Meu Timão

Entrar
Coluna do Walter Falceta
ver detalhes

10K 72

Kazim: isolado não rendeu, mas teve participação no lance que gerou o pênalti para o Timão

Reprodução TV

Erro contra o Corinthians não gera faniquito

Opinião de Walter Falceta

visualizações 10K comentários 72 0

1) Mão grande contra o Coringão não gera escândalo. Renata Fan certamente não vai comparar a um ladrão de joias o bandeira Victor Hugo Imazu dos Santos, que anulou o gol legítimo de Balbuena, neste renhido prélio disputado no Mineirão. Nem a global Fátima Bernardes vai convocar psicólogos e filósofos para analisar o fenômeno da subtração de pontos.

2) Nada disso vai ocorrer, porque a indignação de parte da grande mídia é seletiva. Erros dessa natureza prejudicaram o Corinthians contra Coritiba, Flamengo e, agora, Cruzeiro. As reações sempre foram contidas, como se fossem previsíveis, parte do roteiro. Imagine, no entanto, se um gol cruzeirense fosse anulado desta forma...

3) O esculacho midiático se deve, em parte, ao silêncio medroso da direção corinthiana, especialmente do presidente Andrade. Como padrão, a cartolagem alvinegra se omite na defesa de nossos direitos e se cala diante da permanente inquisição anticorinthiana.

4) O Cruzeiro entrou em campo, neste domingo, ainda de ressaca pelos festejos que marcaram a justa conquista da Copa do Brasil. O Corinthians, no entanto, parecia envolvido no mesmo entorpecimento, atuando sem intensidade, com um meio de campo, para variar, opaco e enrolado.

5) Rodriguinho, no primeiro tempo, olhou muito para a bola e atrapalhou-se com ela, mantendo-se distante do padrão de criatividade requerido para alguém que já frequentou as convocações da Seleção Brasileira.

6) Jadson exibia-se como o pior atleta em campo, disperso, aparentemente com sono, entregando a bola religiosamente aos adversários azuis. Com ele, jogávamos com 10.

7) Sabemos das limitações de Kazim e também da insistência de Carille em fazê-lo o substituto de Jô. No entanto, sua ineficiência em muito se devia ao isolamento no ataque. Rodriguinho e Jadson não o viam, não o serviam, fazendo do turco um apêndice inútil da esquadra mosqueteira.

8) Se muito elogiamos as atuações de Arana, especialmente na primeira fase do campeonato, cabe agora um contraponto. Nesta partida, atuou de forma apagada, amarrado e sem a pegada que o caracteriza desde as divisões de base. Com certeza, a dupla de zaga posicionou-se mal quando do cruzamento do celeste Alisson. Como regra, essa bola de sobra exige a intervenção do lateral. Arana, porém, travou-se, deu as costas a Rafinha e permitiu que o atleta de 1,67 metro testasse de forma fatal contra a meta de Cassio.

9) No segundo tempo, o time de Mano Menezes encostou-se no resultado, esperando definir a partida em um contra-ataque. Melhorou a equipe mosqueteira com o ingresso de Marquinhos Gabriel, no lugar do inoperante Jadson. Mais ainda se fortaleceu com a entrada de Clayson, o mesmo que já empatara o jogo contra o São Paulo, no Morumbi, na rodada anterior. Neste quadro, Rodriguinho experimentou evolução em sua performance.

10) Cabe o debate: neste momento de baixo desempenho do Corinthians, não valeria conceder a titularidade a Clayson? Foi ele, em tiro da linha da cal, quem decretou o empate e estabeleceu em oito pontos a diferença em relação ao Santos.

11) O hepta poderia estar garantido a esta altura do certame. Poderia, mas não está. Porque o Corinthians se submete ainda a erros clamorosos de arbitragem, porque seus armadores parecem apáticos e porque ainda não se recuperou a pegada do primeiro turno. O sinal amarelo permanece aceso.

Vale a 12) Menção honrosa à Fiel, que compareceu em peso ao Mineirão e, mais uma vez, ofereceu um show no apoio ao time. Este é o maior patrimônio do Sport Club Corinthians Paulista: nossa gente!

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Por Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

Confira mais novidades do Corinthians

72 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Comentários mais curtidos

    welington
    Welington Rodrigues

    E não foi só erro no gol...juiz fz de tudo p irritar jogadores... Inverteu faltas..nem lateral assinalava corretamente... Amarelou jogadores!

    Até quando diretoria vai ficar calada com tudo isso? !? !?

  • Larry
    Larry Lahr #1.849

    Concordo, Walter.
    O lance do pênalti, o Kazim se esforça para receber uma bola quadrado, mandada para ele na maioria dos lances pelos seus companheiros. De certa forma, foi graças a ele que saiu o pênalti.
    E concordo com você, especialmente no item 3. Estou na contagem regressiva, faz tempo, para esse Roberto Andrade sair e chegar um presidente novo e corajoso.

  • Publicidade

  • Todos os comentários (72)

    Alex
    Alex Souza #6.611

    Acho que o Clayson e o Marquinhos Gabriel tem que ter uma oportunidade de iniciar o jogo um chá de banco para o Jadson seria bem vindo pois não está jogando nada desde que voltou de contusão, o Romero pode passear no banco uns jogos também pois caiu um pouco seu rendimento que já não é de nenhum craque... Aquela bola saindo para escanteio que ele foi dominar e mandou pra linha de fundo é o que faz com que muitos o usem de chacota gosto dele na marcação... Mais se queremos ganhar precisamos de gols, já está na hora do Pedrinho iniciar um jogo como titular e ir até onde ele aguentar jogar pois com ele temos o drible a jogada diferente que falta no nosso ataque quando temos que propor o jogo e fora a visão de jogo que o menino tem...

  • lucas
    Lucas Henrique

    Discordo da parte que diretoria tem que ir reclamar... Isso pra mim é atitude de time medíocre, quando estava atacando o Jô apareceram, prefiro a postura do Carille! De restante concordo, Kazim passou fome, assim como jô vem passando no quesito receber em condições de jogar!

  • Ramon
    Ramon Felipe #28

    Ninguém disse nada mesmo...

  • Fabricio
    Fabricio Tomaz #24

    A fiel está de Parabéns, mais uma vez representando o seu Time.

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop