Venha fazer parte da KTO
x

Preparador e fisiologista do Corinthians explicam rotina de treinos após paralisação no Brasileirão

1.2 mil visualizações 26 comentários Reportar erro

Leandro Spigolon e Reverson Pimentel esclarecem detalhes sobre os treinos do elenco corinthiano

Leandro Spigolon e Reverson Pimentel esclarecem detalhes sobre os treinos do elenco corinthiano

Reprodução / Corinthians TV

Após a paralisação do Campeonato Brasileiro pelas enchentes no Rio Grande do Sul, o Corinthians ganhou mais dias de preparação de olho no América-RN, pelo jogo de volta da Copa do Brasil. O preparador físico Reverson Pimentel explicou a nova rotina do elenco alvinegro.

"A partir de hoje já mudou nossa preparação, quando tivesse o jogo no domingo, já seria outro tipo de treinamento. Sabendo que não vai ter o jogo no domingo, mudamos a carga de treino, esse tempo usamos para recuperar os atletas que vêm jogando uma quantidade de jogos grande", disse em entrevista à Corinthians TV, nesta quinta-feira.

Além da recuperação dos jogadores em meio a sequência de partidas, o período será fundamental para a evolução de atletas lesionados. O lateral Matheuzinho e o volante Paulinho alternaram trabalhos de campo e na academia, enquanto o atacante Pedro Henrique chegou a participar do aquecimento no gramado. Reverson detalhou o processo, além de elogiar o trabalho compartilhado com outros departamentos.

"Os atletas que não vêm jogando nós aumentamos a carga de trabalho para poder condicionar os atletas que voltaram do departamento médico, aí aumentamos a carga também. O preparador e a comissão técnica sempre comemoram quando tem uma semana aberta para trabalho, logicamente a paralisação vem num momento de tristeza para o Rio Grande do Sul, um lugar que tenho amigos e perdeu tudo. Mas comemoramos quanto a trabalho, vamos utilizar da melhor forma para que na quarta-feira a gente consiga manter o rendimento, recuperar os atletas e confirmar a classificação na Copa do Brasil".

"Justamente, junto com a fisiologia e o departamento de performance, a gente alinha e individualiza o trabalho. Quando temos um período maior, conseguimos dar mais carga, condicionar o atleta, até porque quando tem jogos em sequência a gente muito mais recupera e alinha cargas do que propriamente treina, com trabalhos de força e velocidade. É nesse período que utilizamos para isso", afirmou Reverson.

Um dos departamentos citados é a fisiologia, que possui um processo rigoroso para verificar as condições físicas dos jogadores antes de irem ao campo. Leandro Spigolon, fisiologista do Timão, esclareceu o processo para prevenção de lesão e a comunicação feita junto à comissão técnica.

"Hoje é o dia que chamando de dia mais dois. Estamos há 36 horas do final do último jogo, então a rotina principal do atleta é entendermos como eles estão se recuperando do jogo que realizaram. Assim que chegam no clube, eles respondem um formulário, como eles percebem a própria recuperação. Depois disso, tem todo um processo, nós coletamos a CK (Creatina Quinase), uma enzima que está circulando no sangue do atleta e indica se tem muito ou pouco dano muscular. Isso vai indicar se ele pode ou não fazer uma atividade mais intensa. Depois, ele vai para uma termografia, onde tiramos uma foto com uma câmera que monitora a temperatura da superfície dos músculos da pele, indicando se tem alguma alteração de nível inflamatório, sangue circulante nessa musculatura, para entendermos se junto com a CK tem algum risco de vir a campo", iniciou.

"E aí ele faz um teste de salto, a gente compara a performance dele com ele mesmo e verificamos se tem algum prejuízo da capacidade neuromuscular. Cercamos de todas as maneiras para que a gente entenda se o atleta está tendo uma boa recuperação e o que vamos direcionar para a comissão técnica sobre o que ele deve fazer para não gerar o risco. Nossa última ideia é tirá-lo do campo, mas ele vindo para o campo, a gente direciona para o treino mais seguro e sempre tenha o desempenho monitorado e desenvolvido diariamente. A gente faz de tudo para que a orientação venha nesse sentido (de prevenir lesões). Conseguir manter a performance dele com o risco minimizado", complementou Leandro.

A minuciosa preparação seguirá até terça-feira, véspera do confronto diante do América-RN. Após vencer a ida por 2 a 1, o Corinthians precisa de um empate na quarta-feira, às 20h, na Neo Química Arena, para se classificar às oitavas de final da Copa do Brasil.

Veja mais em: Treino do Corinthians, Departamento Médico e Campeonato Brasileiro.

Veja Mais:

  • Corinthians voltou a ser derrotado no Brasileirão

    Corinthians joga mal e é derrotado em casa pelo Botafogo em jogo do Campeonato Brasileiro

    ver detalhes
  • Corinthians foi superado pelo Botafogo neste sábado

    Atacantes levam a pior em avaliação, e zagueiro é eleito o melhor em derrota do Corinthians; confira

    ver detalhes
  • Matheuzinho foi alvo de críticas por parte de Neto pelo desempenho contra o Botafogo

    Neto solta o verbo contra laterais do Corinthians e isenta volante em derrota no Brasileirão

    ver detalhes
  • Corinthians voltou ao Z4 após nova derrota no Campeonato Brasileiro

    Corinthians entra na zona de rebaixamento após derrota para o Botafogo no Brasileirão; veja tabela

    ver detalhes
  • Corinthians foi criticado pela Fiel após derrota para o Botafogo no Brasileirão

    Fiel não poupa críticas a técnico e ao desempenho do Corinthians em nova derrota no Brasileiro; veja

    ver detalhes
  • Romero enfrentou o irmão gêmeo (ao fundo) pela primeira vez na carreira

    Romero fala sobre má fase do Corinthians no Brasileirão e faz alerta à equipe

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: