Inaugurada em 2014, a Arena Corinthians inicia 2017 ainda sem a opção de tour aos torcedores em dias sem jogos. O atraso para o início da excursão, que vem há meses motivando reclamações da torcida , representa prejuízo milionário ao clube.
Sócio-operador da megaloja da Nike localizada no prédio Oeste da Arena, Roger Reis é autor de um estudo inspirado nos números do tour do Allianz Parque, do rival Palmeiras. De acordo com tais contas, o período de férias (julho e principalmente janeiro e dezembro) rende cerca de R$ 1,2 milhão ao clube alviverde apenas com a receita das visitas ao estádio.
"Será que o Corinthians está podendo deixar de lado essa receita?", questiona Roger. "E com certeza aqui na Arena Corinthians o público vai ser maior, arena de Copa do Mundo e Olimpíada, todo o mundo quer vir conhecer".
Presente diariamente na loja do estádio, Roger diz já ter perdido a conta de quantos turistas estrangeiros chegaram à Arena procurando tour e se decepcionaram ao saber da inexistência de tal serviço. Corinthianos de outros estados que visitam São Paulo também dão constantemente com a cara no portão.
"E outra, uma coisa leva a outra. O torcedor vem para conhecer a Arena, come alguma coisa nos restaurantes do estádio, gasta na loja e assim por diante", diz Roger, que alega investimento de R$ 5 milhões na loja de mil metros quadrados e no direito de venda de mais de 10 mil produtos. "O tour pode até atrair os naming rights mais rápido, vários patrocinadores, etc."
Loja do Corinthians na Arena teve primeiro ano abaixo das expectativas
Divulgação
O atraso no início do tour já completa mais de 14 meses. Em setembro de 2015, após a Odebrecht anunciar o término das obras do estádio, o presidente corinthiano Roberto de Andrade prometeu a abertura da visitação "em no máximo 30 dias" . A intenção era inaugurar o serviço junto com a megaloja da Poderoso Timão, que abriu as portas em novembro daquele ano.
Atualmente, conforme apurado pelo Meu Timão, os responsáveis pela Arena trabalham com o primeiro trimestre de 2017 como prazo para o início do tour. A justificativa para o atraso é "a necessidade de alteração no formato do projeto, com mudanças na minuta do contrato, o que atrasou o processo de formalização", conforme informado à reportagem.
No último mês de julho houve testes do tour na Arena ao longo de uma semana. Na ocasião, o estádio recebeu uma média de 250 pessoas por dia, aumentando em 500% as vendas da megaloja da Nike em relação aos dias sem visitação. Participaram de tal visitação torcedores convidados por e-mail pelo clube - foi cobrado R$ 60 pelo ingresso.
Vale ainda destacar que o tour da Arena Corinthians será de responsabilidade de uma empresa terceirizada. Como o contrato está em fase de assinatura e há temor de as tratativas serem atrapalhadas, nenhuma das partes informa os percentuais da divisão dos lucros entre o clube e a firma contratada. O que se sabe é que a parte destinada ao clube será integralmente repassada ao fundo que administra as contas do estádio.