Meu Timão

Entrar

Luxemburgo à beira do gramado da Neo Química Arena gesticulando

Jhony Inácio/Meu Timão

5.7K 31

Discordou

Vice do Cuiabá rebate declaração de Luxemburgo sobre técnicos estrangeiros no Brasil; confira

Por Meu Timão

visualizações 5.7K comentários 31 2

Vanderlei Luxemburgo se mostrou incomodado com o excesso de treinadores estrangeiros no Brasil. O comandante do Corinthians vê isso como um ponto negativo para o futebol brasileiro e sua opinião foi rebatida por Cristiano Dresch, vice-presidente do Cuiabá.

Tudo começou no sábado durante a coletiva de imprensa após o empate com o Internacional pelo Campeonato Brasileiro. Em pergunta realizada sobre a utilização de jovens , o comandante alvinegro aproveitou para levantar a discussão sobre técnicos estrangeiros no Brasil.

"Nós estamos muito mal no futebol brasileiro e vocês não estão percebendo. Você estão dando ênfase às coisas que estão prejudicando o futebol brasileiro. Estamos formando jogadores para jogar no futebol europeu, temos mais de 50% de treinadores estrangeiros disputando o Brasileiro, não sou contra europeu, mas será que cabe tantos aqui no Campeonato Brasileiro? Será que não poderíamos ter mais treinadores brasileiros jovens, arriscando e dando ênfase a nossa essência de futebol?", disse Luxemburgo.

A fala do treinador alvinegro chegou até o vice-presidente do Cuiabá, Cristiano Dresch, que discordou da opinião de Vanderlei, em entrevista concedida ao podcast Rolou o Melão, da ESPN. O mandatário apontou que o futebol brasileiro ainda tem grande dificuldade na formação de novos profissionais da modalidade.

"O jeito de jogar futebol do jogador (brasileiro) é muito 'resolve ali', jogada individual. Vi uma entrevista de um treinador brasileiro (Vanderlei Luxemburgo) falando que 'onde está o nosso jeito de jogar?'. O nosso jeito brasileiro de jogar, pelos resultados que estamos tendo internacionalmente, não está dando certo, o Brasil vem passando algumas vergonhas nas últimas Copas do Mundo", opinou.

"Isso reflete o que está sendo feito no Brasil. O futebol brasileiro tem um problema na base, na formação de atletas e muito maior na formação de profissionais de base, treinadores, preparador físicos, treinadores de goleiros, integrantes de uma comissão técnica. Temos um déficit grande hoje", argumentou.

Vale lembrar, que dos 20 times da Série A do Campeonato Brasileiro, 12 são comandados por treinadores estrangeiros. Um deles, inclusive, é o Cuiabá, que faz boa campanha no Brasileirão e é o atual oitavo colocado. O time do Centro-Oeste é comandado pelo português António Oliveira, que faz sua segunda passagem pelo clube.

Analisando o cenário nacional como um todo, cinco dos dez primeiros colocados do Brasileirão são comandados por estrangeiros. Além do Cuiabá, Red Bull Bragantino, Palmeiras e Botafogo possuem técnicos portugueses no comando, já o Flamengo tem o argentino Jorge Sampaoli como treinador. Na outra ponta da tabela, dois dos quatro times (Vasco e Santos) que estão na zona de rebaixamento são guiados por técnicos vindos de fora. Bahia e Goiás, times próximos do Z4, também não contam com brasileiros em seu comando técnico.

Na Copa do Brasil apenas o Flamengo é comandado por um não-brasileiro. Em torneios continentais, Fortaleza, Botafogo, Palmeiras e Internacionais possuem treinadores vindos de fora do país.

Veja mais em: Vanderlei Luxemburgo.

Confira mais novidades do Corinthians

31 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Comentários mais curtidos

    La�cio
    Laécio Lsje #9

    Estou com o Vanderlei Luxemburgo.

  • Ermes
    Ermes Tavares

    Tem todo um contexto na entrevista do Luxa e eu assisti. Eu concordo em partes com o que ele falou sim, realmente passamos vergonha, mas em copa do mundo, vão jogadores que jogam na Europa e no meu ponto de vista é esse o nosso problema também, o jeito brasileiro que o Luxa falou foi o drible a malandragem que acabou e não obediência tática. Na visão do técnico do Cuiabá, faz total sentido a falta de profissionalismo na base do futebol brasileiro, mas nem a CBF que deveria olhar olha. Veja o exemplo do Corinthians, pegam jogadores que aposentaram e arrumam cargos onde, na base.

  • Publicidade

  • Todos os comentários (31)

    Douglas
    Douglas Mari #694

    Não gosto do Luxa, acho velho ultrapassado, mas concordo integralmente com ele nesse quesito, muita lambeção de p.i.c.a nesses europeus.

  • GILBERTO
    Gilberto Sales #651
    O profexo disse a pura verdade e tem mais todos sem exceção os dirigentes de clubes no Brasil se é que pode chamar esses caras de dirigentes são modinhas esses portugas em questão se fossem bons estarima a frente da seleção de seu país que é um lixo apesar dos caras bons que tem
  • Adhemar
    Adhemar Ferreira #2.061

    Falou a verdade. Luxemburgo está errado, quem não tem competência não se estabelece. Não esquecendo que ele treinou o Real Madrid na Espanha (foi muito mal) e ninguém falou nada. Botafogo, Palmeiras e Flamengo estão na frente e não é por acaso. Cuiabá também é treinado por um português e está melhor que o Corinthians, com um elenco pior. Fato, e contra fato não há argumento.

  • Jean
    Jean Alexandre #49

    Fdc

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop