Meu Timão

Entrar

Paulinho comemora gol marcado

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

2.1K 28

Volta logo, ídolo!

Paulinho conta mais da sua relação com o Corinthians em carta emocionante ao clube

Por Meu Timão

visualizações 2.1K comentários 28 5

O Corinthians completa 113 anos de história nesta sexta-feira, dia 1 de setembro de 2023. Em lembrança a data, o The Players Tribune, divulgou texto de Paulinho, volante do Timão, que contou mais sobre sua relação e história com o clube do Parque São Jorge.

Um dos temas abordados pelo jogador foi a conquista do Mundial de 2012, no Japão. O Corinthians se sagrou bicampeão do mundo ao vencer o Al-Ahly na semifinal e na decisão bateu o Chelsea por 1 a 0, com gol marcado por Guerrero. Paulinho era peça fundamental daquela equipe e falou mais sobre a conquista.

"Com toda sinceridade… Olhando pra trás, dá pra dizer que não dava para o Chelsea. Eu lembro bem do jogo contra o Al-Ahly. Foi quando a gente teve a noção exata da invasão corinthiana em Yokohama. Foi uma coisa incomparável, um negócio de arrepiar. O estádio inteiro de preto e branco. É claro que a gente merecia estar lá, que merecia ganhar. Mas a única certeza que tínhamos antes do jogo começar é que ia ter entrega, nunca apatia", contou o atleta.

"E foi assim. Toquei de letra para o Jorge Henrique, que me devolveu de cabeça. Eu puxei para dentro da área, de frente pro gol, defesa do Chelsea desorganizada, tava pronto pra chutar, mas a bola escapou um pouco…Eu vi o Danilo chegando pra finalizar, dei um passo para trás, esperando que ele ia meter o pé, mas… Pera! O que o Danilão tá fazendo?", disse.

"Ele resolveu dar um corte com toda tranquilidade do mundo, como se a gente estivesse ganhando ou aquilo fosse um amistoso. Só um cara como ele pra fazer aquilo. Nesse momento eu não podia fazer mais nada. Prendi a respiração. Só assisti e torci: “chuta, chuta, chuta!”. E o Danilão finalmente chutou! Campeões mundiais. O resto é história", prosseguiu.

Antes da conquista do Mundial, para chegar até o Japão, o Corinthians teve que conquistar a Libertadores de 2012. Paulinho também foi essencial no título inédito, sendo um dos destaques da campanha invicta do Timão naquele ano.

O então camisa 8 fez um dos gols mais importantes daquela Libertadores. No jogo da volta das quartas de final contra o Vasco, Paulinho subiu mais alto que a zaga rival e aos 42 minutos do segundo tempo marcou o gol da classificação. Na comemoração, o volante subiu no alambrado do Pacaembu e comemorou junto com torcedor.

Paulinho apontou que esse é o primeiro momento que vem na sua cabeça ao pensar em Corinthians. O jogador aproveitou para contar mais detalhadamente como foi esse dia histórico na sua vida também para os torcedores alvinegros.

"Aos 42 do segundo tempo, o jogo 0 a 0, Alex bate o escanteio, eu subo e acerto a cabeçada no cantinho. Tentei tirar a camiseta e não consegui, tentei gritar, grito não saiu, fui rodeado pelos companheiros, mas não consegui comemorar com eles. A única coisa que deu certo foi escalar aquele alambrado. Lá em cima, enfim, eu consegui gritar", falou.

"Foi quando apareceu aquele torcedor, o Lucas, e me abraçou. Ali eu abracei ele, mas também o menino que eu fui um dia. O menino que cresceu no Parque Novo Mundo, do outro lado da Marginal, e que conhecia bem a sensação de estar, ao mesmo tempo, perto e longe do Corinthians", contou.

"Esse menino abraçou a Fiel inteira. E quer saber? Não basta qualidade técnica, dedicação ou sorte. Ninguém escala aquele alambrado, ninguém abraça um time e uma torcida de 113 anos, se não tiver respeito", disse.

Paulinho faz atualmente sua segunda passagem pelo Corinthians. A primeira aconteceu entra 2010 e 2013, se encerrando ao se transferir para o Tottenham, da Inglaterra. Após passagens pela Seleção Brasileira, Barcelona e futebol chinês, o volante retornou ao Timão na última temporada, mas vem sofrendo com lesões graves no joelho.

A primeira aconteceu em maio de 2022, quando rompeu os ligamentos do joelho contra o Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro. O jogador ficou afastado por dez meses dos gramados e conseguiu voltar a atuar apenas em 2023. Após conseguir recuperar ritmo de jogo e estar sendo peça fundamental do Timão, Paulinho sofreu a mesma lesão e deve retornar aos campo só em 2024.

O atual camisa 15 do elenco alvinegro comentou sobre os momentos delicados que vem vivendo desde seu retorno ao Corinthians. Paulinho revelou que não pensou em desistir do futebol após a segunda lesão, mas que viu como o aprendizado para voltar mais forte.

"Nesta segunda lesão, não pensei em desistir do futebol, mas descobri muita coisa sobre mim mesmo. A principal foi que, ao escolher ser jogador, eu também escolhi ser ausente. Ausente com os amigos, com os filhos, com a família e até com os cachorros! Nunca tinha me dado conta disso", revelou.

"Pensei que a lesão estava ali e que eu precisava me recuperar, mas, enquanto isso, decidi correr atrás do tempo perdido. Por que deixar para depois se você pode fazer a diferença agora? Pela primeira vez na vida, tenho tempo para passear com meus cachorros, levar meus filhos na escola, ajudar minha esposa", falou.

"É claro. Todos os dias eu sinto saudades de jogar, de entrar na Arena lotada, mas estou mais calmo agora. Tenho certeza. Vou voltar. Recuperado como atleta e mais forte como filho, marido, pai, ser humano", finalizou.

Veja mais em: Paulinho.

Confira mais novidades do Corinthians

28 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop