Meu Timão

Entrar

Vagner Love segue como referência no ataque corinthiano, igual quatro anos atrás

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

15K 37

Hexa uma vez...

História de Corinthians x Athletico em Itaquera tem veto da Fifa e jejum de quatro anos

visualizações 15K comentários 37 0

O Corinthians coloca à prova na noite desta quinta-feira o suposto favoritismo diante do Athletico-PR na Arena, em Itaquera. "Suposto" porque, apesar de mandante, o Timão vem de retrospecto relativamente ruim frente aos rubro-negros paranaenses quando joga em casa.

Desde a inauguração da Arena Corinthians, o Athletico já visitou o estádio em quatro oportunidades. O Timão venceu apenas uma vez, justamente na primeira partida entre as equipes, em julho de 2015. Há portanto um jejum de mais de quatro anos sem vitórias.

Leia também: Com mistão, Corinthians ficou no 0 a 0 em último jogo contra o Athletico na Arena; relembre

"Sem vitórias" para nenhum dos lados. Isso porque Corinthians e Athletico empataram os últimos três jogos que fizeram em Itaquera: 0 a 0 em 2016 e 2018 e ainda 2 a 2 em 2017. No total, o Timão arrematou seis dos 12 pontos que disputou contra o rival de Curitiba em casa.

O aproveitamento do Corinthians em Itaquera contra o Athletico-PR, portanto é de 50% dos pontos disputados. O número é bem aquém da média alvinegra na Arena, onde historicamente o Timão fica com 72% dos pontos em jogo (são 118 vitórias, 49 empates e 20 derrotas).

A última (e única) vitória foi na campanha do hexa

Em 9 de julho de 2015, o Corinthians comandado por Tite enfrentava um Atheltico em confronto direto por uma vaga no G4 daquele Brasileirão. O Timão, afinal, assumiria a liderança pouco mais de um mês depois, quando venceu o Sport por 4 a 3, também em casa.

Em tal duelo contra o Athletico, Tite mandou a campo um Corinthians com quatro jogadores que estão no elenco atual: Cássio, Fagner, Gil e Vagner Love são hoje titulares; Jadson, destaque daquele esquadrão hexacampeão brasileiro, atualmente é reserva de Carille.

A vitória alvinegra teve gols de Elias e Jadson - este último, em cobrança de falta.

Jadson era protagonista naquele Corinthians de 2015

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Fifa vetou estreia do confronto na Arena em 2014

Corinthians e Athletico-PR poderiam ter estreado o embate entre alvinegros e rubro-negros na Arena recém-inaugurada ainda em 2014. Naquela temporada, o Timão recebeu o Figueirense em jogo considerado evento-teste para a Copa do Mundo.

Devidamente testado, o estádio do Corinthians foi entregue à Fifa como sede da cidade de São Paulo para o Mundial. A entidade então vetou as partidas do Timão contra Athletico e Cruzeiro, agendadas ainda para o período pré-Copa e realizadas no Canindé - em tal embate, paulistas e paranaenses empataram em 1 a 1 no campo da Portuguesa.

Ainda antes da Copa, porém, a Fifa entendeu ser necessário testar mais uma vez a Arena. E então o Corinthians recebeu o Botafogo naquele que seria o segundo evento-teste oficial.

Veja mais em: Vagner Love, Jadson, Fagner, Gil, Campeonato Brasileiro, Retrospecto do Corinthians e Arena Corinthians.

Confira mais novidades do Corinthians

37 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop