Meu Timão

Entrar

Preparador Físico Daniel Félix, em entrevista a Corinthians TV

Reprodução/Instagram

4.6K 52

Muito trabalho

Preparador físico do Corinthians fala sobre importância de atividade na caixa de areia

Por Meu Timão

visualizações 4.6K comentários 52 12

O preparador físico Daniel Félix, do Corinthians, falou sobre a atividade na caixa de areia que foi realizada pelo elenco corinthiano, nesta segunda-feira. O Timão se reapresentou no CT Joaquim Grava e iniciou os treinos no período de Data Fifa .

Em um vídeo divulgado pela Corinthians TV, o preparador físico disse que a ideia da caixa de areia é promover um treino mais intenso e com resistência aos atletas. Segundo Daniel Félix, durante o período de Data Fifa, os jogadores serão reavaliados para trabalhar em cima do que precisam melhorar.

"A ideia era a gente retomar os trabalhos de uma maneira progressiva, enfatizando algumas valências que achamos importante que vão ser definidoras e, principalmente, sustentar com mais intensidade a sequência de jogos que vem pela frente. Revisitar algumas situações que a gente precisa de uma maneira pontual, com volume baixa e com uma intensidade muito alta, estar sempre estimulando durante a temporada. A sequência de jogos começa a ser na quarta e sábado, no meio de semana e final de semana, acabamos não tendo tempo para fazer isso acontecer. Então, objetivamos nesse primeiro dia enfatizar um pouco da resistência e também um pouquinho do trabalho de força na caixa de areia", iniciou o preparador.

"A gente entende a areia como um dos pontos dentro do nosso programa de força e condicionamento para o atleta de futebol. A gente entende que é um meio extremamente eficiente para várias funções, como o funcionamento do sistema energético para que a gente consiga sobrecarregar os movimentos que a gente não consegue no campo, que a gente não consegue dentro da sala. Então, a areia está dentro de um contexto todo, dentro de um programa de força e condicionamento que começa dentro da sala, com as questões individuais, desenvolvimento da força de base, da potência e a areia vem simplesmente como um dos fatores que agregam esse programa", prosseguiu.

Danie Félix também falou sobre a polêmica que envolve a metodologia, e disse que as pessoas têm uma ideia errada sobre a caixa de areia. O preparador destacou que existe um programa mais completo e que a atividade é só um dos fatores que melhoram a performance do atleta.

"É bom que a gente fale sobre isso, por que durante muito tempo a areia foi erroneamente marginalizada, as pessoas esperam da areia uma coisa que ela nunca vai te dar. A comunidade científica vai entender do que estou falando, que é o potencial de estimular o encurtamento, a reatividade e isso realmente ela não vai te dar e não é isso que queremos. A nossa intenção na areia é outra, é um treino que sempre foi muito eficiente, que vivemos durante anos aplicando ele e entra com um volume muito baixo, mas com uma intensidade muito alta e isso com pequenas doses ao longo temporada, vai ajudando os atletas a performarem melhor dentro de campo. Entendendo que ela é um dos pontos do nosso programa de força e entra com um fator muito importante no desenvolvimento do atleta", concluiu o preparador.

Daniel Félix e o técnico Vanderlei Luxemburgo utilizavam bastante a metodologia quando trabalhavam juntos em outros clubes. Assim como o fiel escudeiro do comandante, Antônio Mello, atual chefe da preparação do Corinthians, que é um dos defensores da caixa de areia.

O Corinthians segue se preparando na semana de olho no compromisso contra o Santos, no dia 21, pelo Campeonato Brasileiro.

Confira o vídeo completo do Corinthians

Veja mais em: Treino do Corinthians.

Confira mais novidades do Corinthians

52 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop