Meu Timão

Entrar

Auxiliar conta como descobriu Moscardo em São José dos Campos e destaca orgulho de trajetória

Reprodução/Corinthians TV

4.7K 39

'É uma realização'

Auxiliar do Corinthians conta como descobriu Moscardo e destaca orgulho de trajetória

Por Meu Timão

visualizações 4.7K comentários 39 3

Com apenas 17 anos, Gabriel Moscardo é uma das grandes revelações da base do Corinthians. Eduardo Vergueiro, auxiliar técnico da equipe Sub-20 do Timão, falou sobre como "descobriu" o volante e a sua relação com o atleta que vai além das quatro linhas.

Inicialmente, Eduardo disse que ver onde Gabriel Moscardo chegou é a realização de um sonho tanto do atleta quanto dele. O auxiliar destacou que a maior conquista para quem trabalha na base é passar o máximo de jovens para o profissional, e que esse sentimento é quase como a conquista de um título.

"É um sentimento de muita alegria, realização de um sonho, tanto dele quanto meu. A maior conquista que alguém que trabalha na base pode ter é passar o máximo de atletas para a categoria de cima com a maior performance possível, é como uma conquista de título. Quando conquistam algo tão sonhado e tão difícil, todo esforço que a gente faz ao longo do tempo é recompensado, uma alegria imensa, uma concretização", disse o auxiliar em entrevista ao ge.globo.

Eduardo Vergueiro foi o primeiro técnico de Moscardo em São José dos Campos, cidade natal do atleta. O auxiliar destacou que sempre gostava de fazer os jogadores vivenciarem outras posições dentro de campo, assim com o Moscardo de primeiro volante.

"Eu gostava de fazer com que os meninos vivenciassem outras posições no campo. Trouxe para primeiro volante, pois tinha uma boa leitura de jogo, boa qualidade no passe, conseguia tomar boas decisões. A leitura de jogo dele o favorecia muito, era muito bom para preencher os espaços que os companheiros deixavam, para fazer cobertura. Ele também tem um bom jogo aéreo, era muito bom cabeceando. Quando o coloquei de volante, teve muito destaque e foi aprovado nessa posição", prosseguiu.

Antes de chegar ao Corinthians em 2017, Gabriel Moscardo atuou no Atleta Cidadão, time da Prefeitura de São José dos Campos. Vergueiro, que era o técnico da equipe naquele ano, lembra que "bancou" o volante no regional contra o Jacareí, pois a comissão técnica o achava muito novo para jogar. O auxiliar ressaltou que sabia o que estava fazendo e acreditou que ele iria dar conta, e assim foi.

"Lembro do primeiro jogo dele no Atleta Cidadão, contra o Jacareí, na fase sub-regional em 2015. Eu fui até a minha comissão técnica e mostrei a equipe que estava pensando em escalar. Eles me perguntaram se eu não achava que ele era muito novo. Eu falei que pelo que tinha demonstrado acreditava que ele iria dar conta. No começo do jogo ele finalizou na trave de fora da área, aquilo já foi um cartão de visitas", continuou Vergueiro.

Após a passagem em São José, Eduardo foi chamado para trabalhar nas categorias de base do Corinthians em janeiro de 2017. O auxiliar disse que ao perceber a necessidade de um volante, lembrou de Moscardo e decidiu ligar para ele fazer uma avaliação na equipe do Parque São Jorge.

"A mãe falou que ele estava treinando em uma escolinha em Taubaté, estava meio triste, chateado com o futebol por não estar em nenhuma equipe. Perguntei se tinham interesse em levá-lo para ser avaliado. Eu tinha essa pretensão, de dar essa oportunidade, e ia depender dele, o fato de ser aprovado ou não. Ele começou a ter destaque. Nós o levamos para ser avaliado junto ao grupo, novamente ele teve aprovação e ficou por lá", disse.

Gabriel Moscardo e Eduardo acabaram se desencontrando nas categorias de base do Timão, mas voltaram a trabalhar juntos quando o jogador chegou ao Sub-20. Vergueiro ainda destacou que o jovem sempre demostrou uma enorme gratidão a ele pelas oportunidades.

"Ele tinha 16 anos e não estávamos trabalhando juntos naquele momento, mas lembro que os pais dele me ligaram e disseram que ele queria conversar comigo. Ele pegou o telefone e disse 'acabei de sair do Parque São Jorge. Acabei de assinar meu primeiro contrato e, como você foi o cara que me trouxe, me ajudou desde lá debaixo, queria te agradecer'. Isso me chamou bastante atenção, esse sentimento de gratidão dele. Ele é um menino muito educado, um cara que tem uma gratidão e não é pelo fato de estar subindo que isso diminui; a família tem todos os méritos nisso", concluiu.

Pelas categorias de base, Gabriel Moscardo contabiliza 61 jogos e 13 gols marcados. Pela equipe profissional, sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, o volante conta com oito jogos disputados e sete como titular. Nesta temporada, o atleta também teve seu contrato renovado com o Corinthians até julho de 2026 .

Veja mais em: Base do Corinthians, Gabriel Moscardo e Corinthians Sub-20.

Confira mais novidades do Corinthians

39 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Comentários mais curtidos

    Haroldo
    Haroldo Cardoso #60

    Moscardo se mostra um garoto humilde, inteligente e excelente atleta.

    O garoto vai longe. É merecedor.

  • Wagner
    Wagner Cavalcante #3

    Foi uma baita descoberta

  • Todos os comentários (39)

    Carlos
    Carlos Gatto #336

    Pena que nosso clube não tem condições de segurar jovens talentos, pois o número de interessados na rápida negociação para lucros é muito grande e o Corinthians infelizmente, aparentemente esta infestado de envolvidos com todos os jovens, o número de fatias a distribuir é sempre grande salvo raras exceções. Isso também é Corinthians, vaaaaaaaaaaaaaaaai Corinthians, para onde não sei, MAS VAI.

  • Elvis
    Elvis Góis #536

    Minino de Ouro, nos dois sentidos!@
    Parabéns a família!

  • Carlos
    Carlos Correia #785

    Moscardo tem que ficar duas temporadas jogando no Corinthians, depois que completar 20anos aí vai estar bem valorizado e podem vender por 280 milhões. Duílio quer pagar as dividas do Corinthians? Coloque do seu bolso, afinal foi você e sua corja que está afundando o Timão.

  • Hiro
    Hiro Cor #2.511

    Bonita história como os fatos aconteceram: primeiro fato pela competência de Auxiliar Técnico Eduardo Vergueiro, descobridor da joia e sua preparação e segundo fato pelo talento, coragem e raça de Gabriel Moscardo que mesmo muito jovem mostrou toda a sua competência técnica, e por último o cruzamento de caminho dos dois concretizado no Corinthians. Torço por um belo futuro para os dois. Falta somente a diretoria fazer a sua parte com competência gerencial, onde está a grande dúvida!

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop