Meu Timão

Entrar

Majestoso tem veto à faixa contra o racismo e deve ter juiz do STJD na Arena após punição por gritos

Jhony Inácio/Meu Timão

13K 123

Já começou

Majestoso tem veto à faixa contra o racismo e deve ter juiz do STJD na Arena após punição por gritos

Por Gabrielle Senna e Beatriz Maineti

visualizações 13K comentários 123 38

A Neo Química Arena será palco de mais um clássico entre Corinthians e São Paulo. Para o duelo, que acontece nesta terça-feira, o Timão teve a solicitação para exibir uma faixa contra o racismo vetada. Além disso, a partida deve contar com a presença do juiz Claudio Diniz, do STJD, em decorrência dos casos de homofobia que aconteceram no último duelo entre as equipes.

Segundo apurações do Meu Timão, o Corinthians solicitou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a autorização para exibir uma faixa contra o racismo. A entidade esportiva, porém, não aprovou a solicitação do clube do Parque São Jorge. Recentemente, vale lembrar, o preparador físico do Universitario, no duelo válido pela Sul-Americana, fez gestos racistas para a torcida corinthiana .

Ainda segunda informações obtidas pela reportagem do Meu Timão, o Majestoso deve contar com o acompanhamento do juiz Claudio Diniz, do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A presença do magistrado é em decorrência dos cânticos homofóbicos entoados no último Majestoso, que resultaram em punição para o Timão .

Nas últimas semanas, o Corinthians também intensificou a campanha de conscientização da torcida para não cantar gritos discriminatórios na Neo Química Arena. Em diversas publicações nas redes sociais, o clube do Parque São Jorge comunicou a Fiel que não façam qualquer atitude homofóbica, racista ou qualquer forma de discriminação nas arquibancadas.

Relembre o caso

O Corinthians recebeu o São Paulo na Neo Química Arena dia 14 de maio, pelo Brasileirão. O árbitro Bruno Arleu de Araújo paralisou a partida, aos 20 minutos do segundo tempo, devido a cânticos homofóbicos proferidos pela torcida do Corinthians. Após dois minutos as músicas pararam e o jogo reiniciou.

Um mês depois, o STJD puniu o Corinthians com um jogo sem torcida, que seria cumprido contra o Red Bull Bragantino. O Timão, porém, entrou com recurso e adiou o julgamento. Em uma nova audiência, ficou determinado que o clube alvinegro jogaria uma partida de portões fechados . O confronto sem torcida será contra o Vasco, que acontece no próximo sábado, pelo Campeonato Brasileiro.

O Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) prevê multas, perdas de campo e até de pontos em casos de discriminação. O Timão foi condenado no artigo 243, que diz: "praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência".

O duelo entre Corinthians e São Paulo acontece nesta terça-feira, às 21h30, na Neo Química Arena. A partida é válida pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil.

Veja mais em: Corinthians x São Paulo e Copa do Brasil.

Confira mais novidades do Corinthians

123 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop