Meu Timão

Entrar

Atual campeão do Paulistão, Corinthians somou apenas 11 pontos até o momento no Estadual

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

2.0K 19

Passo a passo

Presidente da FPF explica próximas medidas para sequência do Campeonato Paulista

Por Meu Timão

visualizações 2.0K comentários 19 0

Na última quarta-feira, o presidente da Federação Paulista de Futebol promoveu uma videoconferência com os presidentes dos 16 clubes que disputam a série A1 do Campeonato Paulista. Na reunião, que contou com a presença do presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, foi decidido que a paralisação do Estadual seria mantida, porém a definição do campeonato será dentro de campo .

Em entrevista ao UOL Esporte, o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, explicou, nesta quinta-feira, os passos que já estão sendo tomados para a continuidade do Paulistão.

De início, a Federação Paulista de Futebol pretende entregar, até o final de abril, um protocolo com orientações que devam ser cumpridas por parte dos envolvidos durante uma partida (jogadores, comissão, arbitragem, maqueiros, etc). O protocolo, vale ressaltar, será desenvolvido pela comissão médica da Federação em parceria com os médicos de cada clube envolvido. Depois, a Federação pretende realizar uma nova reunião, no início de maio, para tomar as próximas decisões.

"O primeiro passo é, até o fim de abril, criar um protocolo de saúde. Uma sugestão aos clubes, elaborado pelo presidente da comissão médica da Federação, em contato com os médicos dos clubes, todos eles participando desse projeto para que até o fim do mês fique pronto. Hoje, a CBF está lançando o protocolo nacional, da CBF. Estamos fazendo um protocolo para o futebol paulista porque temos que levar em consideração que não precisamos de viagens longas, de aeroportos, de concentração em outros hotéis", disse.

"É mais fácil, mais simples. Estamos nos programando para que, no final de abril tenhamos esse protocolo e que, no início de maio, façamos uma nova reunião, já que até o dia 2 de maio a maioria dos clubes estarão em férias coletivas", completou Reinaldo Carneiro Bastos.

Leia também:
Corinthians oficializa férias para todos os departamentos de futebol até o final de abril
Donelli destrincha semelhanças com ídolo do Corinthians e se diz paciente por chance no profissional
Corinthians aguarda primeiro pagamento por Pedrinho e já tem destino para o dinheiro; veja cenários

Ainda sobre a sequência do Paulistão, o presidente da FPF afirmou que o Corinthians e os outros 15 clubes que disputam a competição estão determinados a concluir os campeonatos previstos no calendário. Além disso, a Federação garantiu que irá procurar as autoridades para que o campeonato seja finalizado com segurança.

"É impossível se falar em data hoje. Quem pode determinar, quem pode autorizar o retorno do futebol são as autoridades de saúde, os governos dos Estados, os governos municipais, governo federal. Nós temos que aguardar essa manifestação, mas não podemos esperar de braços cruzados. Nós temos que nos preparar para a volta porque vai ser um futebol diferente. Não dentro do campo, mas na hora de tratar o espetáculo, de cuidar da saúde de todos os envolvidos. Não só de atleta, mas de comissão técnica, de estafe dos clubes, de arbitragem, gandula, maqueiro, imprensa. Vai ter que ter um novo protocolo de atitudes, uma nova forma de se chegar e de sair dos estádios para que nenhum dos envolvidos corra risco de saúde. Essa reunião serviu para deixar claro que os clubes de São Paulo querem terminar suas competições", afirmou.

"O futebol é agregador, faz a união das pessoas. Não estamos falando com ninguém ainda (autoridades). Quando o protocolo ficar pronto, provado pela comissão médica, pelos médicos dos clubes, nós vamos procurar as autoridades municipais, porque o município tem poder de decidir também, o governo estadual e federal. Vamos dialogar com todos os seguimentos. O futebol não tem lado, é um esporte. Vamos dialogar muito e temos convicção no bom senso de todos", completou.

Reinaldo Carneiro Bastos ainda falou sobre a possibilidade da capital paulista se tornar sede dos duelos finais do Estadual. O presidente da federação negou que a ideia seja viável, já que faria com que a concentração de pessoas aumentasse no epicentro do coronavírus no Brasil.

"A princípio concentrar é tudo que o vírus gostaria de acontecer. A ideia é que cada um fique onde está acostumado a estar. São Paulo é o epicentro. Em Novo Horizonte não tem casos, então o Novorizontino sabe como cuidar dos seus atletas em Novo Horizonte, as equipes de São Paulo saberão como cuidar dos seus atletas em São Paulo. A parte técnica vai se sujeitar a obedecer os critérios médicos para preservar a saúde de todos os envolvidos", concluiu.

Vale lembrar que o Corinthians estendeu as férias do elenco por mais dez dias , até o final do mês de abril. Até aqui, a equipe comandada pelo técnico Tiago Nunes somou 11 pontos em dez jogos disputados, amargando a terceira posição no Grupo D do campeonato.

Veja mais em: Campeonato Paulista e Pandemia do coronavírus.

Confira mais novidades do Corinthians

19 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop