Meu Timão

Entrar

Edu Gaspar, uma das cinco maiores vendas da história do Corinthians, recebeu as primeiras chances no profissional com Luxemburgo

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

22K 58

Histórico

Luxemburgo lançou quatro campeões mundiais e rendeu milhões em vendas ao Corinthians; relembre

visualizações 22K comentários 58 30

Luxemburgo pretende lançar vários jogadores da base do Corinthians na equipe profissional, dando minutos em campo para desenvolver tanto a parte técnica quanto a possibilidade de fazer dinheiro com esses atletas. E qual é o histórico do treinador nas duas primeiras passagens pelo clube? O Meu Timão relembra.

Em 1998, o treinador promoveu os primeiros jogos pelo profissional dos laterais Índio e Kléber, do volante Edu e do centroavante Fernando Baiano, todos eles campeões mundiais pelo clube em janeiro de 2000, menos de dois anos depois. Índio e Kléber foram titulares na decisão contra o Vasco, enquanto Edu e Fernando entraram em campo durante o jogo e até bateram pênaltis.

Além deles, outro atacante que recebeu as primeiras chances foi Ewerthon, que se firmou no clube justamente em 2001, no retorno de Luxemburgo. Com o treinador, foi destaque nas campanhas do título Paulista e do vice da Copa do Brasil daquele ano.

Já na segunda passagem, com vários jovens que permaneceram no clube após serem lançados por ele, Luxa diminuiu um pouco na utilização de nomes que saíssem do Sub-20 - a geração, vale lembrar, também não era das mais destacadas.

Foi com ele, porém, que o atacante Gil tornou-se titular absoluto da equipe, já no começo da temporada 2001. Gil é, até hoje, terceiro colocado entre os principais artilheiros do Corinthians neste século.

E o dinheiro?

Luxemburgo reconheceu que lançar jogadores também faz parte do negócio do futebol e o seu passado no clube atesta isso. Edu, por exemplo, foi vendido por 10 milhões de dólares para o Arsenal, em 2000, sendo até hoje a quinta maior negociação da história do Corinthians .

Outros também tiveram vendas marcantes para a época, como o atacante Ewerthon (6,5 milhões de dólares para o Borussia Dortmund, da Alemanha) e o lateral-esquerdo Kléber (3,2 milhões de euros para o Basel, da Suíça).

Ao todo, esses seis atletas renderam cerca de 23 milhões de dólares ao Corinthians nas suas saídas. Utilizando a correção pela inflação, foram R$ 180 milhões aos cofres alvinegros provenientes dos jovens lançados por Luxa.

E na Seleção?

Luxemburgo também não teve amarras para lançar jovens jogadores na Seleção Brasileira. Com a premissa de deixar uma base montada e desenvolver jogadores para a disputa das Olimpíadas de Sidney, ele foi o primeiro a dar chances a nomes como os laterais Felipe e Serginho, o meio-campista Juninho Pernambucano e os meias Alex e Ronaldinho Gaúcho, chamados ao time pela primeira vez na carreira sob o comando de Luxa.

Outros nomes históricos do futebol nacional também ganharam suas primeiras chances como titular na passagem dele pelo Brasil. Iniciaram sua primeira partida com a Amarelinha na era Luxa o goleiro Rogério Ceni, o volante Vampeta, o meia Marcelinho Carioca e o atacante Amoroso.

Veja mais em: Base do Corinthians e Corinthians Sub-20.

Confira mais novidades do Corinthians

58 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Comentários mais curtidos

    Wagner
    Wagner Cavalcante #3

    Que tenha o mesmo sucesso da primeira passagem.

  • Adilson
    Adilson Heleno #37

    Currículo é que não falta ao Luxemburgo, tomara que nessa passagem pelo clube ele faça um bom trabalho e lance alguns jogadores da base que possam num futuro próximo ajudar o time e render dinheiro ao clube...

  • Todos os comentários (58)

    Luiz
    Luiz Balestrero #5

    Luxa conhece muito de futebol, espero que agora ganhe a confiança de todos!

  • lataN
    Latan #358

    Se ele conseguir vender o Roni aí o chamo de gênio.

  • Alberto Felipe Serra
    Alberto Serra #7.317

    Enquanto isso, Tite em quase 5 anos de Corinthians, nunca revelou um jogador sequer, e ainda tem muitos torcedores iludidos sonhando com Tite, que em mais de 32 anos de carreira, não ganhou praticamente nada fora do Corinthians, nem antes e nem depois...Tite além de nunca ter revelado nenhum jogador, ainda mandou embora Weverton goleiro do Palmeiras, Everton Ribeiro, William Arão, mandou vender Marquinhos zagueiro por apenas 5 milhões, alegando que pela altura jamais serviria pra ser zagueiro, 1 ano depois a Roma vendeu por 80 milhões de euros...pediu a contratação de Ibson, Maldonado, Tcheco, Marquinhos Gabriel, Geovane Augusto, Guilherme, Marlone, André Balada...se somar tudo isso, dará pelo menos a metade da divida do Corinthians atualmente...e antes que alguém queira argumentar que Tite deu títulos importantes ao Corinthians, vamos ressaltar que Tite ganhou em torno de 40 milhões no Corinthians, ou seja foi super bem pago pra isso

  • Jos�
    José Tobo #519

    Que essa terceira passagem seja de muito mais sucesso para todos nós.
    Vai, CORINTHIANS!

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop