Campanha do Corinthians vai oferecer letramento racial para funcionários, jogadores e torcedores
600 visualizações 8 comentários Reportar erro
Por Beatriz Maineti, Gustavo Lima e André Udlis
As ações da campanha da nova camisa do Corinthians, criada em parceria com a Nike, devem transcender os gramados e os estádios de futebol. Segundo o superintendente de marketing do clube, Sérgio Moura, os próximos passos incluem apresentações educacionais que serão disponibilizadas para jogadores, funcionários e torcedores do Timão sobre a luta racial.
"Essa campanha tem uma parte muito importante que é o letramento racial. Nós vamos ter apresentações para o elenco, para a diretoria, para os funcionários e para os torcedores sobre a importância e o que é o racismo. Muitas vezes a gente olha e fala 'eu sei o que é o racismo', 'a gente sabe o que é o racismo' e muitas vezes a gente não sabe. Nós mesmos vamos aprender muito com as campanhas, por isso estamos felizes. Estamos engajados nessa explicação e nessa educação que o Corinthians vai levar a todos os torcedores e a todo o Brasil, esperamos", afirmou o superintendente de marketing durante o evento de lançamento das novas camisas.
A nova linha de camisas, denominada "Veste a Luta", é um símbolo na luta antirracista no esporte, e vai de encontro à história social do Corinthians. Desde sua fundação, o clube esteve ativamente envolvido na inclusão e na luta contra a descriminação no esporte, e segue abordando o tema com seus novos uniformes. Para Sérgio Moura, a participação do Timão nesta campanha tem o poder de ensinar.
"O Corinthians é um time que abraça essas causas. Como eu disse, quando começamos a discutir e falar sobre a campanha, muitas vezes a gente olhava, eu mesmo olhava e falava 'ahh, eu sei o que é o racismo'. Quando você começa a entrar e trabalhar muito mais à fundo, a gente percebe que ainda precisa aprender muito, e precisamos ter a humildade e reconhecer que precisamos aprender. Essa humildade e reconhecimento, a gente espera que os outros times, as outras torcidas, também aprendam", defendeu Sérgio Moura.
O superintendente de marketing, porém, defende que as ações não podem se limitar ao ambiente de jogo. Sérgio afirma que o Corinthians pretende levar a discussão também para a torcida, ultrapassando também os limites dos clubes de futebol.
"A gente também está falando fora de campo. Vamos estar falando sobre torcida. Temos que mostrar que não existe, não pode existir, diferença das pessoas por causa de sua cor. A gente entende que o Corinthians pode levar essa discussão até para outros lugares que não sejam dentro dos clubes de futebol. Esperamos que isso seja levado para as escolas, para as reuniões de domingo, para as famílias. Que as pessoas cheguem e queiram estudar e aprender para levar educação. Que possamos ter uma sociedade mais esclarecida através de uma campanha como essa", concluiu Sérgio Moura.
A segunda camisa da nova coleção, o modelo todo preto, será utilizado pela primeira vez já neste sábado, diante do Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro. O jogo, que teve seu horário alterado, está marcado para às 21h, na Neo Química Arena.
Como comprar as novas camisas do Corinthians
As novas camisas do Corinthians já estão disponíveis no site oficial da Nike. Confira os modelos disponíveis:
Modelo Supporter
- Camisa Nike Corinthians I Supporter por R$189.99 no Pix
- Camisa Nike Corinthians II Supporter por R$189.99 no Pix
Modelo Torcedor
- Camisa Nike Corinthians I Torcedor Pro por R$332.49 no Pix
- Camisa Nike Corinthians II Torcedor Pro por R$332.49 no Pix
Modelo Jogador
- Camisa Nike Corinthians I Jogador por R$664.99 no Pix
- Camisa Nike Corinthians II Jogador por R$664.99 no Pix
Modelo Kids
- Camisa Nike Corinthians I Jogador por R$284.99 no Pix
- Camisa Nike Corinthians II Jogador por R$284.99 no Pix