Meu Timão

Entrar
Coluna do Tomás Rosolino
ver detalhes

11K 115

Sem sentido

Kaio Henrique em ação durante jogo do Corinthians contra o Marília na Copinha

Rodrigo Gazzanel / Agência Corinthians

Corinthians erra feio com laterais na base e causa desequilíbrio até no profissional

Opinião de Tomás Rosolino

visualizações 11K comentários 138 31

"Não faz o menor sentido". Já diria o bicheiro Bernardo Bello, na série sobre a contravenção feita recentemente pelo Grupo Globo, em uma frase que pode muito bem ser utilizada para descrever as ações do Corinthians com seus laterais-esquerdos da base. Em menos de um mês, o clube deixou sair de graça dois atletas da posição no Sub-20 enquanto sofre com a mesma no profissional.

O contrassenso é óbvio. O primeiro lugar em que um time sem dinheiro vai buscar jogador é nas categorias de base. Mas ganha requintes cruéis - e de difícil explicação - quando se vai mais a fundo no tema.

O Timão nunca acreditou em Vitor Meer, campeão da Copinha com o Sub-20 muito por contar com a confiança do técnico do Danilo. Me encaixo no grupo que não via muito futuro no atleta, mas admito que o fato de as opções para a posição serem Hugo e Matheus Bidu até me fez abrir a possibilidade de vê-lo no time de cima.

Pois bem, o Corinthians resolveu liberá-lo antes do fim do contrato de graça para o Apoel, do Chipre. Em troca, ficou com uma porcentagem dos seus direitos econômicos, confiando em uma evolução e grande venda do atleta após desfilar no forte campeonato local (contém ironia). Meer, vale lembrar, ainda tinha mais esse ano de Sub-20 pela frente.

Vá lá, achei errado, mas dava para aguentar. O caso mais complicado, porém, é o de Kaio Henrique. Atleta de 18 anos e com contrato até agosto do ano que vem, Kaio vai ser simplesmente liberado de graça para o Porto, de Portugal. O negócio já é horroroso sem nem saber o potencial do atleta, mas vai piorar.

Kaio é um nome de boa projeção do Sub-17. Foi campeão paulista da categoria no ano passado, marcando gol na final em uma bela cobrança de falta - veja o vídeo. Tinha muito o que evoluir ainda, fosse no Sub-20, fosse treinando no profissional. Poderia render frutos tanto dentro quanto fora de campo. Mas, não, essa não foi a opção da diretoria corinthiana.

"Pô, Tomás, certamente o Corinthians recebeu uma proposta irrecusável por ele". Eu também pensaria isso. Afinal, um jogador de 18 anos, com boa projeção, numa posição extremamente carente no profissional, só sairia por um valor relevante. Que nada. Segundo apuração do meu amigo André Hernan, sai de graça, com apenas 40% dos direitos mantidos pelo Timão. Bizarro.

Não, Kaio não é o melhor lateral da base. Denner tem uma projeção maior e deve ser trabalhado em breve para subir. Aos 16 anos, porém, há muito espaço para ambos no clube, seja na base, seja no profissional. Kaio poderia jogar a Copinha de 2027, por exemplo. É um pensamento de time pequeno se livrar de um atleta assim. Inexplicável.

Soma-se a isso o fato de a atual gestão da base ter contratado dois atletas para a posição no Sub-20 (!!). Ou seja, não se explica nem a ideia de "desova" de jogadores. Se acham que há excesso no setor e era necessário abrir espaço para Denner, faz menos sentido ainda ter contratado Garcez e Tabone.

Fecha-se o cenário com a provável lesão de Hugo, que deixou o campo na quarta-feira com problema muscular. Palacios, contratado para o setor, passou por nova cirurgia e só deve atuar em 2025. Ou seja, uma boa chance para que Meer ou Kaio ao menos compusessem o banco de reservas. Mas, não, António Oliveira só tem Matheus Bidu à disposição.

Veja mais em: Matheus Bidu , Diego Palacios , Hugo , Corinthians Sub-20 e Base do Corinthians .

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Por Tomás Rosolino

Tomás Rosolino é jornalista faz um tempo. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, ex-Agora SP e Gazeta Esportiva. Hoje no Meu Timão. Vejo muito esporte, todo dia, o dia todo.

Confira mais novidades do Corinthians

115 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Comentários mais curtidos

    Serj�o
    Serjão Fiel #955

    Nada mudou com a diretoria nova, e o que mudou foi pra pior, vide as contratações ridículas pagando um absurdo e o descaso com os meninos a base que continuam só dando lucro aos empresários.

    A verdade é uma só, estamos totalmente à deriva, sem rumo tanto dentro de campo, com treinador fraco e elenco horroroso, quanto fora de campo, infelizmente esse ano será muito difícil se manter na serie A, time que deveria estar brigando por títulos.

    É inadmissível também termos uma das maiores folhas de pagamento do país e ter um time tão ruim assim, muita gente tem que ser investigada e explicar as contratações, vendas a preços ridículos e salários pagos.

  • Arturo
    Arturo Nunez #2.532

    É triste, mas domingo não irei assistir o Corinthians, escrevo isso com o coração sangrando, mas não vou tomar calmante, como ando fazendo ultimamente em todos os jogos. Chega!

  • Publicidade

  • Todos os comentários (138)

    Ladislau
    Ladislau Leite

    Pois é, o Kaio serve para o Porto de Portugal, mas não para o nosso Corinthians? Estranho hein!

  • Fabio
    Fabio Corinthias #240

    Muitas coisa suspeitas acontecem na base esse ano, incluindo essa bacana de contratações sem anuência do treinador e dispensa do Danilo, tudo muito mal explicado

  • H�lvio
    Hélvio Pissurno

    Permanece mal administrada a nossa base. Também com as pessoas técnica que o Augusto nomeou...

  • Marcelo
    Marcelo Queiróz #4.204

    É muito complicado quando se tem um jumento com o poder de assinar contratos em nome do Corinthians, se continuar nesse ritmo, adnistrando o clube igual sei lá o que, porque se a gente procurar nã? O tem como comparar, hoje qualquer lojinha de bairro tem um planejamento financeiro e de crescimento estrutural e o Corinthians não, o Vitor Meer é pior que os outros 3? Eu não acho então se é no mínimo igual, porque gastou o que gastou com Hugo, Palácios e Bidu? Se o Corinthians tivesse uma admiração que se importasse com o dinheiro do clube usaria o dinheiro gasto com essas sic em um Arana por ex e o Vitor Meer que é da mesma qualidade desses que hoje são titulares estaria na reserva, mais a gente tem um acéfalo como presidente que prometeu gerir o clube com pessoas profissionais e que saberiam mais que ele, eu até acho que os que saíram sabiam, mais ele preferiu confiar no Marcelinho que está se achando o dono de tudo ai

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop