Meu Timão

Entrar

Pintura inspirada na torcia do Corinthians será exposta na Pinacoteca de Montevidéu

Divulgação

27K 103

Futebol arte

Como um jogo da Sul-Americana fez quadro do Corinthians parar na Pinacoteca de Montevidéu

visualizações 27K comentários 75 0

O embate entre Corinthians e Montevideo Wanderers pela mais recente fase disputada pelo Timão na Copa Sul-Americana elevou a expressão "futebol arte" ao patamar da literalidade.

O jogo de ida, vencido pelo Timão por 2 a 0 e disputado na Arena Corinthians no fim do mês passado, deu origem a um quadro em homenagem à torcida alvinegra que será exposto na Pinacoteca de Montevidéu, capital do Uruguai, entre os dias 2 e 7 do próximo mês de setembro. A obra de arte ficará uma semana no museu, onde depois será leiloada.

O pintor que assina o quadro é o uruguaio Daniel Supervielle , de 49 anos. Além de artista, é professor, jornalista e diretor do Montevideo Wanderers. No pequeno clube conhecido como "Los Vagabundos" do Uruguai , os funcionários são torcedores que trabalham voluntariamente em paralelo a suas profissões - as únicas exceções são os jogadores e a comissão técnica.

Supervielle já conhecia o Corinthians e sua história muito antes de saber que seria adversário de seu clube numa competição sul-americana. Há dois anos, por exemplo, pintou um quadro em homenagem a Sócrates e à Democracia Corinthiana. "Tenho admiração. (Sócrates) era um intelectual do futebol, entendeu se tratar de um jogo divino. Um gigante", explica o pintor, em entrevista ao Meu Timão. Tal quadro foi vendido na época por cerca de R$ 1.700.

Socrates - #Corinthians #Brazil #Football #masunidosquenunca #art #modernart #paint #Uruguay #ethics acrylic 40/20 By @daniel_supervielle

Uma publicação compartilhada por Daniel Supervielle (@danielsupervielle) em

"Corinthians é um gigante do continente. É o clube do povo. Sempre me atrai por suas cores e sua paixão. Em 1996, fiz um documentário sobre futebol em São Paulo e estive com a Gaviões da Fiel. Foram eles que me ensinaram a amar o Corinthians", discorre Daniel.

Apaixonado por futebol e multidões, Supervielle faz dessa combinação sua aquarela para as obras de arte que pinta. Daí não fica muito difícil imaginar o porquê de a visita à Arena Corinthians, junto com a delegação do Wanderers, ter rendido um quatro dedicado à Fiel.

"No que dia que jogamos foi impressionante visitar a Arena Corinthians. Gosto de pintar torcidas grandes. Logo em seguida (ao jogo), senti necessidade de pintar", conta.

Pintor Daniel Supervielle é apaixonado por futebol e multidões

Arquivo pessoal

Enquanto aguarda a abertura da exposição naquele que é um dos principais museus do Uruguai, Supervielle posiciona o quadro "Corinthians Bohemio" lado a lado com uma pintura feita em homenagem à torcida do Montevideo Wanderers. Juntos, lembram a disposição de torcidas mandante e visitante do setor Sul da Arena Corinthians.

O estádio de Itaquera, aliás, não sai da cabeça do pintor uruguaio, que não titubeia ao ser questionado sobre um sonho particular e a curto prazo envolvendo futebol: "Voltar à Arena Corinthians me encantaria. E se não for com meu querido Wanderers, gostaria de ir para ver o próprio Corinthians." Pois seja mais uma vez bem-vindo, Daniel: pode pintar aqui em casa!

Reprodução/Folheto da Pinacoteca de Montevidéu

Veja mais em: Copa Sul-Americana, Arena Corinthians e Torcida do Corinthians.

Confira mais novidades do Corinthians

75 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop