Meu Timão

Entrar

7.0K 37

História

Corinthian inglês recebeu honraria única de Elizabeth II; monarca faleceu nesta quinta

visualizações 7.0K comentários 37 50

A Rainha Elizabeth, figura maior da Coroa Britânica nas últimas décadas, morreu nesta quinta-feira na Inglaterra e deixou para trás uma série de aparições históricas representando a monarquia no país. Em uma delas, há 64 anos, entregou ao Corinthian Football Club, clube que deu origem ao nome do Timão, uma honraria memorável.

A data era 10 de dezembro de 1958 e o já Corinthian-Casuals apenas participava de campeonatos amadores, longe do período de glórias entre o final do século passado e esse. O ano, porém, marcava o 75º aniversário da fundação do Casuals, criado um ano depois do Timão - e isso não passou em branco.

Em homenagem à data, o clube se tornou a primeira associação de futebol a poder utilizar o leão do exército britânico em seu símbolo - apenas a Federação Inglesa de Futebol tinha essa honra, concedida dez anos antes. A permissão é assinada pela liderança maior do Estado Britânico e Elizabeth II (ou Isabel, como foi chamada por anos no Brasil) havia assumido o trono em 1952.

Leão entre as faixas diagonais e o ano de 1939, na parte central do símbolo, foi honraria concedida pela Coroa Britânica ao Corinthian-Casuals

Reprodução/Corinthian FC

Com isso, o símbolo ganhou a presença de um leão "passant guardant", típica figura da coroa inglesa. Ele está entre duas faixas diagonais brancas, que simbolizam um campo de futebol, com uma bola entre a cruz de São Jorge acima. Uma sequência de símbolos britânicos.

A mudança no símbolo só foi possível porque o Corinthian FC é considerado até hoje um dos grandes transmissores da "mensagem" do Reino Unido, principalmente por encampar a missão de evangelizar o futebol para o resto do mundo entre o final do século XIX e o começo do século XX.

O hoje esporte mais popular do mundo era apenas uma criação inglesa até que o melhor time daquele momento, amador, resolveu visitar rincões como a África do Sul, a Escandinávia, os Estados Unidos e, claro, o Brasil. A contribuição de levar o jogo inglês ao mundo é vista como notável para a história do clube e do país como um todo.

Assista o vídeo sobre a matéria

Mensagem do Corinthian-Casuals pela morte

"Lembrando quão incrível servente para o nosso país e a Comunidade das Nações Britânicas foi a Rainha Elizabeth II. Nós lamentamos sua morte", escreveu o clube em sua conta oficial no Twitter.

Reprodução/Twitter

Conheça a história do Corinthian-Casuals

O Meu Timão lançou recentemente o seu primeiro livro, que fala justamente sobre o Corinthian-Casuals. O clube amador da Inglaterra, inclusive, recebe 5% de toda a arrecadação nas vendas de Corinthian: a mais bela história do futebol mundial, escrito por Tomás Rosolino e Chris Watney.

Você pode adquirir o livro clicando aqui!

Meu Timão

Veja mais em: Corinthian-Casuals e História do Corinthians.

Confira mais novidades do Corinthians

37 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop