Meu Timão

Entrar

Na partida entre Corinthians e Grêmio, torcedores acenderam sinalizadores

16K 108

Dois pesos, duas medidas

Torcidas de rivais paulistas usam sinalizadores e, ao contrário do Corinthians, não há punição

Por Meu Timão

visualizações 16K comentários 80 0

A torcida do Corinthians anda se queixando há alguns anos de uma espécie de perseguição por parte da Justiça Desportiva contra o clube do Parque São Jorge. O ápice talvez tenha sido o Campeonato Brasileiro de 2014, quando até a invasão de um cachorro e a utilização de bexigas por parte da Fiel entraram em discussão a respeito de possíveis punições. Passados quase dois anos, contudo, o Timão parece ainda seguir como alvo predileto de punições.

A bola da vez são os sinalizadores. Proibidos tanto em jogos nacionais (Paulistão, Brasileirão e Copa do Brasil) como em duelos sul-americanos (Libertadores), os artefatos pirotécnicos já renderam problemas para o Corinthians em 2015 e 2016. O mesmo, contudo, não aconteceu com os rivais Palmeiras e São Paulo.

Em duelo válido pelas quartas de final do Campeonato Paulista, parte da torcida organizada do do Palmeiras acendeu sinalizadores nas arquibancadas do Allianz Parque durante partida contra o São Bernardo. Dois torcedores chegaram a ser detidos, o árbitro relatou o episódio na súmula, mas até o momento a FPF não tomou nenhuma medida contra o clube ou a uniformizada responsável pela ação.

O São Paulo, por sua vez, já acumula ao menos dois episódios de pirotecnia nas arquibancadas do Morumbi na atual temporada. Em duelos válidos pela Libertadores, contra River Plate, na fase de grupos, e Toluca, nas oitavas de final, parte da torcida acendeu os artefatos. Não é possível saber se os árbitros relataram os episódios, pois não há acesso às súmulas. Fato é que, até o momento, a Conmebol não anunciou qualquer punição.

Vale lembrar, entretanto, que a Gaviões da Fiel foi banida por dois meses dos estádios em punição aplicada pela FPF após acender sinalizadores na final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em duelo entre Corinthians e Flamengo, no Pacaembu, no último dia 25 de janeiro. Na reta final do Brasileirão de 2014, em jogo contra o Grêmio, parte da torcida utilizou os artefatos no setor Sul da Arena, o que ocasionou a perda do mando de campo do jogo contra a Chapecoense, em 2015, pelo certame nacional.

Confira mais novidades do Corinthians

80 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop