Meu Timão

Entrar

Andrés Sanchez assinou vínculos que, hoje, têm dado prejuízos ao Timão

Rodrigo Vessoni/Meu Timão

46K 280

Prejuízo sem fim

A portal, conselheiros do Corinthians destrincham acordos nocivos à Arena

Por Meu Timão

visualizações 46K comentários 226 0

Um grupo de conselheiros do Corinthians analisou dois contratos vigentes entre o clube e a Omni. Ao portal Uol, a comissão provou que o Timão tem levado prejuízo em ambos os vínculos, e que a empresa, presente no Parque São Jorge desde 2007, é quem mais tem a ganhar com os acordos assinados pelo ex-presidente Andrés Sanchez.

O primeiro dos contratos tem ligação com a administração do estacionamento da Arena Corinthians. A Omni, que se coloca no mercado como empresa de tecnologia prestadora de serviços, assumiu a operação do estabelecimento em outubro de 2014, mas só obteve autorização para tal dois anos depois, em setembro de 2016.

De acordo com os conselheiros que decidiram destrinchar o vínculo, a Omni embolsa 70% da receita líquida do estacionamento da Arena, enquanto os 30% restantes são repassados ao Corinthians, dono do espaço. Os impostos são deduzidos da renda bruta.

Para piorar, o Corinthians não possui sequer controle sobre o negócio. Por exemplo, apenas a Omni tem poder para rescindir o acordo – por parte do Timão, a aliança só seria quebrada caso a empresa não pagasse ao clube os valores devidos ou descumprisse alguma cláusula firmada.

Leia também:
Andrés Sanchez diz que Omni é a melhor empresa do Brasil e garante que lucro é irrisório
Arena, Roberto de Andrade, naming rights, Tite, eleição, Carille... Andrés Sanchez fala ao Meu Timão

Fiel Torcedor ou 'Fiel Omni'?

Outro contrato que tem rendido dor de cabeça ao Corinthians se refere ao Fiel Torcedor, programa de fidelização do clube. A divisão dos lucros é complexa e envolve o número de membros ativos.

Levando em consideração o dinheiro arrecadado somente com os primeiros 15 mil sócios-torcedores, a Omni obtém remuneração de 75%. O Corinthians, 25%. Já dos valores obtidos com os associados de 15 mil a 25 mil, 60% são abocanhados pela prestadora de serviço, fazendo com que o Timão fature 40%.

A distribuição das receitas, portanto, é escalonada, e a equipe alvinegra só aumentará seus lucros com o Fiel Torcedor no momento em que obter mais sócios adimplentes. Atualmente, pouco mais de 124 mil corinthianos estão cadastrados no programa, o que coloca o Corinthians no topo do ranking dos clubes com mais associados .

O vínculo com a Omni ligado ao Fiel Torcedor já é motivo de preocupação para a Fiel há bastante tempo. No ano passado, o presidente Roberto de Andrade, pressionado pela torcida, articulou a quebra do contrato com a cúpula da Omni, mas não teve sucesso.

Leia também:
Satisfeito com mandato, Roberto de Andrade revela candidato que vai apoiar nas eleições
Ao menos três cargos já são disputados no Corinthians em caso de retorno de Andrés à presidência

Como dito acima, ambos os acordos tiveram aval de Andrés Sanchez, que presidiu o Corinthians entre 2007 e 2011 e participou diretamente do mandato de seu sucessor, Mário Gobbi (2012 a 2015).

Andrés, aliás, deve se candidatar ao cargo de presidente do Timão pelos próximos três anos. Ele é o principal nome para representar a chapa “Renovação e Transparência”, no comando da agremiação justamente desde 2007.

Veja mais em: Andrés Sanchez, Arena Corinthians, Parque São Jorge, Diretoria do Corinthians, Roberto de Andrade e Impeachment.

Confira mais novidades do Corinthians

226 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Comentários mais curtidos

    Thomaz
    Thomaz Ernesto #489

    OMNI precisa sair já! É um absurdo os contratos com essa "empresa".

  • Itamar
    Itamar Fulano #81

    ESQUECERAM DE DIZER QUE UM DOS PRINCIPAIS ENVOLVIDOS NISSO É O ROSENBERG QUE É AMADO POR MUITOS AQUI!
    É isso mesmo!
    O Rosenberg na época foi o maior responsável de negociar isso com a OMNI.
    Ele foi questionado sobre esse contrato no programa Bola da Vez na ESPN Brasil, e ficou sem resposta, disse que não era pra ser assim, e fugiu um pouco do assunto.
    O ANDRÉS E O ROSEMBERG FIZERAM MUITO MARKETING E ILUDIRAM TORCEDORES, FIZERAM ACORDOS E NEGÓCIOS SEM RESPONSABILIDADE! APARECERAM COMO HERÓIS E PASSARAM OS PROBLEMAS PARA OS PRÓXIMOS.
    A administração do Andrés é como aquela casa que você vê do lado de fora da rua, bonita por fora, fachada bem cuidada, varanda incrível e bem pintada.
    Mas quando você entra na casa a realidade, tudo podre, quebrado, cheio de cupim, paredes com infiltração.
    ESSA É A ADMINISTRAÇÃO DO ANDRÉS!
    E o pior que existe muitos fãs deles ainda.
    fazer o quê!

  • Todos os comentários (226)

    Ronnie
    Ronnie Brow #1.041

    Se for pra "destrinchar" as coisas podres no clube e deixar sair por um ralo poluiremos outro rio Tietê com louvores (...)!

  • ivan
    Ivan Gomes

    SIMPLES ASSIM:
    FIEL TORCEDOR: Contrata 2 caras e cria o novo TORCEDOR DO TIMÃO. Todos os afiliados ao fiel torcedor migram para o novo programa TORCEDOR DO TIMÃO. Paga-se um salário aos 2 empregados do clube, que vão gerir o novo programa, e o antigo "morre" sozinho. 100% da renda é do Corinthians!
    ESTACIONAMENTO DA ARENA: Fazemos um campanha global propagando o DESUSO do estacionamento. Sem veículos estacionando, A OMNI não terá receira, ai vai ter que arcar com as despesas fixas de funcionários do estacionamento sem qualquer entrada de valor em seus caixas. Quanto tempo a empresa aguenta sem "pedir água"? A pressão por novo acordo "justo para o Corinthians" é questão de tempo.

  • Wilson
    Wilson Balera #8

    Será que vai melhorar as coisas se outro candidato ganhar as eleições no Corinthians? Estou preocupado com o futuro do Timão

  • Alexandre
    Alexandre Moreira #4.798

    Põe fogo nessa OMNI!

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop