidade defendendo a equipe recifense .

Danilo

Danilo comanda o Corinthians Sub-20 atualmente

Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians

O meia seguiu no Corinthians até 2018, quando foi para o Vila Nova devido ao Corinthians não renovar seu contrato. Pendurou as chuteiras em 2020 e virou técnico na sequência. Assumiu o Sub-23 do Timão e depois o Sub-20 em 2022, onde segue até então.

Emerson Sheik

Um dos líderes do elenco de 2012, Emerson Sheik aposentou-se em 2018

Kaz Photography/Getty Images

Entre idas e vindas, o atacante defendeu o Corinthians por mais quatro anos após 2012. O último foi em 2018, quando retornou ao Parque São Jorge para se aposentar. Chegou a assumir um posto na diretoria do clube depois, deixando-a em 2019 . Atualmente é um dos apresentadores do programa esportivo "Arena SBT".

Guerrero

Guerrero foi o herói do título do Mundial

TOSHIFUMI KITAMURA/AFP via Getty Images

Paolo Guerrero foi o centroavante do Corinthians até 2015, quando migrou para o Flamengo ao fim de seu contrato com o Timão. Depois passou por algumas equipes até firmar-se na LDU, do Equador, em 2023, guiando a equipe à final da Sul-Americana, que será disputada contra o Fortaleza, algoz alvinegro.

Wallace

Em 2023, Wallace assinou com o Brusque

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Sem espaço no Corinthians, o zagueiro deixou o Parque São Jorge logo após o Mundial, assinando com o Flamengo. Passou três anos no Rio de Janeiro e foi migrando de equipes na sequência. Defende o Brusque nessa temporada.

Martínez

Martínez deixou o Corinthians em janeiro de 2013

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

O atacante argentino foi outro que saiu do Corinthians após a disputa do Mundial. O atleta migrou para o Boca Juniors, da Argentina. Passou pelos Estados Unidos e outros times de sua terra natal, sendo a último o Almirante Brown. Aos 37 anos, ainda não se aposentou, mas está sem clube.

Chelsea

Petr Cech

O arqueiro tcheco seguiu no Chelsea até 2015, quando assinou com o Arsenal, também da Inglaterra. Aposentou-se do futebol em 2019, tornando-se goleiro de hóquei no gelo. Atua, nesse momento, no Oxford City Stars.

Ivanovic

O lateral sérvio permaneceu no Chelsea até 2017 e depois passou pelo Zenit, da Rússia, e West Bromwich, da Inglaterra, onde se aposentou em 2021.

Cahill

Cahill ficou no Chelsea até 2019, consolidando-se como um dos ídolos recentes do clube. Depois passou pelos também ingleses Crystal Palace e Bournemouth, aposentando-se em 2022 quando seu contrato com o segundo clube chegou ao fim.

David Luiz

O zagueiro marcou sua carreira atuando pelo Chelsea e depois foi o Paris Saint-Germain, da França, onde formou dupla com Marquinhos, jogador revelado pelo Corinthians. Deixou a Europa em 2021 para assinar com o Flamengo. Recentemente, o empresário Will Dantas, que comanda a carreira de Pedrinho, afirmou que tentou levar o defensor ao Parque São Jorge, mas que Vítor Pereira barrou sua contratação.

Ashley Cole

O lateral é considerado ídolo da equipe londrina, deixando-a em 2014 para defender a Roma, da Itália. Pendurou as chuteiras em 2019 e nesse momento é auxiliar técnico da seleção inglesa Sub-21.

Ramires

O volante brasileiro transferiu-se para o futebol chinês em 2016, onde permaneceu até 2019, quando assinou com o Palmeiras. Não teve sucesso no Brasil, porém, e ao ficar sem clube, decidiu aposentar-se em 2022. O agora ex-jogador, inclusive, fez duras críticas ao futebol nacional.

Lampard

Outro que se firmou como ídolo do Chelsea, Lampard aposentou-se em 2017 após defender o New York City, dos Estados Unidos. Virou treinador em seguida, mas ainda não se firmou em nem uma equipe. Chegou a comandar os londrinos em três ocasiões, sendo a última entre abril e junho de 2023 como interino.

Moses

O ala nigeriano seguiu tendo contrato com o Chelsea, mas foi emprestado para diversas equipes até 2021, quando assinou com o Spartak Moscou, da Rússia, onde segue até então.

Juan Mata

O meia espanhol segue atuando. Após deixar o Chelsea, em 2014, chegou a ter destaque pelo Manchester United. Deixou a Inglaterra em 2022 para defender o Galatasaray, da Turquia, e atualmente atua no Vissel Kobe, do Japão.

Hazard

Como dito no início desse texto, Hazard pendurou as chuteiras nesta terça. Após o Mundial, o belga ficou no Chelsea até assinar com o Real Madrid, da Espanha, em 2019, que viria a ser seu último clube.

Fernando Torres

O centroavante ficou marcado no Mundial de 2012 por ter sido parado por Cássio. Fernando Torres pendurou as chuteiras em 2019. Seu último clube foi o Sagan Tosu, do Japão. É técnico do time Sub-19 do Atlético de Madrid, da Espanha, atualmente.

Azpilicueta

O defensor espanhol firmou-se no Chelsea na sequência do Mundial, ficando até 2023 no clube. Assinou com o Atlético de Madrid e segue na equipe.

Oscar

Uma das referências técnicas daquela equipe, Oscar deixou o Chelsea em 2017 para assinar com o SIPG, da China, equipe que defende até o momento. O meio-campista teve sua vinda para o Corinthians especulada em 2022 devido à boa relação com Vítor Pereira. No entanto, o presidente Duilio Monteiro Alves logo desmintiu .

Marin

O meia havia recém chegado no Chelsea em 2012. Não se firmou, porém, e foi emprestado diversas vezes até o fim de seu contrato. Aposentou-se em 2022, tendo o Ferencváros, da Hungria, como sua última equipe.

Veja mais em: Mundial de Clubes, Jogos Históricos, História do Corinthians, Corinthians x Chelsea, Paulinho, Fábio Santos e Cássio.

Confira mais novidades do Corinthians

36 Comentários Comentar >

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop